Na hora de elaborar o que estará escrito nos convites de casamento, os casais podem ter dificuldade em saber quais são as informações necessárias. Além do básico, como data, horário e local, existe um item que pode ser incluído no convite de casamento e que facilita muito toda a organização do evento, que é o RSVP.
O que é RSVP?
É bem comum que os convites de casamento venham com a sigla RSVP. O RSVP é a abreviação para a expressão francesa: “Répondez S’il Vous Plaît”, que em tradução quer dizer “Responda, por favor”, ou seja, é um pedido para que os convidados confirmem sua presença, ou a ausência, no evento.
A presença do RSVP no convite é algo muito importante para a elaboração do casamento, afinal, é importante saber quantos convidados irão comparecer para que se possa planejar todos os seus detalhes, tais como a contratação do buffet, quantidade de mesas, quantidade de bebida e comida, lembrancinhas feitas, etc.
Existem duas modalidades de RSVP, uma é chamada de ativa e a outra de passiva. Na primeira modalidade, a ativa, o casal normalmente contrata uma empresa especializada para que eles procurem os convidados, normalmente por meio de ligação, e faça a confirmação com todos eles da presença ou ausência.
O problema do RSVP ativo, é que uma empresa contrata para fazer esse tipo de confirmação tem um valor alto, o que pode ser considerado um gasto desnecessário durante a organização do casamento, já que esse dinheiro pode ser empregado em outros itens do evento, dessa forma, o mais comum é que se use o RSVP passivo, onde é informado um telefone ou site no qual os convidados podem ligar ou fazer aceso, e assim confirmarem a sua presença no evento, ou ausência.
Em muitos casos quando é usada a confirmação passiva, é considerado que os convidados que não confirmaram presença estão declarando a sua ausência, no entanto, nem sempre é assim, já que alguns convidados podem esquecer, por isso, é importante que os convidados confirmem tanto a sua presença quanto a sua ausência.
Atualmente é bem comum fazer uso das tecnologias disponíveis para facilitar o processo da organização do seu casamento, sendo possível criar um site onde os convidados podem confirmar a presença, onde também os noivos podem passar informações que não foram inclusas no convite.
Apesar da possibilidade de fazer uso do site, há alguns convidados que não tem tanta facilidade para acessar a internet, sendo bem comum que as pessoas mais velhas se mantenham afastadas das redes sociais, portanto, incluir o RSPV no convite de casamento continua sendo uma das melhores opções já que abrange todos os tipos de convidados, no convite é possível identificar quais as formas de confirmações disponíveis.
É importante destacar que em média, quando não é incluído o RSVP no convite de casamento, há uma variação em cerca de 30% dos convidados e da quantidade de pessoas que estarão realmente presentes no evento, esse valor pode ser bem alto, o que pode acabar sendo uma variação extremamente relevante no orçamento do casamento.
O comparecimento de convidados a mais ou a menos pode afetar a cerimônia, no caso de convidados excedentes podem faltar alimentos, bebidas e lembrancinhas, e quando comparecem a menos, as sobras também são prejudiciais ao casal, que poderiam ter investido o dinheiro em outra coisa.
Quais as Vantagens De Utilizar O RSVP?
Ao falar sobre o que é o RSVP é possível perceber que ele possui diversas vantagens, uma pequena frase no convite irá fazer toda a diferença na hora da organização do evento.
Uma das principais vantagens do RSVP é que é possível prever os gastos e também prevenir os noivos em relação a gastos desnecessários, por meio da confirmação é possível adequar tudo a quantidade de convidados, desde o espaço onde será realizada a recepção do casamento quanto os detalhes da decoração.
Outra vantagem é que quando há o RSVP e não há a confirmação de muitas pessoas, é possível estender o convite para novos convidados, dessa forma não haverá desperdício de possíveis contratações, ou então deixar o local do evento com um aspecto de vazio.
Como Colocar O RSVP No Convite De Casamento?
Há duas formas mais comuns de incluir o RSVP no convite de casamento para que não seja algo muito exagerado e nem atrapalhe o design do mesmo.
A primeira forma, e possivelmente a mais usada já que não exige gastos extras, é incluir o RSVP no rodapé do convite, feito em letras menores para que não seja tão chamativo. Nesse caso é incluído o RSVP, a data limite para a confirmação e o telefone, e-mail ou site que será usado para a confirmação.
A maioria dos casais opta por essa forma de colocar o RSVP no convite de casamento, já que isso faz com que todas as informações sejam reunidas em um mesmo papel. Porém, algumas pessoas optam por um convite individual, nesse caso, é um convite menor enviado junto do convite de casamente, esse convite individual é usado para ter acesso a recepção, e nele virá o RSVP com a data e informações necessárias para a confirmação da presença.
O convite individual era bem usado há algum tempo atrás, no entanto, essa modalidade vem caindo em desuso por diversos motivos: o preço para incluir convites individuais pode ser mais que os somente os convites comuns, muitos convidados podem perder o convite individual e há também a preocupação com o meio ambiente, já que é um gasto de papel desnecessário.
Conclui-se então que a melhor forma de colocar o RSVP no convite de casamento é no seu rodapé, em um local visível, mas, que não chame tanto atenção quanto às outras informações presentes no convite.
O formato da inclusão do RSVP no convite é o seguinte: R. S. V. P. até (data limite para a confirmação da presença ou ausência), por meio do (site, telefone ou e-mail usado para a confirmação).
Segundo regras de etiqueta, a sigla deve estar presente no convite de casamento impresso em seu canto inferior, assim como o restante das informações. Apesar de tal regra, é possível colocar ela em outros pontos do convite de acordo com o resultado final desejado.
Uma vantagem de quando se usa o site para a confirmação, é que no mesmo local pode estar incluída a lista de presentes de casamento. Essa informação pode ser passada aos convidados na hora da entrega do convite, porém, alguns casais a incluem também no rodapé junto do RSVP. Dessa forma, quando o convidado vai confirmar a presença ele já pode conferir como presentear o casal.
A Importância De Responder o RSVP
É muito importante que os convidados confirmem a presença, quando se trata da modalidade passiva, que é bem mais comum, muitos convidados não confirmam sua presença a tempo, caso isso ocorra, assim que lembrar o convidado deve entrar em contato com os noivos ou no telefone que eles ofereceram para a confirmação para responder o RSVP.
No entanto, o ideal é que a presença seja confirmada até a data limite, essa é estabelecida pensando nos prazos e dos contratos feitos.
A confirmação da presença é sim muito importante o que muitos convidados esquecem é que confirmar a ausência também é necessário, pois assim a presença dele já é excluída dos planejamentos em relação ao casamento.
Os convidados são importantes para os noivos, por isso, é sempre legal tentar comparecer ao evento, mas caso haja realmente a impossibilidade, ter a consideração de informa-la é o mínimo a ser feito. Portanto, o ideal é entrar em contato o mais rápido possível para informar a ausência, desejando felicidade aos noivos nesse dia especial e explicando que não é possível comparecer na data marcada para o casamento. Outro ponto importante é não voltar atrás nessa escolha em cima da hora, já que pode alterar os planejamentos do casal.