As alianças são itens importantes de um relacionamento, afinal, é através dela que o casal sinaliza a união e demonstra o seu amor, tanto um para o outro como para as pessoas que os veem. A importância da aliança em uma união vai além desse fato, já que esse anel carrega consigo diversos significados ocultos que fazem parte da crença de muitas pessoas, como por exemplo, aqueles que acreditam que ela simboliza o amor eterno, pelo seu formato redondo que não possui nem início nem fim.
Dessa forma, pode-se dizer que a aliança é uma das maiores e mais evidentes representações do amor de um casal, sendo um bem muito precioso para eles.
Considerando a importância que a aliança tem, é de se esperar que o desejo do casal seja o de que ela esteja sempre bonita, brilhante e sem arranhões ou outras marcas. Afinal, a aliança é feita com um material nobre e esse material deve ser conservado para estar sempre brilhando, em seu melhor estado.
Como Retirar a Marca da Aliança?
O ouro é um metal precioso que tem duração eterna, ou seja, qualquer jóia feita com ele, inclusive as alianças, vão durar para sempre e podem ter sempre um brilho muito bonito, porém, muitas vezes ao longo do tempo o ouro sofre com a oxidação, o que faz com que ele fique levemente escurecido e perca o seu brilho. Quando isso ocorrer, existem receitas simples e que fazem toda a diferença na sua joia, tendo o poder de retirar as suas marcas de uso. Confira abaixo:
Mistura de Água Morna com Detergente
Essa é uma das dicas mais simples que se pode imaginar, afinal, detergente é algo que se encontra em qualquer casa. O ideal é que seja um detergente neutro, sem cor, para que ele não possa ter a possibilidade de danificar o ouro, e água quente comum.
Para fazer esse processo de limpeza, primeiro deve-se aquecer a água até ela ficar quase em ponto de fervura, depois, ela será passada para outro recipiente, onde será adicionado uma colher ou um pouco mais de detergente, até que a mistura faça espuma.
Quando a mistura estiver espumando, deve-se colocar o anel de molho até que a água fique em temperatura morna. Depois, o anel será esfregado com uma escova com cerdas macias, até que toda a sujeira saia da sua superfície.
Caso uma limpeza não seja suficiente, é possível repetir o processo várias vezes, até que chegue em um resultado satisfatório, sendo um processo de limpeza que não danifica em nada a aliança. Essa limpeza pode ser feita em joias de ouro, prata e também as folheadas.
Mistura de Pasta de Dente com Bicarbonato de Sódio
Apesar de ser uma mistura caseira que exige mais ingredientes que a primeira dica, essa mistura continua sendo super simples e com materiais que também sempre estão disponíveis em casa, principalmente a pasta de dente. O Bicarbonato de sódio é encontrado facilmente em qualquer mercado, sendo um produto de fácil acesso, e que além de ser eficiente na cozinha, é um grande aliado na hora da limpeza.
Essa é uma limpeza super eficiente fácil de ser feita. Basta misturar duas colheres de pasta de dente e uma colher de bicarbonato de sódio (essa quantidade pode aumentar e diminuir, basta manter a proporção de 2 para 1).
Essa mistura é potente para tirar a oxidação do ouro da aliança, já que a combinação do bicarbonato de sódio com o flúor da pasta de dente consegue remover até as marcas mais impregnadas no acessório.
Para a limpeza basta esfregar a pastinha da mistura na aliança com uma escova de cerdas bem macias até toda a sujeira sair, depois, lavar a aliança em água corrente, removendo toda a mistura. Esse processo pode ser repetido caso seja necessário.
Mistura de Detergente e Bicarbonato de Sódio
Essa dica faz uma mistura com os dois ingredientes citados nas misturas anteriores, sendo um mix de dicas. Nesse caso será usada a água morna, o detergente e o bicarbonato de sódio.
Essa limpeza é ideal para quando a aliança está extremamente suja. Primeiro, ela será deixada de molho na água quente com detergente, até que ela comece a esfriar, o que terá cerca de 15 minutos.
Após isso, secar a aliança e passar nela uma mistura feita com uma colher de bicarbonato de sódio e duas colheres de água morna, o que formará uma pasta um pouco líquida. Essa mistura deve ser esfregada com uma escova de cerdas macias até que remova todas as marcas da aliança.
Vinagre de Álcool
Essa limpeza é possivelmente a mais simples de ser feita, rápida e com outro produto que é facilmente encontrado em casa, o vinagre branco de álcool. Ela é ideal para limpezas mais simples, quando a aliança está com poucas marcas de uso.
Basta tirar a aliança do dedo, e esfregar ela de maneira delicada com um algodão molhado no vinagre branco. Esse produto consegue retirar as marcas da aliança sem danificar em nada, devolvendo todo o seu brilho. Após esfregar, a aliança deve ser lavada em água corrente.
Amônia
Se a dica acima era para uma limpeza mais simples, essa já é para uma limpeza mais pesada, e dessa vez com um produto um pouco mais difícil de ser encontrado em casa, a amônia. Esse produto químico pode ser encontrado nas farmácias, sendo de fácil acesso, no entanto, ele deve ser manuseado com cuidado, já que pode ser perigoso para a saúde. Dessa forma, use luvas para fazer essa limpeza.
Para fazer essa limpeza basta fazer uma mistura de 6 para 1, ou seja, para cada 6 colheres de água irá se usar uma colher de amônia. Dentro de um copo é possível adicionar 120 ml de água e 20 ml de amônia.
Após fazer a mistura, basta deixar a joia de molho por cerca de 3 minutos, depois disso, a lavar em água corrente e a secar. Apenas o fato de deixar ela de molho no produto já irá fazer a limpeza necessária.
Dica: Tome Cuidado com Alguns Produtos
Alguns produtos são abrasivos e podem danificar a sua aliança, tal como a acetona e a água sanitária, e não devem ser utilizados na limpeza da aliança em hipótese alguma. Para evitar o contato com a água sanitária durante a faxina, o ideal é usar luvas ou remover a aliança dos dedos.
Como a Aliança Adquire Marcas de Uso? Como Evitar esse Processo?
As marcas de uso e o escurecimento das joias de ouro ocorrem devido a um processo químico chamado de oxidação, que consiste no contato do metal com o oxigênio e o hidrogênio. Isso ocorre porque as joias absorvem a umidade com o tempo, o que irá corroer a sua superfície.
Apesar de parecer um processo elaborado, o simples contato com produtos do dia a dia já colabora para as marcas de uso e oxidação da joia. Desde o hidratante para as mãos, até os produtos de limpeza mais fortes podem causar a corrosão da joia. Além disso, o simples contato com a água ao longo do tempo irá danificar a aliança, bem como o contato do suor que é algo inevitável no nosso dia a dia. A água salgada também é um agente oxidante muito potente.
Para evitar esse processo, a dica mais simples e fácil é fazer sempre uma limpeza diária na joia para remover a sujeira que se encontra em sua superfície. Essa limpeza é muito simples, bastando retirar a joia e limpar com uma flanela. Apesar de simples, essa limpeza feita ao longo do tempo irá fazer toda a diferença na aparência da sua aliança.
Caso a joia esteja bonita e brilhante, o vinagre pode ser usado quinzenalmente, apenas para manter a sua beleza, e evitar o possível escurecimento. Já as limpezas mais elaboradas, como deixar o produto de molho na água quente ou o esfregar com uma pastinha feita com bicarbonato, podem ser realizadas a cada três meses.
Esses cuidados básicos irão evitar o desgaste da aliança e fazer com que ela se mantenha bonita ao longo da vida do casal.