Como Lidar com Homens Egocêntricos

Definindo um Ser Egocêntrico…

Egocêntrico. Você sabe o que significa? Pois vamos à descrição.

A palavra “egocêntrico” tem origem no latim e consiste da junção de dois termos, sendo “ego”, que significa “eu” e “centrum”, que quer dizer centro. Desta forma, egocêntrico é todo aquele ser, independente de seu gênero, que se julga o centro do mundo, o centro das atenções, o centro de todas as necessidades. É a exacerbação mais que exagerada do culto de si mesmo.

Uma pessoa egocêntrica é capaz de achar que as suas necessidades são sempre mais urgentes e necessárias do que as dos outros. É um misto de egoísmo, com vaidade, ganância, ambição, orgulho, soberba, pretensão, etc. Enfim… O ser egocêntrico tem uma característica totalmente perceptível e incômoda e para lidar com homens de natureza egocêntrica, e é necessário que haja muita calma jogo de cintura. 

Mas, como Lidar com Homens Egocêntricos?

Numa relação, estamos sempre cedendo entre uma coisa e outra, entre uma situação e outra. Mas essa atitude de ceder é intermitente entre um e outro, e não uma intercorrência apenas de uma das partes. Todavia, o que nunca vão acontecer com um homem egocêntrico é ele ceder a alguém ou alguma coisa. Então, para lidar com um namorado ou marido egocêntrico e não oferecer resistência às suas imposições.

Não Ofereça Resistência

O fato de não oferecer resistência não significa que você deva aceitar tudo o que ele venha a fazer ou falar. Mas não oferecendo resistência, você vai dobrá-lo, já que ele vai, aos poucos, percebendo que falar ou brigar sozinho não vai enobrecê-lo. Chega uma hora que ele se cansará de querer impor e querer ter razão sempre. Não que ele vai deixar de ser egocêntrico, mas vai perceber a sua inconveniência, mesmo que a sua vaidade grite. 

Elogios, Elogios e Elogios…

O egocêntrico não espera por elogios, pois ele mesmo o faz o tempo todo, sem limites. Para esta atitude, é indispensável contra argumentar ou tentar dizer que ele não é isso tudo. O ideal, neste caso, é fingir que está prestando atenção e enquanto isso, atente-se a outra coisa. Não que você deverá ser mal educada e deixar a pessoa falando sozinha. Ouve, preste atenção e depois mude o foco da conversa, pois quanto mais atenção, mais exibicionista ele ficará.

Começando a Dizer Não!

Os homens egocêntricos sempre se acham irresistíveis. Acham que nunca receberão um “não” em sua vida, se acham o mais belo dos belos, o mais esperto dos homens, o mais top de todos. Então, para baixar mais a bola de um cara que você está paquerando e já percebeu o seu egocentrismo exacerbado, é simples: basta lhe dizer não!

Isso mesmo. Quando ele efetuar um convite para sair para jantar, ir num barzinho, cinema ou algum tipo de convite, por mais difícil que seja no início para você resistir, diga que não vai dar, que já tem outro compromisso. O homem com excesso de confiança fica muito soberbo, se achando demais e começa até a desdenhar da mulher só para mostrar que tem o controle da paquera em suas mãos. Mas se você o “rejeita”, falando que não vai sair com ele, a bola dele tende a baixar e até ele começar a se achar menos, pois perceberá que não está com a bola toda, como ele supunha.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=EP9i4afNnZg[/youtube]

Mudando o Foco.

De repente você está com o seu namorado, marido ou paquera num noite muito agradável e tudo o que ele faz é falar de si, da sua vida, das suas conquistas e tudo se resume em eu, eu, eu e eu mesmo. Quem nunca passou por uma situação destas, não é verdade?

Pois bem, o melhor a fazer nesta hora é mudar o foco da conversa. Lógico que nem sempre as mudanças abruptas surtirão efeito, mas pegando um gancho de uma das suas conversas, você já parte para outro assunto, muda o foco e logo ele não se preocupará apenas em se gabar.

Esta é uma das atitudes mais pertinentes para lidar com um homem egocêntrico: mudando o foco da conversa. E não é tão difícil assim de fazer isso, acredite. Numa dado momento, por exemplo, o seu namorado começa a falar do carro dele que é o melhor e o mais bonito de todos e você é uma mulher que não entende muito de carros. Então aí é um bom momento para puxar um novo assunto, mas ainda falando de carros, pois aí ele vai perceber que você está prestando atenção e não percebeu que o assunto já mudou, que não é mais o carro dele, mas um carro que você viu na TV ou na internet e gostaria de saber qual a opinião dele.

Então, como vimos, desta forma fica fácil mudar o foco sem ser impertinente! 

Colocando Limites

Tudo o que vimos até agora sobre como lidar com homens egocêntricos exigia um grande esforço e tolerância de nossa parte. Agora não é diferente, mas ao invés de mudar o foco e dizer não para ele se tocar, vamos aprender a nos impor, todavia sem nos equiparar à mesma situação que nos incomoda tanto. Então, numa relação com um homem egoísta, vaidoso e egocêntrico, vale a pena, e muito, chamá-lo a realidade, até porque, nem sempre o egocentrismo é algo tão visível para o seu portador.

Então ensiná-lo, de forma branda e sem brigar, que você também tem vida, tem gostos, tem vontades, tem preferências e deixá-lo ciente disso é um passo importante para que a relação não se desgaste. Fale claramente e sem medo das coisas que lhe incomoda e chame a sua atenção para algumas atitudes, mas faça isso sem ser impositiva, pois sendo arrogante com um arrogante, certamente causaria uma briga ainda maior.

Muita gente não percebe que é egocêntrica, daí a necessidade de você selecionar as palavras e maneirar no tom de voz na hora de conversar com o seu parceiro e deixá-lo a par dessa característica de sua personalidade. Mostrando apoio, compreensão e dispondo-se a ajudá-lo é uma forma bem inteligente de contornar a situação. E não espere que ele entenda na primeira conversa, isso pode levar um tempo, mas garanto que será prazeroso ajudar o seu amado a superar o seu maior algoz: ele mesmo!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Relacionamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *