Aliança De Casamento
As alianças de casamento são uma das tradições mais comuns em todo o mundo, ainda que os costumes matrimoniais, as cerimônias, a festa seja diferente de uma localidade para outra, uma das coisas que mais se repete dentro nas oficializações de casamento mundo a fora é o uso das alianças. A aliança de casamento é a única aliança que muita gente usa nos dias atuais, é válido dizer isso porque antigamente a aliança de namoro e de noivado também eram muito comuns, mas hoje não mais.
Com o tempo, principalmente a aliança de namoro acabou caindo em desuso, afinal as sociedades mudaram, as gerações mudaram e também as pessoas mudaram. Se pensarmos no passado, a oficialização de um namoro já era um ato muito sério, quase que irreversível, na grande maioria dos casos se você assumia um relacionamento sério, automaticamente já significava que você iria casar com aquela pessoa, isso acontecia principalmente por causa da pressão das famílias e de costumes tradicionais e retrógrados.
Por um momento algumas pessoas são levadas a pensar que talvez naquele tempo, no passado, na época de nossos pais e nosso avós houvesse mais amor, afinal os casamentos em sua grande maioria duravam mais, os relacionamentos quase sempre viravam casamento, mas a verdade é que hoje sabemos que em muitos casos não era amor, não era companheirismo, não era um relacionamento romântico, era medo, era vergonha, eram relacionamentos abusivos, em que a mulher não tinha voz, não tinha espaço e não tinha expressão.
Considerando os pontos citados, é possível considerar que hoje sim os casamentos acontecem em sua grande maioria por amor, principalmente aqui na parte Ocidental do planeta, afinal ninguém precisa casar com outra pessoa se não quiser, não há mais costumes antigos que nos dizem o que fazer e como fazer, hoje as pessoas são livres para fazerem a sua própria escolha, por isso quando vemos um casamento nos dias de hoje, é muito mais provável que ele esteja sendo guiado pelo amor, do que nos tempos de nossos pais e avós.
Apesar de todas as mudanças sociais, culturais, mudanças de gerações que aconteceram em ritmo avançado nos últimos 70 anos, a aliança de ouro continuou intacta e absoluta quando se fala sobre casamento. O costume da aliança de ouro permanece forte como sempre foi, o que inclusive alavanca a indústria das joias todos os anos. Apesar de estar muito presente em nosso cotidiano, a ponto de que quando vemos alguém com um anel dourado no dedo anelar esquerdo, á logo associamos que a pessoa é casada, o costume da aliança de ouro não esteve sempre presente e muita gente sequer sabe porque ele surgiu, como ele surgiu e qual o seu verdadeiro significado, por esse motivo abaixo vamos falar um pouco mais sobre isso.
Por Que a Aliança De Casamento Tem Que Ser De Ouro?
A tradição de usar alianças para simbolizar a união de duas pessoas vem de muito tempo atrás, acredita-se que esse costume tenha surgido em mais ou menos 1000 a. C. na região onde viviam os povos hindus, parcialmente no território hoje ocupado pela Índia.
Há algumas teorias sobre o início do uso de alianças especificamente de ouro, uma delas diz que inicialmente usava-se até mesmo outros metais para a fabricação de alianças, no entanto, outros metais acabam por estragar com o tempo, enferrujando e se danificando, o ouro como era mais estável e resistente, acabou por ser escolhido para esta finalidade, principalmente devido a sua alta durabilidade.
A outra teoria diz respeito à simbologia do ouro, o seu significado que era tão claro principalmente para as antigas civilizações. O ouro para muitos povos antigos era o sinônimo da perfeição, porque ele não se modificava quando exposto a condições de oxidação como outros metais e por causa da sua cor amarelo dourado, que para muitos povos simbolizava o próprio sol na Terra, simbolizava uma presença divina, um exemplo disso, é que construíam em sua maioria, figuras de deuses feitas de ouro.
Dessa última teoria tiramos dois grandes significados da utilização do ouro, um é que ele é um material muito estável e que para as antigas civilizações era infinito e “imortal”, por isso usá-lo para alianças de união e matrimônio, também traziam boa sorte e certeza de durabilidade à relação, o outro significado que podemos tirar é que o ouro era considerado divino, assim como também o amor e a união entre duas pessoas e usando uma aliança desse material, a sua relação estaria protegida pelo próprio Deus ou deuses, dependendo da cultura considerada.
Há ainda mais uma história sobre o uso das alianças, que ela é usada no dedo anelar porque ele tem uma veia que se liga ao coração, a aliança de ouro símbolo da perfeição, assim estaria conectada de uma maneira mais direta ao órgão símbolo do amor, além disso, há o ponto de que uma aliança de ouro, que não saia barato, nem mesmo nos tempos mais remotos, era o símbolo de estabilidade financeira entre um casal, um símbolo de um contrato estabelecido entre as duas famílias que se ligavam ali através da realização do matrimônio (uma vez que antigamente, como já mencionado, o casamento era muito mais ligado à interesse sociais de famílias, do que a qualquer sentimento amoroso dos envolvidos).
Apesar dos hindus terem sido os pioneiros no uso de alianças, como bem sabemos essa tradição foi difundida ao resto do mundo, inicialmente foi adotada pelos gregos por volta do ano 800 a. C. e depois foi se popularizando em outras regiões. Na tradição católica a aliança como um dos símbolos do casamento somente foi incorporada por volta do século IX depois de Cristo, ou seja, na maior religião Ocidental esse costume é relativamente jovem ainda, quando comparado com outros povos e religiões.
A igreja católica influenciou completamente o mundo Ocidental, no seus hábitos, nos seus costumes, no seu poder e até mesmo no sentido antropológico e apesar de que nos dias de hoje a igreja não tem mais tanto poder sobre a sociedade, há algumas tradições implementadas pela igreja que são reproduzidas até os dias de hoje, até mesmo para aqueles que não seguem nenhuma religião, isso porque alguns costumes ultrapassam os muros e as barreiras religiosas e se estabeleceram como costumes sociais, que diz respeito não à uma esfera da sociedade, mas sim a própria sociedade em si.
Um bom exemplo, desses costumes que passaram a ser muito mais sociais do que religiosos é o casamento, um ato que foi popularizado pelas religiões, mas que hoje é tratado principalmente como um ato civil, ele é realizado pela união de duas pessoas em amor, independente de credo religioso, é claro que algumas pessoas ainda o celebram na igreja ou em outros templos, mas muitos dos casamentos na atualidade deixam essa parte de lado e apenas festejam e celebram a união ou o amor, sem uso da religiosidade.
Atualmente há pessoas que optam por alianças de outras colorações, como por exemplo o ouro branco e o ouro rosê, tem também alguns casais que mesclam o ouro amarelo dourado com a prata, mas a verdade é que essas pessoas ainda são uma minoria, pois o ouro amarelo dourado ainda hoje é o material mais procurado para alianças de casamento e por mais que o seu significado antigo de perfeição e de representação divina não sejam mais tão adotados ou sequer conhecidos, o seu significado como símbolo de amor e tradição ainda permanecem fortes e mesmo os casais mais descolados, costumam optar por esse tipo de aliança para simbolizar a sua união.