Sabemos que na sociedade em que vivemos muitas regras de relacionamento que existiam na época de nossos avós, simplesmente não existem mais. Não existe muita cerimônia para “degustar” o beijo alheio e saber se o parceiro ou parceira é bom de cama. Mas o problema é quando aquele rolo com quem você sai depois do happy hour vai ficando mais sério.
Será que as borboletas no estômago que você está sentindo é sinal de que está ficando apaixonada? E, principalmente, quando vocês vão sair, você dá aquela caprichada no visual? Seus pensamentos estão sempre nele quando vai fazer uma viagem de férias? Fica pensando que poderiam curtir juntos esses momentos?
É hora de pensar que esse rolo pode estar ficando sério e, quem sabe, virar um namoro. Porém, será que ele também está sentindo a mesma coisa? Antes de começar a fantasiar um namoro dos sonhos, analise os sinais que ele te dá para saber se ele também está tão envolvido assim. Pelo menos não correrá o risco de cair num amor não correspondido e evitará dias de choro sem sair de casa e comendo muito chocolate – o que ninguém merece, não é mesmo?
APRENDA A LER ALGUNS SINAIS DE QUE SEU ROLO ESTÁ FICANDO SÉRIO
- Perceba seus Motivos
Ele tem uma vida tranquila, estabilizada ou é do tipo que tá sempre querendo mudar de vida, de casa, não fala muito do seu passado e parece sempre inquieto? Essas são dicas de que ele pode não ser maduro o suficiente para encarar uma relação a dois;
- Tenha Paciência
Não caia na tentação de ficar pressionando. Geralmente os homens odeiam essa atitude feminina. Se vocês se dão bem, conversam sobre quase tudo, evite ficar “jogando um verde”, pois isso pode desgastar algo que nem começou!
- Perceba os Sinais
Será que ele pensa tanto assim em você quando simplesmente não dá notícias aos finais de semana? Nunca cogita te apresentar aos familiares nem que seja a um irmão ou irmã e seus pais então, você nem sabe o nome?
- Arrisque com Consciência
Caso sinta que para preservar seus sentimentos – do contrário poderá enlouquecer – tente chegar nele e arriscar um ultimato: Você quer algo mais sério comigo ou não? Mas prepare-se: Caso ele diga não, seja firme e elegante e não vá se desmanchar em lágrimas na frente do cara. Isso mostrará duas coisas: Que você não é uma pessoa equilibrada ou que está extremamente carente!
- Meça sua Flexibilidade
Veja as vantagens que você pode tirar da situação. Se o rolo segue sem definição e você – bem ou mal – prefere ficar assim a ficar sem alguém para aliviar as carências, continue, mas não atropele seu coração: Se o cara estiver te fazendo sofrer, seja corajosa e deixe-o para lá.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=KYbJU3UN2O8[/youtube]
Homens Temem dar o Primeiro Passo
Às vezes, os homens simplesmente vão deixando as coisas como estão por temerem “estragar as coisas”. Então pense na possibilidade de dar o primeiro passo com confiança, porém, sem atitude de cobrança. Quem sabe um simples “É tão bom estarmos juntos, que poderia ficar assim para sempre!” não desperte no seu ficante a vontade de se abrir?
Ás vezes, por outro lado, manter um ar de mistério e certo desdém também podem levá-lo à curiosidade de saber mais sobre essa pessoa com quem ele fica com frequência e, daí, quem sabe, rolar sim uma grande paixão?
Pesquisa sobre Ficar x Namorar Demonstra Quando se Passa de um nível de Relacionamento para Outro
Segundo constatou uma pesquisa desenvolvida pela aluna de mestrado, Cristiane Oliveira Alves, do Departamento de Psicologia da UNESP-BAURU, efetuada com jovens entre 18 e vinte e quatro anos, alguns critérios são tacitamente estabelecidos:
Para as mulheres, o companheirismo sinaliza uma fase intermediária entre o ficar e o namorar. Com isso, as mulheres veem nos homens que estão sempre ao seu lado como sinal de interesse para algo mais sério. Telefonar para saber se está tudo bem é outro forte indício para as mulheres entrevistadas.
Já para os homens, visitas à família e crises de ciúmes são os sinalizadores de que algo mais sério está ocorrendo. Eles consideram essas atitudes como peculiar a uma fase de namoro. E o sexo, para eles, tanto pode fazer parte da fase do ficar quanto da fase do namorar. Nesse quesito, quem dá as cartas é sempre a mulher.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=5iFizJfP340[/youtube]
Será que Ficar com uma Pessoa Atrapalha um Possível Futuro Namoro com essa Pessoa?
Entre os jovens, o ficar parece mais tentador do que o namorar. Além de a liberdade no agir, da falta de compromisso, sem cobranças e sem envolvimento emocional, parece tudo muito bom, mas, de repente… ops, parece que tem algo errado nessa história!
Se você ficou incomodada porque ele ficou com outra pessoa logo depois de você, então há envolvimento emocional aí. Lembre-se: Quem fica não liga para o que a outra pessoa faz ou deixa de fazer. Pode-se considerar uma espécie de norma dos ficantes.
Portanto, se houver uma pontinha de ciúme de qualquer das partes, pode ter certeza de que a coisa evoluiu. Nesse caso, é bom considerar as pistas acima e tentar partir para um namoro. O namoro dos jovens, geralmente, é mais light. Reduz-se ao ambiente escolar e não necessariamente devem se apresentar aos respectivos pais. Esse passo somente deve ser dado quando ambos sentirem-se mais íntimos e dispostos a tal.
Agora preste muita atenção: Se o garoto com quem você quer ficar, também é aquele garoto que “mexe” com você, nesse caso não é indicado. Pois atrapalhará, sim, um possível futuro namoro principalmente se você já nutrir pelo gato um algo mais que só a vontade de ficar. O ciúme que rolará poderá tornar a relação insuportável para ambos!
O bom mesmo é evitar ficar se sentir que quer algo sério com essa pessoa. E nem partir para intimidades, nem que seja com um mero ficante! Não se esqueça que os homens adoram conversar sobre esses assuntos entre eles e isso pode fazer você ficar “falada” na roda de amigos. E, acreditem mulheres, isso não é premissa de jovens! Qualquer que seja a idade, esse tipo de assunto sempre fará parte das rodas masculinas. Portanto, pensar bem antes de ficar com alguém pode evitar futuros corações quebrados…