Traição Tem Perdão? Guia Sobre Como Sobreviver a Essa Situação

Você conheceu a pessoa que faz se sentir muito especial. É maravilhoso estar apaixonado e agora que você está casado espera que este relacionamento dure para sempre. Os anos se passaram e o casamento tem sido bom para você, assim como você pensava.

De repente, você começa a perceber alguns comportamentos diferentes do seu cônjuge que você ignorava. Por algum tempo você começa a se perguntar se algo está acontecendo, mas, afinal, a última coisa que você jamais poderia imaginar é que sua esposa/marido está tendo um caso.

Traição

Traição

Você começa a juntar algumas peças e seu esposo/a nega tudo, até o dia em que ele/ela é pego em todas as suas mentiras. E aí? Traição tem perdão? Como sobreviver a esse sentimento? É o que veremos nesse artigo.

Por que a Traição Acontece?

Para muitos de nós que têm experimentado situações como esta, sabemos que a traição é mais profunda e pode ser devastadora. A confiança no outro fica dilacerada e o que a pessoa mais temia aconteceu. Sua vida acaba de ficar de ponta cabeça e, provavelmente, a sua ansiedade está fazendo você se sentir doente.

Você pode até querer se vingar de seu cônjuge pela dor e humilhação quando você tiver ido embora. Possivelmente, a única coisa que você pode pensar é se o seu parceiro vai sentir tanta dor quanto você. É possível curar a dor e a humilhação de traição e adultério? É possível perdoar alguém que te machucou tanto?

A traição acontece com todo mundo em algum momento de suas vidas. Ela pode ocorrer com um cônjuge, membro da família, um melhor amigo ou um colega de trabalho. A maioria das pessoas que experimenta a traição já tinham visto os sinais, mas continuam a dar a essa pessoa o benefício da dúvida.

A realidade é que as pessoas vão deixar você. De acordo com especialistas em relacionamentos apenas vinte e cinco por cento de toda a traição ocorre sem qualquer aviso prévio. Este é de longe o tipo mais difícil de traição, porque deixa a pessoa surpresa e chocada e esse sentimento pode ser devastador.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=OZoAEunjQvo[/youtube]

A traição é um trauma interpessoal que quebra em vários pedaços as suposições sobre como vemos a vida e as pessoas próximas a nós. Essas suposições estilhaçadas deixar-nos sentir como se a nossa realidade tivesse sido explodida.

Quando somos traídos nossos sentimentos se alternam entre uma sensação de dormência e sentimentos de descrença. Também podemos nos comportar de forma irregular e não como nossos “eus” habituais. Sentimo-nos vítimas e as nossas vidas parecem estar fora de controle.

E a Cura Para a Traição? Existe?

Então, como vamos curar o sentimento de ser traído? Começamos a desenvolver as habilidades necessárias para lidar com fortes emoções negativas e falar de forma mais eficaz sobre o impacto que a traição teve. Isto pode exigir a definição de limites apropriados uns com os outros, aprender a lidar com as emoções de forma eficaz e expressar como nós sentimos sobre a infidelidade.

Em seguida, a pessoa olha tanto a atual quanto as questões de desenvolvimento dentro de si mesmas e dentro de seu relacionamento que possam ter contribuído para a questão da traição.

Normalmente, ambas as partes têm uma ideia de por que o caso possa ter acontecido, mas eles muitas vezes desconhecem as necessidades mais profundas ou não reconhecem os motivos do passado histórico do seu parceiro, que possa ter sido impactante sobre os comportamentos atuais.

Ganhar essa nova compreensão do assunto, muitas vezes resulta em um aumento na compaixão para lidar com o parceiro e tolerar as suas falhas. Finalmente, quando um casal começa a entender por que o caso fora da relação aconteceu, eles precisam avaliar a viabilidade de seu relacionamento, o potencial para a mudança, e seu compromisso em trabalhar juntos.

Isto é, quando o processo de remissão ou do perdão torna-se o foco da intervenção. Não importa se você optar por ficar ou sair desse relacionamento, por causa de outras circunstâncias, você pode estar sempre em algum tipo de relacionamento.

Portanto, é importante curar a brecha emocional entre vocês o melhor que puder. É por isso que o perdão é tão importante. Vamos agora ver como você pode se curar de ser traído.

Passo 1: Enfrente seus Sentimentos

Embora cada situação seja única, há certas coisas que podemos fazer para diminuir a dor. Uma vez que a traição for revelada um passeio de montanha-russa emocional começa. Você mais do que provavelmente vai se sentir varrido por um turbilhão de sensações de raiva, medo e perda.

Saiba que você não está enlouquecendo. Outros sofreram a mesma dor, tiveram a mesma confusão mental sobreviveram. Lembre-se que você não está sozinho/a. O que você está enfrentando é uma resposta apropriada a uma experiência profundamente traumatizante.

Você está sofrendo não só com a perda da integridade do seu relacionamento, mas também com a perda de uma ilusão, de que você era especial para o seu parceiro, e que a intimidade que você pensou em compartilhar com essa pessoa iria durar para sempre. Em face de tal acontecimento rompido, seria estranho se você não se sentisse perdido.

Tente se Controlar

Tente se Controlar

Isto pode parecer paradoxal, mas, uma vez que reconhecemos e percorremos a nossa dor, só então é que essa sensação começa a se dissipar. Este é o momento onde um especialista pode realmente ajudar. Falar com alguém que te escute e possa ser solidário de uma forma saudável ajudando-a/o, a solucionar o que precisa se resolvido.

Passo 2: Tenha o Controle das Emoções

De tanto você tentar decifrar o que aconteceu com você, tanto seus pensamentos e ações podem sair do seu controle. É provável que você se torne mais obsessivo, devido às mentiras em seu parceiro/a, os detalhes da traição e os eventos que levaram a ela.

Você pode tornar-se mais compulsivo no trabalho e em outras coisas que você costuma fazer, trabalhando mais freneticamente para difundir a sua ansiedade.

Essas distrações podem servir como um antídoto temporário para sentimentos de ansiedade ou de vazio, mas se você quer se equilibrar novamente, você precisa desacelerar enfrentando a sua dor, descobrir por que o caso aconteceu, e decidir o que você quer fazer a respeito. Em vez de se pendurar sobre a história de sua traição, dê-se permissão para se curar.

Preste atenção em suas reações emocionais e se pergunte: o que as minhas emoções realmente estão me dizendo? O que preciso mudar e o que posso fazer para tornar essas mudanças necessárias. Você não pode mudar o que já aconteceu com você, mas você precisa assumir a responsabilidade sobre como você está lidando com a situação no momento.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Vida a Dois

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *