O casamento no cartório, aquele que tem efeito civil, possui uma série de regras que precisam ser atendidas para que possa ser realizado. Os noivos precisam seguir alguns procedimentos e organizar alguns documentos para dar entrada e poder realizar essa cerimônia. Continue lendo para entender como funciona o casamento no cartório e como organizar o seu!
Saiba Como Organizar o Casamento no Cartório
O casamento é um momento muito importante de afirmação do amor entre um casal e independente de sua fé e escolha de cerimônia religiosa precisará ser realizado também no âmbito civil para que seja válido. Se na cerimônia religiosa há muita liberdade para escolher como a cerimônia será celebrada, no cartório, as coisas são um pouco diferentes. Há requisitos específicos a cumprir e processos para agilizar, pensando nisso fizemos uma lista abaixo abordando os principais tópicos.
Documentos Para o Casamento no Cartório
O primeiro passo quando se está organizando um casamento civil é procurar o cartório em que se pretende oficializar o enlace para saber quais são os prazos dessa instituição para a entrega dos documentos. Há alguns cartórios que solicitam comprovante de residência e aqueles que pedem uma declaração preenchida, faça uma consulta. É importante ainda levar fotocópias de todos os documentos para não ter contratempos.
Dependendo do cartório é possível levar um tempo de até 90 dias para que as certidões sejam atualizadas. Os documentos que serão solicitados dependem de maneira geral da situação civil do noivo e da noiva.
– Documentos Solicitados Para Noivos Solteiros
- RG
- Certidão de nascimento
– Documentos Solicitados Para Noivos Divorciados
- RG
- Certidão de casamento com averbação de divórcio
– Documentos Solicitados Para Noivos Viúvos
- RG
- Certidão do primeiro casamento
- Certidão de óbito do cônjuge falecido
Habilitação Para o Casamento
Como o procedimento do casamento no cartório pode ser um tanto demorado é recomendável que o casal se concentre nesses procedimentos logo que decide pelo enlace. Antes de começar os preparativos para o casamento no civil é necessário comparecer ao cartório portando documentos, fotocópias dos documentos e duas testemunhas.
O casal irá informar no cartório que deseja realizar o casamento e o seu desejo será então publicado num edital para a realização de um ato público em que se espera 15 dias ou mais (o período depende do município) para que algum impedimento possa ser informado. Se não houver nada contra a realização do casamento será possível realizar a cerimônia nos 90 dias correntes.
Agendando a Data do Casamento Civil
Quando o casamento civil é realizado no cartório se deve verificar a disponibilidade da data. Outra possibilidade é realizar o casamento civil em diligência (quando o ato é celebrado em outro lugar), ainda assim é necessário fazer o agendamento junto ao cartório para saber se o juiz e o escrivão estarão disponíveis para o atendimento nessa data.
A Cerimônia do Casamento Civil
Tendo obtido a habilitação para realizar o casamento e estando com data e hora devidamente agendados chega o momento de comparecer ao cartório em que o enlace será celebrado junto com duas testemunhas. O juiz de casamentos estará presente e oficializará o desejo dos noivos de se casar. Os votos poderão ser feitos por meio de frases curtas descrevendo todo o seu amor diante de amigos e familiares.
Após os procedimentos da cerimônia o juiz irá declarar que o casamento estará realizado e os noivos receberão a certidão. É importante mencionar que o casal poderá solicitar a certidão de inteiro teor que possui uma taxa e não é entregue no momento do enlace. Outros procedimentos como a habilitação podem ser cobrados pelo cartório, isso varia de município para município. Casamentos em diligência tem uma taxa de transporte do juiz.
Personalização do Casamento Civil
Os noivos que vão realizar seu casamento somente no civil podem ter o desejo de tornar o momento mais personalizado com a inclusão de uma música de entrada e uma música de saída. Essa e outras adaptações como oferecer lembrancinhas no final da cerimônia são permitidas. Mas, é válido perguntar no cartório antes de sair tomando decisões quanto à decoração.
Gostou de saber mais sobre como funciona o casamento no cartório?