Quando a Separação é a Única Solução Possível Para o Casal

Existem muitas razões pelas quais um casal pode decidir se separar. Alguns desses motivos são mais claros do que os outros, enquanto alguns são apenas subjetivos.

Algumas pessoas ainda acham que a separação não deve acontecer, não importa o motivo. Seja qual for sua opinião sobre a separação de um casal, há algumas razões que a maioria das pessoas pensa que são boas o suficiente para se separar. Veremos nesse artigo quais são elas.

Quais são as Razões Para os Casais se Separarem?

Infidelidade do Marido ou da Mulher

A infidelidade é uma das razões mais comuns para a separação. Quando um casal faz seus votos matrimoniais, prometem que viverão juntos para sempre. Quando uma dessas pessoas se relaciona fora do casamento, seja emocionalmente ou fisicamente, ele ou ela está quebrando a promessa que foi feita.

Infidelidade

Infidelidade

A gravidade da infidelidade é, por vezes, o fator decisivo para a separação do casal. Para alguns casais, um caso de uma noite é algo que pode ser trabalhado, enquanto um caso de longa duração será motivo para o divórcio. Outros casais não vão mesmo tolerar o que alguns considerariam apenas uma paquera inofensiva.

Falta de Comunicação

A comunicação é uma parte essencial de qualquer relacionamento, especialmente em um casamento. Os casais que antes eram capazes de conversar por horas no telefone sobre tudo o que vivenciavam durante o dia, podem encontrar-se desmotivados a cada vez que tentam falar sobre qualquer coisa com o companheiro. Ao longo do tempo, alguns casais se tornam completamente incapazes de falar um com o outro como faziam antigamente.

Um aconselhamento matrimonial, realizado por profissionais especializados, às vezes pode ajudar um casal a superar esta falha de comunicação. No entanto, ambas as partes devem estar dispostos a trabalhar sobre esse problema, ou então a separação será um ato inevitável.

Abuso Por Parte do Companheiro

O abuso é um comportamento que muito poucas pessoas são capazes de perdoar e continuar com o casamento. Ele consiste em agressões verbais e físicas de um dos conjugues com o outro.

no images were found

Quando uma pessoa se torna emocionalmente, psicologicamente ou fisicamente abusiva para com seu companheiro/a, um casamento está fadado ao fracasso. Os parceiros no casamento devem amar uns aos outros e tratarem-se com respeito. O abuso não combina em nada com o amor ou o respeito.

Assuntos Financeiros

Uma das coisas pelas quais as pessoas estão sempre brigando é pela falta de dinheiro.  Os problemas financeiros muitas vezes estão totalmente fora do controle da pessoa. Especialmente em uma economia não muito favorável, qualquer um pode perder o emprego a qualquer momento sem está esperando por isso, e sendo pego de surpresa.

Uma vez que um casal fica com dificuldades econômicas, pode se tornar fácil culpar um ao outro por esta situação desfavorável ao casamento. As questões que envolvem dinheiro geralmente é um dos fatores, quando um casal decide se divorciar. Em vez disso, algumas pessoas não levam em consideração essa questão no momento da separação conjugal.

Incompatibilidade Sexual

Por mais que muitas pessoas possam negar, estar sexualmente incompatível com o seu parceiro é muito importante. A atração física é muitas vezes o que leva duas pessoas a decidirem ficar juntas. No entanto, depois de ter sido casado por algum tempo, o casal ou um dos conjugues podem achar vida sexual chata e rotineira, ou mesmo inexistente.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=ByFnbeDihoc[/youtube]

Quando duas pessoas são incapazes de trabalhar com essas diferenças, o casamento deles vai entrar em crise. O casamento requer certo nível de intimidade, e quando esse nível não é atendido de forma consistente, o casal vai começar a pensar em separação.

Quando o Casal Fica Entediado

Enquanto o casamento é destinado a ser um compromisso para toda a vida, algumas pessoas cansam de seu companheiro/a ao longo dos anos. Estudos científicos têm demostrado que os seres humanos normalmente começam a se cansar de seu companheiro atual em torno de sete anos.

Isto se tornou conhecido como a “crise dos sete anos”. Os casais podem certamente superar esses sentimentos, mas ambas as partes terão de se esforçar muito para fazer com que seu relacionamento pareça novo.

Diferenças Religiosas e Culturais

A religião e a cultura na qual o casal pretende criar os filhos deve ser uma discussão importante que de ser realizada bem antes do casamento. No entanto, muitos casais encontram-se envolvidos no turbilhão da paixão e deixam para resolver essa questão tão importante em um futuro distante.

Diferenças

Diferenças

Quando as diferenças religiosas e culturais vêm a tona, começam as diferenças durante o casamento. Muitos casais não estão dispostos a comprometer suas próprias crenças e culturas em prol da outra pessoa. Quando nenhuma das partes está disposta a comprometer ou a ceder, o casamento vai entrar em crise, muitas vezes os conjugues acabam decidindo pela separação.

Diferenças na Educação dos Filhos

Decidir qual a orientação adequada para educar os filhos não é uma tarefa fácil, mesmo quando existem dois pais envolvidos. Na verdade, ter os dois envolvidos pode criar conflitos ainda mais. As pessoas não são criadas umas como as outras, e por isso, pensam de forma diferente.

A maioria delas utilizam essas experiências na criação dos filhos. Quando um casal não concorda com a forma de educar os seus filhos, isso resulta em conflitos se um dos pais educa de uma forma e o outro educa de outra totalmente oposta, o casal entra gradativamente em uma forma de disputar a atenção do filho.

O aconselhamento familiar, realizado por um profissional especializado pode ajudar em alguns casos, mas ambas as partes devem estar dispostas a se comprometerem e trabalharem juntas.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=z1KENRjT5-U[/youtube]

Diferenças Irreconciliáveis entre os Conjugues

A diferença irreconciliável é uma das razões mais comuns listadas pela justiça como o motivo para a separação. Este é o termo padrão para quem deseja se separar. Ao entrar em um casamento, cada um tem certa expectativa de que a outra pessoa é e quais serão suas prioridades.

No entanto, uma vez que os dois começam a viver as suas vidas diariamente juntos, e funcionando como se fossem uma única pessoa, o outro pode não ser a pessoa que você achava que era, ou ela/ela pode ter prioridades em suas vidas que são muito diferentes da sua visão de mundo.

Esta situação pode tornar-se muito difícil de lidar, e o casal que deveria estar unido mais do que nunca nesse momento da educação dos filhos, decidem se separar.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Relacionamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *