A construção de uma relação positiva para muitos pais com seus filhos adolescentes para muitos pode ser um desafio. Alguns necessitam de orientações básicas sobre como ter um bom relacionamento com eles que estão em uma faixa etária tão difícil, de transição de crianças para jovens adultos.
O Período da Adolescência
Todos os pais de jovens devem lembrar que um dia já foi um adolescente também. Mesmo se a pessoa tenha sido um adolescente na década de 50, a experiência de ser um adolescente não mudou com o passar dos anos. Os hormônios são os mesmos, e todos os jovens querem tomar suas próprias decisões nessa fase da vida.
Privacidade é Fundamental para o Adolescente
Respeite o espaço do adolescente, não invadindo seu quarto, a menos que seja absolutamente necessário. Mesmo assim, peça sua permissão para entrar, pois assim como os adultos, os adolescentes querem e merecem ter a sua privacidade.
Respeite o seu Filho Adolescente
Todos os pais querem o respeito de seus filhos, especialmente quando eles são pais de um adolescente. Infelizmente, muitos deles não acham que devem respeitar seus filhos adolescentes quando, na verdade deveriam. Esta é uma questão para ser analisada: por que alguém iria respeitar alguém que não dá a eles o respeito de volta.
Confie no Adolescente
Confiar em seu filho adolescente é a chave para ter um relacionamento maravilhoso com ele. Isto significa que quando dizem que eles estão indo a algum lugar, não pense que há uma agenda oculta e que eles irão para outro local.
Se eles querem levar seus amigos para casa, não fique batendo na porta de seu quarto a todo o momento. Quando você aprender a confiar neles, isso vai fazer você perceber que é necessário respeitar as suas decisões.
Envolvimento Com os Filhos
Muitos pais parecem pensar que é certo deixar seus filhos adolescentes de fora dos assuntos familiares importantes, mas isso não deve ser feito. As questões familiares envolvem toda a família, e elas devem ser discutidas com todos os membros da família, e isso inclui os adolescentes.
Mantê-los informados do que está acontecendo em sua família, mostra-lhes que eles são importantes dentro daquela estrutura familiar, tanto como qualquer outra pessoa.
.Dê Atenção ao Seu Filho Adolescente
Os adolescentes também são pessoas e gostam de ser questionados sobre como estão ou como foi seu dia, como qualquer outro membro da família. Mostrando-lhes que você está interessado em sua vida é dar a eles uma atenção positiva.
Porém, muitos pais vão ao extremo e incomodam seus adolescentes com perguntas diárias sobre suas vidas. Conversar uma vez por dia é mais que suficiente quando se trata de jovens adultos e, eles não vão acabar se sentindo incomodados em manter um diálogo com os pais.
Permita que o Adolescente se Expresse
Talvez esta seja um das orientações mais importantes para os pais de adolescentes. Permita que os jovens se expressem livremente! Então, se o que eles querem é o cabelo preto com tons de cor de rosa, se o modo que usam suas roupas não é convencional, os pais devem deixar se expressem da maneira que gostam e, tentar saber o que eles realmente esperam da vida.
Procure Não Julgar Seu Filho
Evite julgar seus filhos ou seus amigos só porque você sente a necessidade de que eles respeitem a sua opinião. Como pais, é necessário saber que o que vocês dizem significa muito mais do que vocês pensam, portanto cuidado com as palavras.
Opiniões negativas dos pais podem gerar em seus filhos adolescentes questões como diminuição da autoconfiança ou sentimentos de inferioridade. Pratique o velho ditado “Se você não pode dizer nada agradável, então não diga nada”, mantenha isso em mente quando você fizer comentários pessoais para seus filhos adolescentes.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=6EuWqkNn7bw[/youtube]
Ouça seus Filhos ao Invés de Acusá-los
Ouvir o que seus filhos adolescentes têm a dizer sobre uma determinada ação, antes de acusá-los é muito importante para uma boa relação entre os pais e filhos. Quando você faz acusações significa que está dizendo que eles são culpados antes mesmo de perguntar.
Se há um problema e você quer chegar até o fundo da questão, sente-se com eles e faça perguntas em primeiro lugar. Permita-lhes responder às perguntas, e depois discuti-las com você.
Lembre-se Que Você Já foi Adolescente
Se você tem filhos adolescentes, então sabe que eles requerem, na verdade, mais atenção do que quando são crianças. Eles sempre querem mais, desejam ir muitos lugares, ou então eles ficam entediados se ficarem parados o tempo todo.
Lembre-se que todos já foram adolescentes em um momento de suas vidas, por isso tente lembrar-se de como você gostava de ser tratado. Se você se recordar desse período de sua vida, não terá nenhum problema em sua jornada como pais de adolescentes.
Você sente como se não pudesse ter uma conversa civilizada com seu filho adolescente? Será que o adolescente simplesmente não se importa? Não perca a esperança de ter um vínculo estreito com o seu filho. Nunca é tarde demais para reparar um relacionamento frustrante.
Ser pai de adolescentes pode ser uma tarefa difícil, e muitas vezes estressante. A transição entre a infância e a idade adulta pode ser um processo desafiador para os adolescentes, bem como para seus pais.
Os Desafios Enfrentados Pelos Adolescentes
Mesmo que os adolescentes sejam normalmente retratados como jovens despreocupados, eles estão realmente se confrontando com os múltiplos desafios da vida. Não só eles têm de lidar com o trabalho escolar, e as pressões da vida acadêmica e social, como também eles têm que aprender a tornarem-se independente rapidamente.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=FieSuTvv5MY[/youtube]
Se você adicionar atividades extracurriculares, como esportes ou clubes, depois das tarefas da escola, e os desafios do cotidiano, não é difícil ver por que os adolescentes podem ficar estressados. Sem o apoio e incentivo adequado, os adolescentes podem acabar enfrentando problemas mais graves, como o álcool e dependência de drogas ou depressão.
O Estresse de Pais de Adolescentes
A maioria dos pais tem dificuldade ao tentar se adaptar ao crescimento de seu filho e de impor regras para os adolescentes, por vezes rebeldes, e ainda gerir as suas próprias vidas. Alguns deles acham difícil conversar com seus filhos adolescentes e se abrir para eles, sendo verdadeiros, ou para comunicar o que aconteceu em suas vidas, ou seja, sentem dificuldade em dialogar com os filhos sobre si próprios.
Para fortalecer o relacionamento dos pais com o seu filho adolescente, mesmo que pareça que eles não precisam de seus pais, é fundamental que eles recebam o apoio dos responsáveis durante os anos difíceis da adolescência. Os adolescentes e seus pais precisam trabalhar na manutenção de uma relação estreita para que o vínculo afetivo entre eles possa superar todas as adversidades que possam vir a surgir.