Sermão de Casamento Evangélico

O Casamento

O casamento para a igreja evangélica – ao contrário das outras igrejas – não é visto como um sacramento, que é algo quase que obrigatório pela religião, mas sim, é visto como uma instituição concebida por Deus, onde se torna explicito a união de duas pessoas para a sociedade e para a família.

A cerimônia de casamento é feita por meio de um ritual e nele, o principal objetivo é pedir bênçãos para o casal que está se unindo. Na celebração também é o momento no qual são realizados sermões, pregações e leituras, que visam orientar e aconselhar os noivos para essa nova fase da vida. Porém, isso pode acontecer a partir do namoro, já que os principais valores para os evangélicos, são transmitidos desde cedo, e se baseiam no respeito e na dignidade.

É comum que a celebração do casamento ocorra em uma igreja ou em algum templo religioso, mas ele também pode ser realizado em algum local que não tenha nenhum vínculo com a igreja, como salões, por exemplo, porém, só existe a real validação para os evangélicos, quando o casamento é realizado por um pastor ou algum membro da igreja. Para sua validação, também é necessário que os noivos façam um curso antes de se casarem. Ele serve como uma preparação. A respeito de normas para o casamento, os evangélicos sugerem que ele aconteça apenas entre membros da mesma religião, mas isso não é necessariamente uma proibição, mas sim apenas um alerta de possíveis problemas futuros

Já sobre a cerimônia, também não existem restrições, mas em geral o pastor já possui um roteiro de casamento para que tudo siga uma linha coerente. Para acertar os detalhes, é normal que ocorram reuniões com o celebrante e os noivos, reuniões essas que também servem para tirar algumas dúvidas sobre o casamento e também sobre o que é ou não permitido que se aconteça na cerimônia.

As músicas tocadas no casamento e na festa tendem a seguir uma linha gospel, que é um estilo musical que possui muitos louvores e músicas de agradecimento. Porém, os noivos também podem escolher contratar corais, bandas e/ou orquestras, dando um ar mais clássico ao casamento. Já os votos dos noivos podem ser mais simples e tradicionais, ou mais bem humorados, contando a história dos noivos e até mesmo fazendo homenagens para as pessoas queridas. Esse costuma ser o momento mais importante e emocionante da cerimônia.

Sermões do Casamento

Os sermões do casamento, seja ele evangélico ou não, tem principalmente o objetivo de aconselhar e dizer coisas bonitas e importantes aos noivos. Em geral, os pastores já tem em mente o que precisa ser dito, porém, na maioria das vezes eles se baseiam em textos bíblicos, já que a bíblia é o “livro guia” dessas religiões.

O livro de Coríntios é bastante utilizado nas celebrações de casamento, como por exemplo no capítulo treze, versículos de quatro a oito:  “O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.”

Outro texto bíblico bastante lido é o do livro de Colossenses, no capítulo três e versículos de doze a quatorze: “Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de coração compassivo, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade, suportando-vos e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como o Senhor vos perdoou, assim fazei vós também. E, sobre tudo isto, revesti-vos do amor, que é o vínculo da perfeição.”

É possível perceber que o principal assunto de todas as leituras é o amor, e é isso que deve ser seguido no sermão feito pelo celebrante também. Ele deve deixar explícito que a união do casal está acontecendo por livre e espontânea vontade, e que ela deve sempre perpetuar com princípios de afeto, carinho e amor. Ele deve ser pensado com muito carinho e cuidado, pois os noivos irão carregar essas palavras para sempre, então são bastante marcantes.


Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Casamento Religioso

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *