A cerimônia de casamento é composta por muitos detalhes, todos eles igualmente importantes como a escolha do vestido de noiva, da decoração, das alianças, dos convites e também a escolha das musicas que irão dar o tom do seu casamento. Ao escolher o repertório de musicas para o casamento é preciso observar alguns aspectos essenciais, como o local e o estilo da cerimônia, algumas igrejas só permitem musicas clássicas ou sacras, a quantidade das entradas, pois alguns noivos, por exemplo, não tem pajens, floristas ou cortejo de padrinho, assim como outros detalhes.
Sugestões para a Escolha das Músicas do Casamento
De modo geral, e de acordo com o cerimonial do casamento, são executadas entre 5 até 10 músicas, em momentos diferentes, conforme segue:
– Entrada dos Padrinhos: Na entrada dos padrinhos, a grande maioria do repertório musical pode ser utilizada, desde temas de filmes, músicas clássicas, músicas populares, instrumentais ou cantadas. A música escolhida pode ser alegre, mas não deve ser impactante, efeito reservado para a entrada da noiva.
– Entrada do Noivo: Para a entrada do noivo a sugestão é uma música com mais pompa, de preferência instrumental e que tenha um caráter mais forte. Em alguns cerimoniais o noivo e sua mãe entram junto com os padrinhos de casamento, no final a certa distância, e, portanto sob a execução de uma só música.
– Entrada das floristas e/ou dos pajens: O momento em que as floristas e/ou os pajens entram na igreja é geralmente descontraído e alegre e assim a escolha da música deve ser de acordo. As músicas mais adequadas são as musicas suaves, até mesmo temas infantis. Em algumas cerimônias com maior pompa, um músico pode acompanhar os pajens pelo corredor com um violino ou uma flauta, conferindo maior graciosidade a este momento, que antecede a grande entrada, que é a da noiva.
-Entrada da Noiva: Esta é a hora de escolher a música de maior impacto com instrumentos e cantores. A marcha nupcial ainda é a mais tradicional e a preferida da maioria das noivas, no entanto, outras músicas também podem ser usadas, surtindo um efeito igualmente grandioso.
– Benção das Alianças : O momento da benção das alianças é um momento solene e profundo, e a música deve ser escolhida com muito critério. A Ave Maria com violinos e um solo é a opção mais tradicional, mas os noivos podem fazer outras escolhas. O ideal é uma música suave e introspectiva, um solo de violinos também fica perfeito.
– Assinaturas do livro: em alguns cerimoniais esse momento, por ser rápido não requer música. No caso dos noivos optarem pela sua execução deve ser uma música suave, de preferência somente um fundo musical.
– Saída dos noivos: é o grande final, um momento alegre e grandioso e a música deve acompanhar. Uma música romântica e alegre, pode ser uma música que seja especial para os noivos. A preferência é por uma música cantada, com coro e instrumentos, refletindo toda a emoção do momento.
De acordo com o cerimonial definido para o casamento, outros momentos musicais podem acontecer durante a cerimônia de casamento, mas sempre devem ser combinados com antecedência com o padre ou a pessoa que ira oficiar a cerimônia.