Namoros Doentios: Como Superar O Ciúme Excessivo das Pessoas

Como a Relação Doentia Pode Atrapalhar Os Relacionamentos Amorosos

Como parar de ser ciumento e evitar uma relação parasita que corrói a sua vida amorosa
.
“Não é o amor que é cego, mas o ciúme.”

Cena de Um Filme

Uma Mulher diz a um amigo de seu namorado:

“você pode, por favor, fazê-lo entender que eu o amo”. “Eu não quero mais ninguém. Mas o ciúme insano dele vai nos separar, a menos que algo mude.”

O namorado em questão admitiu que quando saia em público, insistia para ela sentar em direção a uma parede de modo que não pudesse ver (ou ser visto por) outros homens em potenciais atrativos.

Se ele descobria que ela estava conversando ou brincando com os vizinhos ou colegas masculinos, ele imediatamente dizia que ela estava tendo um caso com eles.

Ela tinha parado de ver um bom amigo homem que tinha conhecido desde a infância, por ciúmes e ele tinha “proibido” dela conversar com um homem casado de 70 anos de idade, que morava ao lado. Isto era de enlouquecer qualquer pessoa.

O ciúme do namorado era abrangente, desde atores de cinema atraentes do sexo masculino passando por professores do sexo masculino, e até de seus filhos pequenos.

No primeiro momento a mulher antes de perceber o quão destrutivo seu namorado viria a se tornar ela tinha ficado lisonjeada pela intensidade de suas atenções ciumentas, afinal, ele mostrou que se importava com ela, certo?

Mas a ansiedade constante, a perda de sua liberdade, e o total controle (ele ligava a cada meia hora, para ver se ela tinha com uma amiga), foram verdadeiras torturas para ela e também para ele.

Analisando a Cena Acima

A maioria das pessoas sente um pouco de ciúmes, às vezes, especialmente quando elas têm fortes sentimentos de atração e amor por seu parceiro, e ciúmes, ocasionalmente, podem acrescentar conflitos em um relacionamento. Mas, assim como uma faísca pode iluminar um quarto, uma chama pode queimar o chão. Então, o que está por trás de ciúme e da relação doentia?

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=R3hSpc1895c[/youtube]

Qual O Lugar do Ciúme Em Um Relacionamento Assim?

Na raiz do ciúme está o medo da perda. Como muitos parceiros ciumentos, na história descrita acima o namorado tinha receio de perder seu relacionamento, perder sua autoestima, e até mesmo o respeito temendo como seus amigos iriam vê-lo se ele fosse “feito de bobo”. O medo faz com que as pessoas tenham sentimentos de insegurança.

Quando o medo diminui, o mesmo acontece com a inveja. Mais do que sentimentos de medo, o ciúme também leva a uma miscelânea de outras emoções, como a raiva, o ódio do amor dos ‘rivais’, nojo às vezes aversão, e desesperança.

Então, por que uma pessoa pode ficar com ciúmes? No caso da história descrita acima e ex-mulher do namorado o tinha traído e ele nunca conseguiu superar isso, e ele agora estava criando ameaças “imaginárias”.

Todos nós achamos que é ótimo ter “uma boa imaginação”, mas ele a estava usando sua para atormentar a si mesmo e a sua atual namorada. Nesse caso é uma situação patológica.

Claro, se o seu parceiro for continuamente atraente e sexy no trato com outras pessoas, então o ciúme é totalmente justificado. E, talvez, todo o relacionamento precise ser reavaliado.

Mas aqui vamos focar em ajudar a pessoa que senti excessivamente ciumenta, tornando a relação doentia (que quer dizer, não há nenhuma evidência real ou comprovada que seu parceiro seja ou foi infiel a você).

Algumas vezes também existe o ciúme sexual, quando o marido/esposa tem até ciúmes da quantidade de tempo que o seu parceiro passa com sua mãe ou filhos.

Então, como podemos começar a quebrar o ciclo do ciúme, recuperar o autocontrole, e parar de dirigir os nossos parceiros como loucos?

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=jl3JsNc46R0[/youtube]

1) Pode Parecer Banal, Mas Que Tal Você Acreditar No Seu Parceiro?

Sim, acredite em sua palavra. Se eles mentirem para você, então eles não estão fazendo ninguém de tolo a não ser a si mesmos, lembre-se disso.

Tem sido dito que a confiança é a base de qualquer relacionamento. É muito ultrajante para o seu parceiro que você sempre duvide de sua palavra ou da decência de seu comportamento. O questionamento constante pode até mesmo ser tão doentio quanto ter um caso em longo prazo.

Você ainda vai desconfiar de seu parceiro por um tempo (por puro hábito), mas vai encontrar a força para começar a agir como se você acreditasse nele.

Se você já fez uma verificação de que como eles realmente eram antes de conhecê-lo, onde eles diziam que iam quando estavam sozinhos, então pare de fazer isso. Quando eles disserem que te ama, acredite neles.

2) É Mais Fácil Falar do Que Fazer, Mas Pare de Se Comparar Com Os Outros.

Alguns (nem todos) sentimentos de ciúme são impulsionados pela baixa autoestima. “Como eles poderiam me amar”? “Eu não entendo como uma pessoa como ela poderia se sentir atraída como alguém como eu”!

Nenhum de nós é capaz de entender exatamente por que alguém nos ama. Claro, você pode ser capaz de apreciar qualidades atraentes em si mesmo, mas considere o seguinte:

Há pessoas mais bonitas, mais ricas, mais engraçadas, mais inteligentes, mais jovens em torno de todos nós, mas estas são as qualidades de um “produto”.

Se ele ou ela te ama, vai ser por causa de uma qualidade indefinível, extra que você tem que não poderia mesmo explicar, uma parte profunda da sua integridade que conectada transcende a aparência, a juventude, a riqueza e assim por diante.

Algumas das pessoas mais amadas da história têm estado bem abaixo na lista quando se trata de aparência ou riqueza. Pare de tentar saber o motivo por que eles podem eventualmente gostar de você.

3) Pode Ser Um Pensamento Terrível, Mas Esteja Preparado Para Perdê-las.

Nem todo ciúme é impulsionado pela baixa autoestima, e isso é certo. Pessoas com esse sentimento elevado podem experimentar ciúme intenso, se eles tendem a se sentir eles mesmos como sempre o centro das situações.

Pessoas assim tendem a olhar para as outras como propriedade material. E talvez elas simplesmente não queiram compartilhar essa “propriedade”, com mais ninguém, nem deixar que seu parceiro inocentemente sorria ou conviva com outra pessoa.

Mas as pessoas não são objetos ou brinquedos para serem constantemente vigiadas. Para amar alguém corretamente, precisamos estar preparados para perdê-la. Pensando dessa forma, iremos aproveitar cada momento que passarmos juntos delas, sem nos preocuparmos com mais ninguém.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Relacionamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *