Escolhendo a Escola Ideal Para os Filhos

A escola é uma dos aspectos que contribuem para a formação educacional e emocional da criança.

Por isso, os pais nesse momento devem saber qual a melhor escola para seus filhos, baseados em alguns critérios básicos.

Nesse artigo veremos algumas dicas sobre como fazer essa opção com conhecimento e segurança.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=UGB0kfOQEZ8[/youtube]

A Escola Adequada Para Cada Criança

Muitas pessoas dizem que a segunda maior decisão da vida dos pais, depois de decidirem terem seus filhos é escolher qual a escola ideal para eles.

No entanto, essa opção envolve uma série de fatores de devem serem avaliados, antes de a decisão final ser tomada.

Em primeiro lugar, os responsáveis devem decidir entre si sobre qual tipo de aprendizado eles esperam para seus filhos.

Existem escolas mais tradicionais, nas quais a grade curricular é a mesma, se repetindo todo ano. Em outras com uma proposta mais moderna de ensino, os alunos são levados a pensarem e refletirem sobre o que estão aprendendo naquele momento.

Desse modo as primeiras pessoas que vão dar a diretriz acadêmica para os filhos são com certeza seus próprios pais.

Profissionais da área de educação orientam aos responsáveis alguns critérios baseados na historia de vida da criança e sua família para selecionarem o colégio ideal para as crianças.

Com isso, esses especialistas educacionais querem dizer que o peso que cada família dá à educação é o que fará toda a diferença no momento da decisão.

Algumas Dicas Gerais para Escolher Uma Boa Escola Para os Filhos

De uma maneira geral existem alguns aspectos em comum que devem ser considerados no momento dos pais decidirem qual a melhor escola para seus filhos. Vejamos alguns dos principais critérios:

– Antes de matricular a criança na escola, os pais devem procurar conhecer a orientação pedagógica do lugar.

Em virtude do que foi dito acima, muitos pais divergem quanto ao método de estudo que deve ser dado aos seus filhos.

Alguns que são mais tradicionais vão preferir com certeza, uma grade curricular mais antiga e tradição para uma educação mais formal.

Outros com uma proposta mais moderna darão aos filhos a oportunidade de refletirem sobre o que eles estão aprendendo e como usar esse aprendizado em suas vidas reais.

Por isso, os pais antes de matricular seus filhos em qualquer escola devem em primeiro lugar se inteirar do tipo d educação que a criança receberá naquele colégio.

– Procure conhecer os professores da escola.

Outro aspecto muito importante no momento de decidir sobre qual escola seu filho deverá frequentar é conhecer quem vai passar as informações básicas para seus filhos, ou seja, quem serão seus professores.

A relação ensino-aprendizagem passa pelo aspecto emocional da criança, que se não tiver empatia com seus professores poderão ter essa relação de conhecimento afetada, e com isso não valorizarem ou não gostarem da escola.

Muitas crianças dizem aos seus responsáveis que não gostam do colégio em que estudam, e a grande maioria não pergunta o porquê dessa atitude por parte das crianças.

Muitas vezes essa negação em ir à escola tem a ver ou com o método didático muito distante da realidade do aluno, ou com professores despreparados que não foram treinados para ouvir o que as crianças têm a dizer.

– Verifique as dependências da escola que seu filho vai estudar.

Muitos pais não se dão conta, mas a área de um colégio é fundamental para se aplicar alguns métodos mais modernos de ensino-aprendizagem, como por exemplo, plantar uma horta, ou uma boa piscina para aprender natação.

Os responsáveis devem verificar se existe um pátio com brinquedos para seus filhos, pois dependendo da faixa etária deles, as brincadeiras devem ser mais intensas para que possam desenvolver seu lado interpessoal de maneira positiva, com a convivência de outros colegas.

Quando forem escolher a escola para seus filhos, os responsáveis devem verificar também o tamanho das salas de aula, e quantos alunos são colocados nela.

É muito improdutiva uma sala repleta de crianças com apenas um professor, pois desse modo com certeza, algumas delas acabará se dispersando, e não realizando o processo ensino-aprendizagem de maneira adequada.

– Os pais devem respeitar o desejo das crianças.

É claro, se o filho for muito pequeno e não tiver ainda o discernimento para optar por uma ou outra escola é um caso diferente.

Mas, existem crianças um pouco maiores que já podem dar suas opiniões sobre o local onde passarão grande parte de suas vidas.

Por isso, os responsáveis devem sempre tentar ouvir o que os seus filhos tem a dizer, principalmente se eles estão trocando de escola, pois esse é um momento de grande estresse para uma criança, pois ela não sabe o que encontrará no novo local de estudo.

Esse é um momento de escolha em conjunto com os pais, para que nem eles nem o filho se arrependam depois.

Toda mudança gera conflito nas pessoas, e com as crianças não poderia se diferente.

– Evite Trocar de Escola sem um bom motivo.

Antes de matricular o filho no colégio, os responsáveis devem conversar sobre quanto que quantia dispõe para matricular a criança na escola.

Colocando os filhos em uma escola que poderão pagar, mesmo que a escola não ofereça o que eles desejam no momento, pode ser uma boa opção para em um futuro quando não puderem pagar uma mensalidade muita alta, não terem que tirar a criança da escola para colocar em outra mais barata, onde ela terá que começar tudo de novo: fazer novos colegas, criar empatia com os professores, e gostar do método utilizado de ensino.

Considerações Finais

A melhor escola que os pais podem escolher para seus filhos, é com certeza, a que eles se sentirem melhor.

Para isso, os responsáveis e também as crianças, devem estar cientes da metodologia que a escola adotou, se os professores terão empatia com eles, se o espaço escolar é adequado para um bom ensino, e assim por diante.

O ideal é que os pais nunca deixem de perguntar a seus filhos sobre como estão indo na escola e se tem algum problema em relação à aprendizagem.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Filhos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *