Manter uma família unida na modernidade é algo bem complicado. Com a vida agitada os membros de uma mesma casa acabam por ter atividades tão diferentes que mal se veem, mesmo morando em uma mesma casa. Algumas famílias acabam por se tornar separadas, com vidas individuais e não conversando tanto. Mas, se você quer manter a família unida, alguns hábitos antigos podem ajudar a fazer isso.
Tente Manter Todas as Refeições como um Plano de Família
Uma das melhores formas de fazer crianças, adultos e idosos de uma mesma casa é nas refeições. O momento é curto, as vocês podem falar sobre como vai ser o dia no caso do café da manhã ou como foi o dia no caso do jantar. Não gastam nada para se encontrar e ainda podem curtir um ao outro, suas manias e trocar risos e selinhos antes de ir trabalhar.
Um jantar em família pode ser uma boa pedida para se programar todos os dias. É um dos turnos do dia em que as pessoas costumam sempre estar em casa juntas, seja com pouca ou muita fome. Vocês podem manter a rotina de todos os dias, não importa o que aconteça, vão esperar todos chegarem para jantar. Pode ser uma tradição de família até.
Crie Momentos de Lazer com Todos
Todo mundo precisa se divertir para relaxar, e se isso é feito em família melhor ainda. Não precisam ir todos para uma boate, mas curtir momentos importantes e simples é uma forma de unir todos os membros. Pode ser uma praia, piscina, clube de campo ou outro espaço bacana para todos. Se tiver crianças, pense em um local que os pequenos possam curtir e os adultos possam conversar como um bar com parque e videogame para crianças, ou uma clube de campo.
O lazer pode ser também uma atividade manual compartilhada. Os membros podem fazer artesanato juntos, pintar, dançar ou algo divertido. Pode ser uma atividade semanal para todos curtirem, dos menores aos maiores. O importante é manter a rotina constante e, se cancelar em uma semana, compensar na próxima para não perder o ritmo.
Crie Momentos a sós com cada Membro da Família
Sabe aquele pai que só fica com os filhos em fins de semana e na coletividade e o pai odeia? Seja o pai oposto, aquele que você lembraria como alguém especial a curtir sempre uma pelada com você, ou jogar dominó…algo bacana e apenas de vocês. Quanto mais especial e única for a atividade, melhor ainda. Você pode não ser um super pai ou super mãe, mas tente fazer algo com cada filho e membro da família para tornar sua presença e a vivência de grupo importante e única.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=6-Az9y9u7Dk[/youtube]
Momentos especiais entre as pessoas acaba por criar um laço especial entre pai e filho, esposa e marido ou sobrinho e tio. Cria momentos dos quais você pode lembrar no futuro como felizes, eternizar cada relação com os familiares e criar uma relação muito mais que um laço sanguíneo, mas de carinho e afeto e amizade.
Ouça Antes de Brigar
Ouvir é um hábito que ajuda casais, relacionamento com filhos e até em seu ambiente de trabalho. Não sabe quem quebrou? Então não grite e deixe todo mundo de castigo. Converse, escute e ouça todas as partes envolvidas. Se não encontrar uma solução, então apenas aguarde. Não brigue antes de saber o motivo. O silencio é uma virtude e saber ouvir irá lhe diferenciar da maior parte das pessoas do mundo.
Deixe uma Porta Aberta para um Dialogo Amigo
Tenha o hábito de conversar também. Você com certeza ouviu alguns amigos comentando o quanto são frustrados porque não possuem oportunidade para conversa francamente com seus pais e suas mães. Não deixe que esse erro seja cometido em seu núcleo familiar. Mesmo que em pequenas palavras, converse sempre, ouça e se mostre um amigo para todas as horas, sempre ouvindo mais que falando. O poder de ouvir e deixar uma porta sempre aberta para o dialogo ira deixar com que seus filhos o procurem em primeira mão, como primeiro contato, sinal de uma confiança forte e mutua.
Pratiquem Esportes Juntos
Além de serem pessoas mais saudáveis, vocês também serão uma família unida. Praticar esportes pode ajudar pai e filho a interagir melhor e quem sabe criar vínculos mais fortes, de amizade e companheiros. Não precisam ser competidores, mas podem sair para treinar artes marciais, ou correr no parque, jogar futebol, basquete ou algo que o pai saiba bem e queira ensinar aos filhos. Contudo, nada de estimular algo que o pequeno não queira.
Pais Devem Estimular os Filhos a Estudar
Você pode não entender bem o assunto, mas não deixe que seus filhos percam o ritmo. O estimulo a leitura e o estimulo ao estudo é um dos hábitos mais saudáveis que filhos e pais podem compartilhar. É importante para o futuro dos pequenos e jovens adultos, que vão precisar de estudo para concursos públicos, empregos ou universidade. Quem sabe seu filho pode se tornar um grande mestre ou PHD por tanta boa vontade dos pais em ajudar nos estudos.
Estimule a Todos em suas Atividades
Pequenos sucessos são importantes para cada um, em pequenos níveis ou grandes níveis. Para uma mãe uma medalha por desenhar uma casa é algo pequeno, mas para uma criança de cinco anos é um sucesso conquistado e estar à frente de todos os seus colegas de sala de aula. Pense no quanto esta pequena medalha representa para seu filho pequeno! Pequenas conquistas devem ser ovacionadas pelos pais, mesmos estes acreditando não serem grande coisa porque sabem que eles podem fazer mais.
Tente fazer a melhor expressão possível quando um membro de sua família vier com uma promoção, mesmo pequena e sem aumento de salário. Se seu marido conseguiu um elogio de um amigo e isso é importante para ele, elogie também! O apoio familiar é um dos hábitos mais importantes para manter a família unida e um relacionamento saudável entre os membros.