As Dificuldades no Relacionamento Sogra e Nora

Relacionar-se com a sogra nem sempre é uma das coisas mais simples de se fazer. Mas a sogra vem no pacote, e muitas vezes ela não é a pessoa mais agradável da relação. Contudo, ela é uma figura presente em qualquer casamento ou até mesmo no namoro e dominar esta relação é preciso. Seja qual for a dificuldade, é necessário superá-la para a harmonia em seu lar.

Problemas Com a Sogra

Problemas Com a Sogra

Ciúmes É Um Dos Maiores Problemas Entre Nora e Sogra

Um dos principais motivos pelo qual sogra e nora não se dão bem são os ciúmes. Mães são apegadas a seus filhos e não curtem a ideia de ele ser cuidado e amado por outra pessoa. Quanto mais apegada é a mãe a seu filho, mais haverá problemas com a sogra. Ela não costuma ver com bons olhos outra pessoa sendo responsável pelo bem estar de algo seu, algo que veio dentro de si. Parece ilógico de entender para algumas esposas, pois criamos filhos para o mundo e para crescerem e terem sua própria família, mas não para as mães.

Ciúmes é um sentimento forte e bem impensado. Ele causa consequências drásticas na relação entre homem e mulher e muito mais entre sogra e nora. Com tal sentimento permeando, sogras tendem a ser bem possessivas e se fazerem presentes em todos os momentos do casamento. Às vezes com visitas surpresas, outras vezes com ligações no meio da noite para saber como anda ‘seu filho’ e em alguns casos com brigas por querer ser informada de tudo.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=r-svjnGJE1E[/youtube]

Modo de Educação dos Filhos Causa Entraves Entre Sogra e Nora

Outro dos maiores motivos para sogra e nora ficarem em eterna batalha é quanto a criação dos filhos. Não se pode esquecer que uma sogra é uma mãe e com isso com muita experiência. Mães guardam aprendizado e costumam passar adiante para seus filhos cuidarem de seus netos como elas cuidaram. Até o momento tudo bem. Mas e se a sogra acredita que seu método é o único eficiente? Algumas mães de esposos costumam considerar-se experts por terem criado tão bem seus filhos e acabam por condenar a educação familiar das noras, começando ainda um novo debate.

O maior problema em educar filhos entre sogra e nora é a diferença de idade. As sogras costumam ter ao menos vinte anos de diferença entre quando educou o seu filho e quando sua nora está educando seu neto. Em 20 anos, duas décadas, muitas metodologias foram descobertas, muitos novos métodos de curar doenças surgiram e algumas metodologias de educação já não existem mais. As palmadinhas, por exemplo, comuns na década de 60 em crianças desobedientes, são consideradas erradas hoje em dia e uma forma violenta de educar filhos. Para sogras com mais de 50 anos, contudo, apenas com a voz de autoridade não é possível criar filhos, sendo a punição necessária. Começa ai um novo debate.

A forma de gerir a casa costuma causar algumas batalhas entre nora e sogra também. A sogra, mais experiente e dona de casa antiga, conhece as formas e macetes para uma casa bem arrumada e não vai deixar passar deslizes da esposa do seu filho. Acaba por ser um corretor presente e bem constante dos erros dos esposa, causando não apenas desgotos, mas profunda tristeza da nova companheira do seu filho e do começo de uma família.

Brigas Entre Sogra e Nora Podem Gerar Conflito no Casamento

O pior papel nesta disputa por atenção é o do filho, ficando este entre a mãe e a esposa. Alguns não tomam partido e acabam por sair da linha de frente da batalha, deixando a esposa abandonada e a mãe solitária. A esposa não pode usar seus amigos e parentes como aliados, mas a sogra costuma usar seu marido e seus demais filhos para provar que possui total razão em seus argumentos.

Aprenda a Se Relacionar

Aprenda a Se Relacionar

O papel do homem neste problema não é fácil. Como estar contra a sua mãe e contra a sua esposa? A esposa é sua nova companheira, mas a mãe é sua mãe, acima de tudo. Um dito popular costuma dizer: “existem ex esposas, ex amigos, mas nunca ex pai e ex mãe”. Este pensamento é o mais importante para lembrar ao filho que ele deve sempre ficar do lado da mãe, diminuindo a moral da esposa e causando profunda tristeza na mesma.

Limites São Recomendáveis

Para se ter um núcleo familiar estável, os limites são recomendáveis na presente da sogra na vida do casal. Obviamente ela não vai aceitar isso de bom grado, pois mães não gostam de ter sua autoridade diminuída diante dos filhos. Mas impor limites é necessário. A sogra teve a chance de construir seu núcleo familiar, agora é a vez de o filho construir o dele e aprender com os próprios erros. Esposo e esposa precisam manter a unidade familiar da forma a qual acreditam estar fazendo certo, e aprender com seus erros. Caso isso não aconteça, o filho irá tirar uma lição e não errará mais.

A melhor maneira de impor limites na presença da sogra na vida do casal é evitando o seu contato com assuntos importantes. Uma opinião é sempre vem vinda, mas nada mais que isso. Assuntos como brigas do casal, notas baixas dos filhos e finanças devem ficar entre o casal. Evite comentar sobre isso com a sogra, pois ela vai se sentir parte da família e acabar por estar sempre presente em conflitos, dando sua posição que algumas vezes diverge 100% na opinião do casal.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=KvrI_uv3g0s[/youtube]

Uma Conversa Amigável Pode Ajudar a Resolver o Entrave

Uma conversa pode ajudar a resolver problemas mais simples como a presença constante da sogra. Ela não precisa se sentir excluída e pode sempre fazer visitas, mas com moderação e como de fato uma visita e não uma presença constante ou uma juíza a avaliar a conduta do casal. A nora pode expor seu ponto de vista e se mostrar disponível a acertarem os pontos, quem sabe se tornando amigas no futuro.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Relacionamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *