Quando uma mulher sai com um homem para comer fora pela primeira vez, surge logo uma dúvida na cabeça dos dois: Afinal quem deve pagar a conta? Se o convite fosse feito há pelo menos dez anos não haveria esse questionamento, pois antigamente somente os homens, que eram os provedores dos lares, tinham obrigação de pagar todas as despesas quando saíam pela primeira vez com alguma mulher que os interessassem.
Porém com a modernidade e o feminismo, as mulheres passaram a ter os mesmos deveres e direitos dos homens e por isso, hoje em dia as despesas são divididas, às vezes meio a meio entre os dois.
Comportamento Esperado
A grande maioria das mulheres na verdade se sentem mais confortáveis quando saem com homens que tomam a iniciativa de pagar as despesas nos lugares aonde eles vão. Esse fato, talvez seja resultado da educação que os homens tiveram ao longo dos anos, que os ensinaram a serem os provedores e cuidarem da mulher e filhos, pagando todas as despesas.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=MThDW_lIn7k[/youtube]
Na verdade, algumas mulheres quando saem pela primeira vez com um homem, se ele pedir a ela para dividir a conta do restaurante, se sentirão um pouco decepcionadas, pois talvez a imagem de poder que algumas delas associam ao indivíduo do sexo masculino, tenha a ver com o fato dele ter dinheiro suficiente que o possibilite arcar com todas as despesas e pagar todas as contas quando os dois saírem juntos.
Pesquisas Realizadas Sobre Tema
Alguns profissionais da área de comportamento humano fizeram pesquisas sobre o tema entrevistando um grupo de mulheres das mais diversas faixas etárias e descobriram que na verdade, mesmo entre aquelas que eram mais jovens havia a preferência que os homens que a convidavam para sair, principalmente se o encontro fosse a primeira vez, que eles pagassem a conta.
Esses estudos científicos contrariou a opinião de muitas pessoas, tanto homens quanto mulheres que achavam que hoje em dia em uma sociedade moderna, todas as despesas devessem ser repartidas meio a meio, quando o casal saíssem logo no primeiro encontro.
Quem Tem Melhores Condições Financeiras Deve Pagar?
Muitas pessoas são partidárias da opinião de que aqueles que têm mais dinheiro são os que devem pagar a conta nos restaurantes quando saírem juntos. Isso pode ser verdade, mas muitos homens mesmo não tendo um alto poder aquisitivo ainda preferem pagar as despesas, pois assim se sentem cavalheiros e protetores das mulheres.
Quando é a mulher quem tem mais dinheiro, talvez o homem possa se sentir desconfortável pelo fator dela pagar a conta, principalmente o homem latino que foi educado dentro de padrões considerado machistas.
Repartir a Conta sem Constrangimentos
Alguns especialistas dizem que se o homem convida a mulher para sair e propõe que eles dividam a conta, deve estar preparado tanto para a aceitação quanto para a recusa dela. Algumas mulheres que foram educadas de maneira mais tradicional, ainda acreditam que o homem é quem deve pagar a despesa, e um convite para sair significa que ele deverá arcar com todas as despesas.
Esse tipo de mulher se sentirá um pouco desconfortável se o homem com que aceitou sair lhe pedir para pagar metade da conta. Por outro lado, há um tipo de mulher que acredita que realmente todas as despesas podem ser divididas entre um homem e uma mulher, desde que os dois combinem e aceitem essa forma de se relacionar como algo normal, ou seja, repartir as despesas como algo natural. Essa mulher não se sentirá desconfortável quando for convidada para sair e o homem, no momento de pagar a conta, pedir para dividir a despesa com ela.
Opinião de Especialistas
De acordo com especialistas na área de psicologia, todo relacionamento entre duas pessoas deve ser baseado em acordos feitos entre eles. Por isso, se o homem convida uma mulher para sair e quer que ela divida a conta com ele deve ter, antes de qualquer coisa, feito um acordo com ela, para que isso fosse feito.
Se a mulher já tiver uma independência financeira ou ganhar mais dinheiro que o homem com quem pretende sair, e ambos não acham nenhum problema nela pagar a conta, então nesse caso, ela poderá assumir a despesa. Se tanto o homem quanto a mulher, estiverem em um momento financeiro estável, ou seja, se ambos tiverem a mesma condição financeira, talvez repartir a despesa quando saírem juntos para se divertirem seja a melhor opção.
No entanto, se o homem é que tem melhor poder aquisitivo e faz questão de pagar a conta, a mulher, mesmo aquelas que são consideradas mais modernas, se sentirão mais a vontade. O importante é o sentimento, ou o momento psicológico em que o homem e a mulher estão vivendo. Se um ou outro se sente bem quando o outro paga a conta, então não haverá problemas de constrangimentos para o casal quando decidirem sair para comer fora, e o garçom apresentar a conta.
Considerações Finais
Quando o homem convida uma mulher para sair e surge a duvida sobre quem deve pagar a conta, a resposta a essa pergunta depende do acordo que foi feito pelo casal, ou seja, do tipo de relacionamento que mantém.
No caso do primeiro encontro, os profissionais especialistas em consultoria etiqueta orientam que de fato quem deve pagar a despesa é o homem, e o garçom em um restaurante deve oferecer a conta para ele. Porém quando o casal já está com um relacionamento em andamento, quem vai pagar a conta será o homem ou a mulher, ou os dois, dependendo de que tipo de relacionamento eles estabeleceram.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=dx4EHcWuiR4[/youtube]
O importante é sempre evitar constrangimentos, e caso o homem não tenha realmente dinheiro para pagar a conta pode propor a mulher que dividam e em um aproxima vez que saírem ele poderá pagar. Ou se o homem quiser dividir a despesa e a mulher não tiver dinheiro no momento, deve se franca e falar a verdade. O importante é não deixar de sair e se divertir por não saber quem vai pagar a conta. Se é ele ou ela, é o casal quem decide, dependendo do tipo de relacionamento que levam e do poder aquisitivo que ambos possuem.