Uma das temáticas mais interessantes para o sermão de casamento com certeza é a do casamento feliz. Um discurso que incita que as pessoas deem o seu melhor para que a convivência seja tranquila e feliz ajuda a guiar o casal que decidiu unir seus destinos para uma jornada mais rica em momentos de alegria. Conversar com o realizador da cerimônia antes é positivo para tentar pensar de que maneira o discurso do sermão pode ser adequado à história do casal.
Obviamente cada realizador de cerimônias têm seu próprio arcabouço de palavras de incentivo para os casais que estão prestes a entrar na vida a dois. No entanto, esse contato prévio pode facilitar a realização de um discurso mais motivacional e alinhado com as necessidades do casal.
Bases Para Um Casamento Feliz
A seguir vamos apresentar algumas das bases para um casamento feliz de acordo com alguns sermões realizados nessas cerimônias.
Relação de Igualdade
De acordo com a Bíblia a mulher foi criada a partir de uma costela do homem de maneira que não foi nem de seus pés para ser pisada por ele e nem de sua cabeça para governa-lo. A costela está embaixo do braço para ser protegida e perto do coração para ser amada. Sendo assim num casamento realmente feliz deve existir uma condição de igualdade entre homem e mulher.
Verdade Sempre
Por mais que em algumas situações a falsidade pareça ser mais forte do que a verdade não se deve cair nessa armadilha. Ser verdadeiro é crucial para estabelecer um relacionamento feliz e tranquilo em que haja uma troca real entre as duas partes.
Fidelidade e Confiança
Hoje em dia a fidelidade parece ser um conceito pouco difundido entre os casais, no entanto, é cada vez mais relevante para que as relações se perpetuem ao longo do tempo. Ser fiel significa estabelecer um laço de confiança com o outro, não há como manter um relacionamento duradouro se não existe essa recíproca.
Amor no Seu Sentido Real
As pessoas têm uma ideia errônea a respeito do que é amor nos dias de hoje, o verdadeiro amor não se torna soberbo, ciumento, controlador ou triste. Amar outra pessoa a ponto de querer passar a sua vida toda com ela tem a ver com se sentir parte do outro. Se em algum momento o relacionamento passar por um declínio dessa boa vontade entre as partes é recomendável repensar as ações e encontrar um denominador comum.
Realização de Uma Aliança
O casamento somente pode ser mantido quando há uma aliança verdadeira entre os cônjuges. É fundamental que as duas partes se comprometam com a felicidade do outro e com a sua própria. Um casal feliz não é aquele que possui uma quantidade significativa de bens materiais, mas aquele que consegue se entender com apenas uma troca de olhares.
Atitude Compreensiva Com o Outro
Quando uma pessoa escolhe viver em matrimônio com outra precisa adotar uma atitude compreensiva em relação às faltas e falhas desse alguém. A incompreensão entre o casal é um dos principais motivos do fim de casamentos porque os dois não conseguem enxergar as situações do ponto de vista do outro. Ser mais empático é o segredo para conseguir fazer com que o casamento dure mais tempo.