O Que Fazer Com O Medo de Se Declarar

Muitas pessoas não sabem com agir quando descobrem que estão apaixonadas por alguém, não é verdade? Mas antes de tomar qualquer atitude, vale a pena fazermos algumas reflexões, pois se a pessoa em questão é um amigo, um colega de trabalho, ou até alguém que nem sabe da nossa existência, não tem como negar que a situação tomará outro rumo, já que ou a pessoa por quem nos apaixonamos receberá de bom grado a notícia, ou é possível que ela demonstre total desprezo em relação ao sentimento declarado. Portanto, tenha certeza de seus sentimentos antes de levá-lo ao conhecimento de outra pessoa.

Medo de Se Declarar

Medo de Se Declarar

Se você já tem a certeza de seus sentimentos, mas teme declará-lo, é possível que você esteja se sentindo acuado por algum dos motivos mencionados logo abaixo, afinal muitas pessoas não dizem estar apaixonadas por:

  • Medo de não ser correspondido
  • Medo de perder a amizade da pessoa amada
  • Medo de que o outro não corresponda e ainda saia contando o ocorrido para outras pessoas
  • Medo de iniciar uma relação sem futuro
  • Medo de se decepcionar

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Br9YzPglVNA[/youtube]

Basicamente o sentimento de medo tem o poder de fazer com que uma pessoa apaixonada reprima seus sentimentos, sendo que se outro não tiver conhecimento da situação, certamente ficará mais complicado de ele identificar o que está acontecendo, a não ser que você não diga, mas deixe que suas atitudes falem por você.

Então se você não sabe como se declarar e tem medo da forma como o outro reagirá quando souber tudo, lembre-se que se você não arriscar certamente não conseguirá o que quer, e se você tiver coragem de se declarar, as chances de as coisas fluírem e um possível relacionamento começar será grande.

Você já se decidiu e chegou à conclusão de que este é o momento certo para se declarar? Então confira algumas dicas que preparamos especialmente para quem não por onde começar e qual é a melhor forma de abrir o coração.

Não Tenha Medo

Não Tenha Medo

Saiba Como Se Declarar

Analise a situação: Se você se deu conta que está apaixonado(a) , não pense somente em você e em seus sentimentos, mas pense na pessoa por quem você se apaixonou. Se você se apaixonou por alguém que já está comprometido, será que vale a pena se declarar? Lembre-se que duas coisas poderão acontecer: ou a pessoa corresponderá o seu sentimento e abrirá mão da relação antiga para ficar com você, ou você correrá o risco de perder a amizade da pessoa em questão, já que por achar que você está confundindo as coisas, ela acabará se distanciando de você. Portanto, coloque tudo na balança e procure tomar uma atitude sensata.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=JX-3FTTPL2g[/youtube]

Prepare-se emocionalmente: É inevitável que expor seus sentimentos por alguém não é nada fácil, afinal há um mix de sensações, como nervosismo, medo, ansiedade, entre outros. Portanto, antes de abrir o coração é necessário que estejamos equilibrados emocionalmente e não deixemos a razão de lado. Então não pense só que tudo acontecerá da melhor maneira possível, mas esteja preparado(a) para levar um não, ou quem sabe até ser desprezado(a). Lembre-se que quando estamos equilibrados emocionalmente, temos uma chance bem maior de usar as palavras adequadas e tomar atitudes sensatas.

Pense no que falar: Se você já se sente preparado(a) para se declarar, saiba que este é o momento ideal para que você se organize mentalmente e prepare o seu discurso. Então lembre-se que você deverá pensar positivamente e palavras como NÃO deverão ser evitadas. Já imaginou começar o seu discurso dizendo: Olha eu não sei se deveria te dizer isso, pois eu acho que você não me entenderá e não aceitará o que vou dizer, mas eu não aguento mais guardar meu sentimento, mesmo achando que eu não deveria estar te dizendo isto. Viu só como o discurso está carregado de palavras negativas?

Então comece contando como você se apaixonou pela pessoa e deixe em evidência os motivos pelos quais você se sentiu atraído por ela. Além disso, deixe claro tudo o que você sente e dê um tempo para que a pessoa assimile as ideias e pense como irá agir frente aos seus sentimentos. Além disso, lembre-se que inicialmente ela poderá até não ter uma atitude satisfatória, mas é possível que algum tempo depois ela corresponda o seu sentimento e passe a te enxergar de outra forma.

Abra o seu coração na hora e no lugar certo: Ao se declarar para alguém é essencial que você não só pense no que dizer, mas quando e onde se declarar, afinal se você aproveitar um momento propício, certamente as chances de a conversa transcorrer bem será bem maior.

Muitas pessoas acabam não se contendo e deixam o sentimento aflorar no ambiente de trabalho, quando o outro não espera ter este tipo de conversa,  ou até em momento de fragilidade do outro, o que pode fazer com que inicialmente a pessoa aceite as suas palavras de bom grado. Portanto, procure analisar a situação e escolha um momento de maior descontração e tranquilidade, para que vocês possam ter uma conversa agradável e para que você se sinta confortável para abrir o coração.

Tenha atitudes positivas: Agora que você já analisou a situação e viu que vale a pena se declarar, se sente preparado(a) emocionalmente,  elaborou o seu discurso e escolheu o momento certo para se declarar, chega o momento de partir para ação.

No entanto, mesmo que você tenha tomado atitudes sensatas, lembre-se que você estará correndo um risco, já que fica difícil prever a reação do outro. É claro que sempre devemos esperar que o melhor aconteça, mas devemos estar preparados para qualquer reação, desde palavras carinhosas e a certeza de uma paixão correspondida, até ouvir palavras de desprezo, não é verdade? Mas se o seu sentimento é realmente verdadeiro, certamente vale correr alguns riscos na esperança de que um possível relacionamento tenha inicio.

Se você tem experiência em relação ao assunto e já teve a coragem de se declarar para alguém, não deixe de comentar no final do post. Mas se você vai se declarar pela primeira vez, considere as nossas dicas e boa sorte!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Atitude

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *