Para algumas pessoas, esta é uma ideia verdadeiramente radical: não há necessidade de lutar com seu parceiro nunca. As acusações, recriminações, faltas de caráter, ameaças, xingamentos, se acompanhados com um sorriso sarcástico, podem danificar um relacionamento, muitas vezes de forma irrevogável.
Ninguém precisa ser um monstro ou ser tratado com tal. Nesse artigo veremos como um casal que mesmo não se entendendo consegue manter um convívio amigável.
Relacionamentos Saudáveis nos Convívios Difíceis
Por outro lado, há duas pessoas no mundo que sentem que nunca vão concordar com tudo em todos os momentos. (Seria muito chato se o fizessem.) Os casais precisam ser capazes de negociar suas diferenças.
Eles precisam ter espaço para críticas construtivas, precisam de uma maneira de afirmar suas opiniões e discordar. E eles precisam ter uma forma de expressar sentimentos intensos (que a outra pessoa pode não entender ou apoiar), sem a sensação de que eles serão julgados por isso.
Um relacionamento saudável exige conhecer as habilidades necessárias para o convívio amigável, lidando com o conflito de modo respeitoso e trabalhando juntos para encontrar uma solução viável.
Uma luta amigável significa trabalhar as diferenças que importam, ou seja, se envolver apaixonadamente sobre coisas pelas quais nos sentimos apaixonados, sem precisar ferir um ao outro. Um convívio pacífico permite discordar do companheiro e ainda ficarem assim amigos.
Os casais com relacionamentos maduros e saudáveis, parecem intuitivamente compreender a noção de luta amigável. Algumas pessoas têm a sorte de crescer em famílias onde os pais como discordavam um do outros sem serem desagradáveis.
Outras ficaram tão horrorizadas com a forma como os seus pais tratavam uns aos outros que se recusam a repetir o comportamento em seus próprios relacionamentos.
A maioria dos casais, no entanto, aprende a arte da boa convivência trabalhando nisso juntos, e apoiando uns aos outros permanecendo em estreita relação, mesmo quando as diferenças possam frustrá-los, ou aborrecê-los.
Algumas Dicas Para Garantir que os Conflitos Vão Fortalecer seu Casamento, Em Vez de Prejudicá-lo.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=FPtVR_lkldQ[/youtube]
1. Abrace o conflito. Não há necessidade de temê-lo. O conflito é normal, e até mesmo saudável. Nas diferenças pode haver coisas que você possa aprender com o outro. Muitas vezes, o conflito nos mostra onde podemos ou precisamos para crescer.
2. Discutam sobre o problema, não um com outro. É necessário evitar xingamentos ou difamações, e somente lidar com o problema sem adicionar um novo conflito e ferir os sentimentos do outro.
3. Ouça respeitosamente. Quando as pessoas se sentem seguras sobre alguma coisa, é justo parar par ouvi-las. A escuta respeitosa significa reconhecer seus sentimentos, verbalmente ou através de uma atenção focada.
Isso significa que nunca dizer a alguém que ele ou ela “não deve” se sentir assim. Cada pessoa sabe exatamente o tamanho de seu sentimento.
4. Fale suavemente. Quanto mais alto alguém gritar, menos provável é que eles possam ser ouvidos. Mesmo se o seu parceiro grita, não há necessidade de gritar de volta.
Torne o volume da discussão, o mais baixo possível para as pessoas possam começar a se concentrarem somente sobre as questões ao invés de reagir ao grito do outro.
5. Procurar não ficar na defensiva. Defender-se, seja protestando veementemente sua inocência ou acerto ou virando a mesa e atacando, agrava ainda mais a luta.
Em vez de levantar a voz, peça ao outro mais informações, detalhes e exemplos sobre o tema que estão discutindo. Geralmente, há alguma base para reclamação da outra pessoa. Quando você julgar uma reclamação com justiça, você dar o primeiro passo para o entendimento do casal.
6. Pergunte sobre algo específico. Declarações gerais, que incluem as palavras “sempre” e “nunca” quase sempre te levam a nada e nunca são verdadeiras. Quando o seu parceiro tem queixas, peça-lhe para mudar de observações globais de exasperação para exemplos específicos para que você possa entender exatamente o que ele ou ela está falando.
Quando você tem reclamações, faça o seu melhor para dar seus exemplos de maneira clara, de modo que seus parceiros possam entender o que você esta dizendo.
7. Encontre pontos de concordância. Quase sempre existem partes de um conflito na quais pode haver pontos de concordância. Encontre um assunto em comum, mesmo que seja para concordar que existe um problema. Isso é um importante começo para encontrar uma solução comum.
8. Procure opções. O combate entre o casal termina quando começa a cooperação entre eles. Pedindo educadamente sugestões ou alternativas demonstra um convite à colaboração.
Uma análise cuidadosa das opções mostra respeito. Ofereça alternativas de seus próprios pontos-de-vista que também pareçam dispostos a tentar algo novo.
9. Aprenda a fazer concessões. Pequenas concessões podem reverter a situação. Se você der um pouco de compreensão ao outro, vai abrir espaço para que a outra pessoa faça concessões também, que pode levar a compromissos maiores.
O compromisso não tem que significar que você tem que concordar em tudo um com o outro, mas às pode encontrar um acordo ou uma solução que seja viável para ambos.
10. Faça as pazes. Procure nunca ir para a cama com raiva. O mais importante no relacionamento é saber entender o outro, mesmo com diferentes argumentos. Às vezes, isso significava que o casal fique conversando até muito tarde, até que cheguem a um compromisso viável.
Outras vezes, significava que um ou outro resolveu o problema realmente, e que ele não era importante o suficiente para acabar com o sono do casal. Desde se dê valor ao casamento, as pessoas devem tentar conviver bem a maior parte do tempo.
Quando discordam um do outro, alguém faz uma oferta de paz dentro de seu próprio lar. Algumas pessoas ainda amam uma a outra depois de anos de conflitos inevitáveis que ocorrem quando vivemos com outra pessoa
Considerações Finais
Viver em companhia de alguém que amamos, mas que discorda da maioria das coisas que pensamos ou sentimos é realmente algo muito difícil, mas não impossível.
Alguns casais se separam, pois entendem que precisam de outras pessoas que pensem iguais a eles, mas outros continuam juntos por muitos anos, pois entendem que acima de qualquer discussão em virtude de uma opinião contrária, existe o verdadeiro amor que os une.