O Poder do Elogio No Relacionamento

O Poder do Elogio No Relacionamento

Se todos soubessem e fizessem mais elogios sinceros, certamente não haveria a necessidade de tantas críticas.

É incrível o poder transformador que o elogio tem. Ele pode transformar uma pessoa sem ânimo, sem coragem, derrotada em uma outra cheia de vontade de lutar.

Um elogio sincero pode salvar o dia de uma pessoa. Se ele for feito a alguém que está passando por momentos difíceis, deprimido e com problemas com a autoestima, ele pode chegar como uma verdadeira injeção de ânimo, de encorajamento. E mesmo se não for esse o caso, um elogio sincero sempre faz bem.

Vive-se de uma forma tão tumultuada com uma rotina às vezes tão stressante que as oportunidades de se fazer um elogio merecido a alguém, muitas vezes não são aproveitadas. O que é lamentável. Por outro lado, a crítica acontece o tempo todo. Com um simples elogio, você pode despertar em alguém o desejo de ser melhor, mais útil, mais generoso… Muitas vezes, até por orgulho e egoísmo usa-se mais as criticas do que os elogios.

Pense em quantas vezes você já foi ajudado em seu trabalho por alguém que tem uma função inferior à sua. Por acaso você lembrou de elogiar a ajuda que recebeu e agradecer a quem o auxiliou ou pensou como tanta gente faz, que aquele que lhe ajudou não fez mais do que a sua obrigação.

Muitas vezes, quando alguém não é bem atendido em um determinado local ou situação, reclama, critica, denuncia, põe para fora toda a indignação que sente por não ter sido atendido como  merecia. Porém, se ao contrário encontra uma pessoa que o atende com gentileza e educação, procurando de todas as formas atendê-lo no que deseja não lhe faz nenhum elogio. Incrível como muitas pessoas são, gostam de receber elogios, mas se esquecem de elogiar.

O elogio tem um enorme poder de transformar pessoas e situações. Porque, se uma pessoa muda com um elogio que recebe, de repente ela é capaz de mudar uma determinada situação onde está envolvida.

Provavelmente essa falta de elogios que percebemos, se deve à cultura que temos. Onde está estabelecido que fazer algo bem feito não passa de obrigação. Bem, segundo essa forma de pensar que nos é ditada pela nossa cultura, não há necessidade de elogiar alguém por algo que fez bem feito. Deixando os elogios, portanto somente para algumas situações muito excepcionais. Porém, a mesma cultura não impede que as críticas aconteçam o tempo todo.

Se as pessoas tivessem conhecimento ou parassem para pensar na força de transformação que tem o elogio, elogiariam muito mais vezes e criticariam menos.

Vamos Refletir Sobre Algumas Situações Que Acontecem No Nosso Dia A Dia?

  • Um motorista de ônibus parou fora do ponto para que um passageiro embarcasse. Alguém pensa que ele merece um elogio ou todos acreditam que ele não fez mais do que a sua obrigação?
  • Em uma empresa um funcionário se esforça para cumprir uma meta. Ele consegue após horas de serviço extra. Merecia um elogio, porém o chefe pensa como muita gente… O empregado fez o que ganha para fazer.
  • Na escola, muitas vezes a criança faz o máximo que consegue dentro daquilo que aprendeu. Se receber um elogio pelo que conseguiu realizar usará como incentivo para tentar fazer melhor. Porém, se o professor (a) não reconhece o seu esforço e dispara críticas só vendo o que ele não conseguiu fazer, estará abalando a segurança e a autoestima da criança. Ela, perderá a motivação para melhorar.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=PWSMOxOlOac[/youtube]

Os elogios fazem um bem enorme e não custam nada a quem os faz. A falta de elogios acontece também dentro de casa, em família, onde as pessoas geralmente pensam que não há a necessidade de elogiar por coisa alguma. Como está enganado quem pensa desse modo! Os elogios são necessários para se viver melhor. Imagine a dona de casa: Prepara o almoço para a família, com todo o cuidado e carinho. Escolhe os alimentos, procura agradar de acordo com a preferência de cada um, faz de tudo para que todos fiquem satisfeitos. A família se senta à mesa e come com gosto. Parece que todos aprovaram. Mas, ao terminarem de almoçar, deixam a mesa e se retiram sem um único elogio para a pessoa que se esmerou para satisfazê-los. Esse tipo de situação ocorre todos os dias em muitas casas e, acredite todos os dias muitas pessoas deixam de receber um elogio que as deixariam tão felizes.

É necessário que se passe a observar com mais atenção tudo o que se passa ao redor e principalmente dentro de casa, com a família. Pequenas atitudes praticadas por cada um que fazem com que a vida seja mais alegre, mais amena, mais completa. E, elogiar sempre, ainda que seja por pequenas coisas do dia a dia. Coisa que são feitas sem nenhuma intenção de se obter algo em troca.

Acontece muito também de um filho chegar em casa super feliz por ter conseguido uma nota (não é a nota máxima) alta no colégio e escuta de seu pai que ele precisa estudar mais para conseguir tirar um 10. Ao invés de uma observação como essa esse pai deveria ter elogiado o filho pela nota que conseguiu. Certamente, para a criança o elogio seria muito mais positivo.

Os elogios devem ser feitos de maneira sincera em todos os lugares e, em todas as situações onde eles couberem como: no trabalho, na escola, na rua, entre amigos e principalmente dentro da família.

Dentro de uma empresa, quando um chefe elogia um empregado por algum tipo de trabalho bem feito, é como se ele tivesse naquele momento ligado ao empregado um dispositivo novo, fazendo com que ele se sinta valorizado e melhorando sua autoestima. O elogio recebido do chefe desperta no empregado a vontade de continuar fazendo cada vez melhor.

Assista esse vídeo, sobre o poder do elogio.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Nx7cVIt-Jqk[/youtube]

Talvez por conta de nossa cultura, elogiar seja uma coisa tão rara, que ao receber um elogio, muita gente se sente constrangida. Mas, a dica para quem recebeu é agradecer e procurar merecer novamente. E, para quem o fez é continuar fazendo. Elogiar faz bem para os dois lados.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Relacionamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *