Quando o Ciúme é Saudável: Todo Mundo Sente

O ciúme é um dos sentimentos mais mal vistos da sociedade, pois geralmente nos referimos de forme pejorativa a alguém afirmando que a pessoa é ciumenta. Parece até um crime sentir ciúmes e algumas pessoas camuflam esse sentimento até se sentirem sufocadas por ele.

Porém, quando analisamos de forma mais prática a vida e as relações interpessoais percebemos que sentir ciúme além de absolutamente normal é também bastante saudável. Todo mundo sente ciúme em algum momento da vida seja da pessoa amada, de um irmão ou mesmo de objetos.

Um sentimento que não faz nenhum tipo de distinção e que é aplicado a diversas situações da vida. Descubra a seguir em que situações e como o ciúme é saudável.

Ciúmes Faz Bem Para a Relação?

Ciúmes Faz Bem Para a Relação?

Sentir Ciúme é Normal

Como já dissemos sentir ciúme é normal, o que difere uma pessoa considerada não ciumenta de uma ciumenta é a forma de reagir a esse sentimento. A maior parte das pessoas compreende que mesmo que esteja se sentindo desconfortável com determinadas situações da vida não existe um motivo palpável para isso.

Por exemplo, num relacionamento a mulher se incomoda com o fato de o namorado ter uma amiga, porém, apesar desse sentimento ela sabe que não existe nada entre o seu parceiro e a amiga. Sendo assim não existe motivo para sabotar a amizade deles e nem mesmo se preocupar com a situação.

No caso de pessoas que levam o ciúme para outra categoria nesse mesma situação aconteceriam cenas terríveis e brigas que acabariam com a relação amorosa. A linha que separa as pessoas que tem o ciúme saudável daquelas que abusam do sentimento é a forma de reagir em relação a esse sentimento.

Ciúme todo mundo sente e não significa que você tem problemas se sente ameaçado ou com o pé atrás com determinadas situações.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=76rWo-99ZtM[/youtube]

A Falta de Razão

Podemos concluir que o grande problema que o ciúme traz para a vida das pessoas é a falta de racionalidade que ele acarreta. Quando se deixa de pensar de forma clara e racional é porque o ciúme passou a linha tênue que separa o sentimento saudável daquele capaz de causar grandes estragos.

Os Diferentes Ciúmes

Também é interessante perceber que a vida é regada de diferentes tipos de ciúmes, por exemplo, algumas pessoas tem ciúme dos pais, outras do carro, outras da pessoa amada e outras até mesmo dos amigos.

Geralmente, as pessoas convivem com diferentes ciúmes e intensidade de ciúme na sua vida. Saber como administrar esse sentimento define se você será uma pessoa saudavelmente ciumenta ou se terá acessos de raiva que podem destruir relações e amizades.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Dj8skciAORc[/youtube]

Ciúme é Cuidado?

Por mais incrível que pareça algumas pessoas sofrem pela falta de ciúme, ou seja, quando percebem que o parceiro não lhes dispensa a atenção que consideram necessária. Alguns especialistas consideram que uma pitada de ciúme é saudável para uma relação na medida que representam um tipo de cuidado.

Todo mundo já passou por alguma situação em que foi o pivô do ciúme e gostou dessa posição. A sensação de ser valorizado e até mesmo disputado mesmo que de forma comedida é sensacional. A valorização de si mesmo é fantástica e também nos faz perceber que existe um cuidado especial das outras pessoas com relação a nós mesmos.

Porém, é claro que o ciúme saudável e que é visto como cuidado tem um limite, ou seja, deixa de ser gostoso quando passa a interferir no seu dia a dia e nas relações com outras pessoas. Evitar sair para não acender o ciúme do parceiro não é uma forma muito positiva de viver.

Ciúme Saudável Tem Limite

Os estudiosos do comportamento humano dizem que o ciúme somente é saudável quando tem limite. O limite é sempre aquele que impede que o seu sentimento incomode ou atrapalhe a vida de outra pessoa.

Podemos observar isso mais claramente no ciúme de namorados ou cônjuges, quando o ciúme de um começa a interferir nas reuniões sociais e mesmo no trabalho do outro pode é a hora de dar um basta e conversar sobre a situação.

Tudo o que prejudica, fere (física e mentalmente) o outro não é saudável e se faz mal deve ser deixado de lado. Se você vive numa relação em que a desconfiança é constante e chega a ser sufocante é o momento de repensar se realmente vai tudo bem entre vocês.

Como Agir de Forma Saudável Com Ciúme?

Quando aquela pulguinha do ciúme começa a coçar atrás da orelha é quase impossível não dar atenção a ela. Se isso está acontecendo com você saiba que guardar esse sentimento de inquietação somente para o seu interior não é a melhor solução.

Se o motivo do seu ciúme é uma pessoa, seja o namorado(a), amigo ou qualquer outra pessoa é melhor conversar a respeito. Se o outro age de uma forma que atiça o seu ciúme de forma não saudável converse sobre o assunto.

A outra pessoa tem o direito de atender o seu desejo de parar de agir da forma que lhe incomoda ou não. Entender essa possibilidade do outro não agir da forma como você deseja é que vai demonstrar que o seu ciúme é saudável. O mais importante é viver de forma pacífica com as demais pessoas.

É Possível O Ciúmes Ser Saudável?

É Possível O Ciúmes Ser Saudável?

Inveja Branca

Algumas pessoas se referem ao ciúme como inveja, na verdade existe uma diferença entre ambos. O ciúme é o medo de perder algo ou alguém já a inveja é querer ter o que é do outro e privar essa pessoa desse benefício. Porém, nesse meio em que os dois sentimentos de encontram, o ciúme e a inveja, existe a chamada “Inveja Branca”.

Esse tipo de inveja é aquela que almeja o mesmo que o outro tem, mas sem necessariamente implicar num ato que prejudique essa pessoa. Esse tipo de sentimento que pode ser o ciúme invejoso é por vezes bastante saudável.

Quando existe a motivação de conquistar algo que outra pessoa tem, mas sem prejudicar ninguém consideramos que é uma forma saudável de proceder. Use sempre esse tipo de sentimento como um motor para mudar a sua vida e assim tenha ciúme de uma forma saudável.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Atitude

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *