Passos para Superar um Coração Partido

Partiu

A sensação de coração apertado, lágrimas no rosto, não ver uma luz no fim do túnel e pensar que aquela dor nunca vai passar. Se você se identificou com os sintomas descritos anteriormente, você provavelmente já teve o coração partido por alguém. É um acontecimento comum, que pode ocorrer até mais de uma vez na vida de uma pessoa, e que possivelmente acontecerá com a maioria delas. Conseguir superar um coração partido é tão difícil quanto superar um vício, segundo uma pesquisa feita pela Rutgers University, em Nova Jersey, nos Estados Unidos, então é possível entender perfeitamente porque é tão difícil para uma pessoa reconstruir o próprio coração depois de uma desilusão.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=cB8DNCqVCkE[/youtube]

 

Paixão, Amor?

A maioria das pessoas que sente, não sabe o que realmente é isso, e muito menos pensa na sua explicação cientifica para esses sentimentos que deixam as pessoas tão confusas. Pois bem, entenda: a paixão acontece quando três hormônios são liberados simultaneamente, a dopamina, que nos fornece aquelas noites em claro, a feniletilamina, que é responsável pelo bom-humor dos apaixonados, e a ocitocina, que desperta o desejo sexual. O amor acontece quando o corpo se acostuma com as sensações causadas pelos hormônios, o que acontece de 18 a 30 meses depois de a paixão ter se iniciado, e a ocitocina neste estágio é a responsável pelo controle do bem-estar. Em síntese, o responsável pelas emoções, não é o coração, como citado nos grandes romances e poesias, mas sim, o cérebro.

Ninguém me Entende

A sensação mais comum quando se é magoado por alguém é achar que aquela situação nunca vai acabar e ninguém é capaz de compreender sua dor, porém, não é exatamente assim. Cada pessoa lida com mágoas de uma forma particular, e aquela sua amiga que te dá conselhos que aos seus ouvidos parecem absurdos, apenas está te apresentando a forma com que ela lida com sentimentos ruins, na esperança de conseguir ajudá-la a superar, então não ache que ela não sabe do que está falando e tente ouvi-la mais, quem sabe ela não te faz ver a situação de outra perspectiva menos dramática.

Fases

Esse período de depressão após ter sido magoado, pode ser dividido em cinco fases. Cada uma delas tem extrema importância no processo de superação. Vamos conhecê-las?

Fase 1– Negação: a fase inicial onde a pessoa nega todos os acontecimentos, tendo a esperança de acordar no dia seguinte e ter sido apenas um pesadelo, alguns dos indivíduos até chegam a fingir que nada aconteceu e continuam a agir naturalmente.

Fase 2– “Luto”: essa é a fase em que a ficha cai, e todo o peso do coração machucado desaba sobre os ombros da pessoa. A fase mais depressiva, pela qual algumas pessoas não conseguem passar, ou superar, o que pode ocasionar tentativas, falhas ou bem-sucedidas, de suicídio, ou automutilação. Muitas lágrimas e, de novo, aquela sensação de que a tristeza nunca vai passar.

Fase 3– Raiva: ódio do sujeito que fez isso com você por ele ter feito isso, ódio de você mesma por ter-se deixado ir tão longe por alguém, ódio novamente do sujeito por ele simplesmente existir. É uma espécie de manifestação da autoestima, que faz lembrar que não vale a pena passar a vida se lamuriando por quem não merece.

Fase 4– Saudade: novamente a ficha cai e bate aquela saudade dos tempos em que eram felizes, e parece que só os bons momentos voltam pra assombrar a mente, como se tudo tivesse sido perfeito. Também pode ser chamada de fase da amnésia, já que se esquece todos os momentos ruins, brigas e aquele fim doloroso.

Fase 5– Adaptação: os dias já não parecem tão cinzentos e sem vida, e o sorriso volta ao poucos a nascer no rosto. Essa é a fase em que se percebe que não foi tudo em vão, mas que acabou e é hora de seguir em frente.

Eles?

Por mais que possa parecer difícil para uma mulher imaginar um homem sofrendo e chorando por um término, isso acontece e bem mais do que se imagina. Os homens sentem falta, amam e sofrem do mesmo jeito que mulheres, mas da maneira deles. Eles também precisam de um tempo próprio, do apoio dos amigos, de farras e festas, e não é incomum um homem se “afogar” na bebida para tentar esquecer o término, ou simplesmente suprir a falta que aquele sentimento faz. Por fim, eles também carecem de carinho e compreensão, e quando eles realmente amam, é difícil, tanto quanto para a ala feminina, superar aquilo.

Dicas

Chocolate, um grande aliado: não é segredo para mulher nenhuma que chocolate ajuda nas horas mais depressivas, e isso é verdade e puramente cientifico. A ingestão de chocolate libera as substâncias feniletilamina e dopamina, responsável pela sensação de bem-estar, essas, por sua vez, são capazes de aumentar a quantidade de beta-endorfina no corpo, o que diminui a sensação de dor, e aumenta a de prazer. E ainda mais, chocolate é energético, e quem sabe essa energia extra não seja a responsável por te fazer tirar o pijama e se produzir pra se sentir bonita? Mas tome bastante cuidado para não exagerar e acabar se viciando.

Amor-próprio: pode parecer só mais um clichê, mas aquela frase que diz que se deve amar a si próprio antes de amar outra pessoa é puramente verdade. Para as mulheres, passem o seu perfume favorito, façam aquele make de parar o trânsito, e botem aquela roupa que te deixa com a autoestima elevada, fique bonita pra você mesma, assim, os outros terão ainda mais motivos para achá-la bonita.

Não diga não: pare de recusar os convites das suas amigas para ir ao shopping ou à balada, só porque você está sentindo tanta pensa de si mesma. Saia de casa, veja pessoas novas, conhece-as, deixe-as te conquistarem. Respire ar puro, um ar diferente, viaje, se jogue na pista de dança, deixe que te vejam, sinta-se admirada por mais que você mesma não esteja se achando admirável.

Amigas que salvam: converse, ria, desabafe, chore no ombro delas, não se permita esquecer que por mais que um cara tenha te machucado, sempre existirão outras pessoas que te amam e não querem te ver triste. Faça um programa estilo “clube da Luluzinha”, só com atividades femininas e se delicie na companhia das suas maiores companheiras.

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Relacionamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *