Triângulo Amoroso: Como Resolvê-lo

Triângulo amoroso em um relacionamento é uma dimensão arquetípica da vida humana. Isso é compreensível, porque triângulos normalmente invocam emoções muito dolorosas, independentemente do ponto do triângulo em que nos encontramos. Nesse artigo analisaremos um triângulo amoroso e como resolvê-lo, se for possível.

Lidando com Nossos Sentimentos

Podemos ter de lidar com os sentimentos de ciúme, traição, humilhação, ou vamos ter de viver com a sensação de ser um traidor – de ser desonesto, de ferir alguém. Podemos sentir todas estas coisas ao mesmo tempo, bem como a convicção de ser um fracassado.

Founder's Day

Founder’s Day

 

As emoções que estão envolvidas nas relações triangulares são muitas vezes angustiantes e destrutivas para a autoestima. Porque triângulos amorosos nos confrontam com emoções muito difíceis, pois normalmente tentamos no culpar alguém pela presença de um triângulo em nossas vidas.

Ou nós nos culpamos, ou culpamos uma das outras duas pessoas. Mas os triângulos são efetivamente arquétipos – e se tiver qualquer dúvida sobre a sua universalidade, precisamos apenas ler a literatura dos últimos três mil anos. Qualquer arquétipo nos mostra um mundo de padrões determinados e inteligente desenvolvimento interior.

Há algo sobre a experiência do triângulo, que pode ser um dos nossos mais poderosos meios de transformação e crescimento, desagradável e doloroso que seja. Traição, se um é o traidor ou o traído, faz alguma coisa diferença para nós, pois potencialmente pode ser uma relação de enorme valor para nossas vidas.

Pedir um Pouco Mais

Nada entra na nossa vida que não esteja de alguma forma relacionada com o nosso modo de pensar e viver. Isto não implica culpa ou causalidade, mas implica um significado mais profundo que pode ser transformador para o indivíduo que está preparado para procurar tal significado. Se um triângulo entra na vida de alguém, ele está lá para alguma coisa. A pessoa pode escolher e reagir apenas com amargura e raiva.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=fSYVFl0ZtcE[/youtube]

Mas também pode optar por transformar o triângulo num trampolim para uma verdadeira procura. Isto é particularmente difícil porque a experiência da humilhação geralmente invoca todos os sistemas de defesa da infância, e é muito difícil de ultrapassar reações tão primordiais para uma perspectiva de vida futura.

Se há razões mais profundas para que um indivíduo se envolva em um triângulo, por conta própria ou pela escolha de outra pessoa, e por que algumas pessoas são mais propensas a triângulos do que outros. Podemos também considerar que possíveis abordagens podem nos ajudar a trabalhar com triângulos de forma mais criativa, que vai envolver a procura de uma emoção psicológica e simbólica.

A Universalidade dos Triângulos

Existem muitos tipos de triângulos, não todos, envolvendo uma relação sexual adulta. Mesmo se nos restringirmos aos triângulos sexuais, encontraríamos muitas variedades diferentes. Triângulos sexuais não são sempre feitos da enorme carga dramática. Em alguns triângulos amorosos adultos, os três pontos são fixos.

Existem dois parceiros e existe uma terceira pessoa envolvida com um dos parceiros, e que não há movimento no triângulo. Ele é estático e pode continuar por muitos anos, até que um dos três participantes morra. Em triângulos amorosos, vários podem mudar constantemente.

Para além dos triângulos onde existe um envolvimento sexual entre qualquer combinação dos dois sexos, existem muitos outros tipos de triângulos. O mais importante é aquele que envolve pais e filhos.

Os triângulos também podem envolver amizades. Um parceiro pode sentir uma sensação de ciúme e traição sobre a dedicação a outro companheiro por ele trabalhar com outra pessoa com envolvimento artístico ou desenvolvimento espiritual.

Esses triângulos podem evocar exatamente os mesmos sentimentos de ciúme como a variedade sexual. Quando alguém retira-se para um espaço criativo, de alguma forma, “deixou” a pessoa com quem vive, e isso pode criar ciúmes enormes por parte do parceiro. O processo criativo é um ato de amor.

Se alguém ama o próprio trabalho, pode ter ciúme enorme dele. Todos estes diferentes tipos de triângulos podem parecer sem relação. A única coisa que eles têm em comum é o componente de um ou outro tipo de amor, que, em um triângulo, não é mais exclusivo.

Founder's Day

Triangulo Amoroso

Triangulo Amoroso

E quando temos de partilhar o amor de alguém, seja com outra pessoa ou com algo inatingível como a imaginação ou o espírito, podemos nos sentir traídos, humilhados ou jogados em segundo plano.

Afinal, Quem é o Traidor?

O Traidor é a pessoa que, aparentemente, escolhe envolver-se no triângulo. Eu a palavra “aparentemente” foi usada porque não se pode ter sempre a certeza de quanto uma escolha consciente realmente é, e não se pode ter certeza sobre quanta cumplicidade existe entre Traidor e Traído.

Mas, o traidor é uma alma dividida. Há um amor, atração ou necessidade de duas coisas diferentes. A maioria de nós carrega a convicção de que o amor deve ser exclusivo, mesmo que em um nível consciente adotemos uma perspectiva mais liberal.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=ekBDYjFHiHk[/youtube]

Por causa dos valores da nossa herança judaico-cristã, somos levados a crer que, se o nosso amor não é exclusivo, não é o amor, e nós já não somos pessoas “boas”. Falhamos, ou somos egoístas e insensíveis. Quando vivemos este tipo de profunda divisão interior, é, portanto, extremamente difícil de enfrentar.

É muito mais fácil para o traidor aparecer com uma lista de justificativas de por que ele ou ela está cometendo o ato de traição. Nós muitas vezes não ouvimos o traidor dizer “Eu estou dividida/o. Estou rasgado/a ao meio.”

Mais comumente, o que ouvimos é: “Meu parceiro está me tratando muito mal Ele / Ela não me dá coisas que preciso para ser feliz Por isso eu tenho uma justificativa para procurara o que desejo em outro lugar.”

No próximo ponto do triângulo é o traído, que é, aparentemente, a vítima involuntária da incapacidade do traidor de amar exclusivamente. Os três lados do triângulo são secretamente intercambiáveis. Eles não são tão diferentes como eles aparecem pela primeira vez.

Mas o traído normalmente acredita que ele ou ela é leal, e é a outra pessoa que é desleal. É alguém que iniciou o triângulo. Geralmente pensamos no traído como aquele que esta no momento mais difícil em um triângulo, porque é a pessoa que geralmente vive toda a dor, ciúme e sentimentos de humilhação.

Finalmente, no terceiro ponto do triângulo, está o Instrumento de traição. Esta é a pessoa que aparentemente entra numa relação já existente entre duas pessoas e ameaça destruir ou alterar.

Este ponto do triângulo é normalmente uma questão vista como muito ruim, quando um indivíduo toma posse de uma pessoa amada. Na verdade, o Instrumento de traição pode sentir-se a si mesmo como uma vítima, e pode ver o traído como um predador. Nós podemos começar a vislumbrar a identidade secreta entre esses dois pontos do triângulo.

Há pessoas que se deslocam em torno do triângulo e tentam os três pontos durante o curso de suas vidas. Há outras pessoas que sempre são traídas nas suas relações, ou acabam sempre por trocar o traidor. Ou eles são sempre o Instrumento de traição e continuam se envolvendo com pessoas que estão ligadas em outro lugar.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Relacionamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *