Formas de Evitar o Estresse no Relacionamento

O stress tem uma forma insistente e poderosa de minar todos os aspectos da nossa saúde e felicidade. Em nenhum lugar isso é mais óbvio que nos relacionamentos mais próximos e mais valorizados. As ansiedades e pressões da vida diária ou uma economia em crise tendem a afetar o relacionamento, como também a própria pressão de estar em um relacionamento também. Muitos são os motivos que causam estresse a um casal, mas há formas de evitar tais problemas e bem eficientes.

Tire Suas Dúvidas

Tire Suas Dúvidas

Quando estamos estressados, precisamos sentir a nossa casa como um porto seguro onde podemos encontrar alívio e conforto. Um relacionamento feliz pode fazer toda a diferença em momentos difíceis. Infelizmente, mais e mais casais estão experimentando a influência de divisão de estresse fora em seu relacionamento com seu companheiro.

Existem medidas a serem tomadas para proteger a felicidade de nossa relação durante tempos difíceis? Quando a pressão sobe, há alguma maneira para que os casais realmente se aproximarem, em vez de permitir que seu relacionamento seja destruído por pressão dentro e fora da relação? Tratadas corretamente, experiências desafiadoras podem realmente unir os casais. Isto não quer dizer que os casais vão ficar imunes ao stress, mas sim que podem trabalhar juntos e enfrentar os seus desafios como uma parceria unificada pode aprofundar a sua ligação e adicionar uma nova profundidade a sua relação.

Tenha Mais Pensamentos Positivos

Se acontecer alguma coisa que você não tem nenhum controle sobre ela, não piore as coisas pensando no pior. Se seu namorado ou namorada perde o emprego, não ajuda em nada pensar que você vai ter mais gastos, podem perder seus bens ou o outro jamais vai encontrar um emprego logo. Um casal trabalhando junto de uma forma criativa pode ser capaz de transformar este desafio em uma oportunidade. Esta é a hora de deixar seu brilho de parceria sair de dentro de você.

Segundo os grandes pensadores modernos e alguns livros de auto ajuda, pensar positivo atrai boas coisas. Mantenha o foco em coisas boas e você pode ter uma corrente do bem a seu favor.

Não Se Culpe e Nem Jogue a Culpa No Outro.

O jogo da culpa é muito destrutivo para uma relação e nunca contribui para bons frutos no casal. O objetivo é se aproximar do outro como um casal, e não afastar culpando ou tratando mal. Criticar o outro só vai dividir a relação. Criticas e jogar a culpa no outro não irá fazer as contas serem pagas, um novo emprego surgir ou algo quebrado voltar a funcionar. Apenas ajuda a manter o ambiente de tensão entre o casal.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Z2bVCQ8_4x4[/youtube]

Reconheça As Preocupações do Seu Companheiro.

Se algo der errado, é fácil se transformar em uma pessoa defensiva quando o nosso parceiro expressa as suas preocupações. Isso pode se transformar em um longo e árduo confronto de poderes, e em nada ajuda o casal a ficar em harmonia. Às vezes para uma vida em casal é preciso colocar o ego de lado e reconhecer as preocupações do outro, que podem não ser as mesmas que você mas são importante para ele ou ela. Se vocês são verdadeiramente parceiros, devem estar juntos mesmo para trocar um botão de camisa. Isso significa que, provavelmente, têm preocupações semelhantes, mas em alguns pontos elas diferem. O que é besteira para você pode não ser besteira para o outro.

Responda Em Vez de Reagir a Um Questionamento do Companheiro.

Responder, em vez de reagir a um questionamento. A diferença entre uma resposta e uma reação tem a ver com a quantidade e o tipo de emoção que está envolvida. Quando reagimos por instintos a notícias ruins, é muito provável que a reação venha com um forte componente emocional negativo. Se optar por responder em vez de reagir, nossa reação impensada será atenuada pelo desejo de manter a paz e a unidade no relacionamento. Uma resposta permite espaço para mais emoções positivas como compaixão e compreensão.

Honre Os Sentimentos do Outro

A maneira como homens e mulheres respondem ao estresse é muito diferente. Para o homem, pode parecer que ela está colocando muita importância emocional em uma pequena situação. Para a mulher, pode parecer que ele está apenas ignorando o problema. Reconhecendo que pessoas manifestam preocupações de maneiras diferentes, fica mais fácil honrar os sentimentos do companheiro. O fato de que expressamos sentimentos de forma diferente não significa que forma uma pessoa é mais válida do que a outra ou uma deve ser ouvida e a outra ignorada, apenas que elas são diferentes.

Ouça Mais

Ouça Mais

Saiba Qual a Origem do Estresse na Relação.

Se há estresse na relação, é preciso descobrir de onde ele está vindo. Se a fonte de estresse é externa (fora da relação), não é preciso tratá-la como um problema de relacionamento. Estatisticamente, as questões de dinheiro representam mais problemas de relacionamento do que qualquer outra fonte. Mas, na realidade, o dinheiro é um problema financeiro. Ele só se torna um problema de relacionamento se você deixar. Trabalhar juntos com o parceiros é uma maneira muito mais eficaz de resolver problemas financeiros.

Trate Seu Companheiro Com Respeito.

Há um velho ditado de que a familiaridade gera desprezo. Infelizmente, temos a tendência de ficar menos amigos e menos amorosos quando estamos estressados. A última coisa que queremos fazer nessas condições é ser desrespeitoso com a pessoa ao lado que se compartilha um sentimento. Na realidade, não é a familiaridade que gera desprezo, é a falta de respeito e consideração. Você pode promover a unidade da relação tentando deixar o máximo de problemas fora do relacionamento, independentemente dos desafios a serem estressados. Se estiver nervoso, passe uma hora jogando, vendo TV e depois volte para casa. Evite descarregar no outro.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=N4WsvRR51hM[/youtube]

Saiba Diferenciar o Relacionamento e o Problema.

É vital sempre reconhecer a diferença entre a relação real e os problemas e desafios que enfrentamos. O amor que você sente por outra pessoa precisa ser protegido dos problemas encontrados. Confundir os dois é suicídio do relacionamento. Para fazer isso, precisa-se trabalhar nos sentimentos, no respeito ao próximo e sempre manter o clima estável e tranquilo. Procurem hobbies para tranquilizar a mente ou simplesmente fujam, ao menos por um dia, do estresse indo a uma praia, piscina ou jogando vídeo game. O que vale é relaxar. Na volta, os problemas ainda estão lá para serem resolvidos, mas serão melhor recebidos pelo casal.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Relacionamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *