Ter dois filhos em idade adulta pode significar uma alivio para muitos pais, que tendem a dizer que já tem filhos criados, encaminhados e prontos para encararem a vida sozinhos. Alguns filhos demoram mais para sair de casa e alguns nunca saem. Isso vai depender da criação, condições financeiras e a própria escolha da família. Mas quando as crianças crescem e encontram um companheiro (a), a tendência é que os dois pombinhos queiram fazer seus ninhos. E daí vem a necessidade de formalizarem seus compromissos, com uma união estável ou com a cerimônia de casamento. O casamento em si já é uma festa muito importante na vida do casal, mas e quando eles resolvem que querem casar junto a outro casal, como fica?
Quando o casamento é duplo, as preocupações podem ser reduzidas ou não, tudo irá depender da organização e acordo prévio antes do evento. Porque se já é difícil agradar o gosto de duas pessoas, de quatro é bem mais difícil. O mais comum de optar por casamentos duplos é no caso dos casais serem de irmão. Por uma questão de economia e praticidade, fazer esse único evento pode parecer a melhor escolha. E de fato nada como fazer uma festa maior e gastar seus investimentos uma vez só. Mas é claro que por ser uma cerimônia diferenciada algumas novas regras devem surgem, facilitando o bom andamento do culto e festa.
Na escolha por decoração da festa e igreja é adequado que os pais dos noivos ou noivas tomem a frente, a forma mais tranqüila é contar com duas pessoas a frente dessa organização. Irmãos podem se dar muito bem, mas para evitar o estresse pré casamento o melhor é que outras pessoas assumam esse compromisso.
Dicas para a Cerimônia Religiosa
Se as noivas forem irmãs, o pai deve entrar com a mais velha e levá-la até o altar. No momento em que entregar ela para o noivo, ele deve voltar até o cortejo que inicia com o noivo da segunda irmã e padrinhos. Ele então deve levar a irmã mais nova até seu noivo e se posicionar ao lado da sua esposa. Para que fiquem mais bem dispostos e não haja confusão no altar, o melhor é que os padrinhos e pais do noivo da filha mais velha fiquem de um dos lados. E os padrinhos e pais da noiva mais nova do outro. Os noivos devem ficar nas extremidades deixando suas futuras esposas lado a lado. E na hora do sim, cada casal deve responder separadamente, de modo que a essa parte da cerimônia seja feita duas vezes. Como a saída de uma cerimônia de casamento duplo tem também o dobro de convidados, a melhor saída é deixar para cumprimentar os noivos na festa para evitar aglomeração na porta da igreja.
Autoria: Clarissa Pippi