Dicas Para uma Relação Pacífica com o Ex

Perceber que o relacionamento perdeu o seu encanto e que seria melhor colocar um ponto final em todos os últimos anos que o casal passou junto nunca é fácil. Ainda assim, o que é ainda mais difícil é ter uma relação pacífica com o ex. Nesse artigo veremos como se isso é possível.

Aspectos a Considerar em uma Separação

Não importa o que aconteceu durante o relacionamento, todo mundo merece uma conversa mais longa e saudável sobre o passado e algumas explicações sobre o que nos fez tomar essa decisão.

Para terminar um relacionamento e apesar de tudo, ter uma boa convivência com o ex, primeiro de tudo, a coisa mais importante é perguntar a si mesmo: Você estaria mais feliz se os dois não estivessem mais juntos? Pense sobre isso mais uma vez e, se for necessário, escreva uma lista de prós e contras sobre o seu relacionamento.

Separação

Separação

Além disso, certifique-se que você nunca decidiu romper o relacionamento no calor da discussão e nunca ameaçou seu parceiro com um possível rompimento. Depois de tudo isso, se a sua resposta ainda for sim, então você realmente gostaria de acabar a relação com a sua outra metade.

Dicas Sobre Como Separar-se Pacificamente

Quando o casal consegue se separar de maneira pacifica, a tendência é manter o relacionamento com o ex nesse mesmo nível. Por isso considere essas dicas no momento as separação, e construa uma futura relação pacifica com seu ex.

  • Faça a outra parte ser a primeira a saber sobre o rompimento. Nunca diga a seus amigos que você está planejando acabar com seu relacionamento. E com isso, não deixe que o seu parceiro possa saber desse fato através dos outros em primeiro lugar. Esse rompimento só interessa apenas a você e seu companheiro.
  • Nunca jogue para ganhar tempo. Isso só vai criar mais dúvidas em você. Mas lembre-se: se você vir que o seu futuro o ex terá dias ruins, então não os torne pior ainda para vocês dois.

Espere pelo menos um, dois ou três dias. Rompa apenas quando ambos estiverem calmos e forem capazes de falar em particular, sem que ninguém possa interromper ou interferir.

  • Seja honesto e dê respostas sinceras para as questões que a outra parte possa vir a pedir de você durante a conversa de rompimento.
  • Seja direto, diga a razão principal para o rompimento. Nunca dê uma lista completa de problemas, e tenha em mente que o objetivo é acabar com o relacionamento e não prejudicar emocionalmente seu futuro ex.

Diga-lhe o maior problema que não pode ser resolvido e se concentre nisso. Se for um problema recorrente, não vá chocar nem ferir a outra parte desnecessariamente. Não complique ainda mais a situação pelo excesso.

  • Não basta pedir uma pausa. Esta é a pior coisa que se pode fazer. Com isso, você iria deixar algumas portas abertas e sugerir que talvez no próximo / distante futuro vocês poderiam ficar juntos novamente. Você não pode fazer isso com o seu parceiro, não prolongue seus sofrimentos.
  • Rompa o relacionamento cara a cara. Nunca através de e-mail, sms ou por telefone. Isso é humilhante e sugere que você não teve nenhuma consideração em relação à outra parte. Tenha coragem suficiente para acabar uma relação amorosa, olhando bem nos olhos da outra pessoa.
  • Faça isso no lugar certo e privado. Nunca brinque em eventos familiares, após a relação sexual ou nas suas férias. Escolha um lugar calmo e neutro, se necessário, mas o melhor é que se fazê-lo em sua casa.
  • Ouça o seu futuro ex, deixe-lhe perguntar ou dizer o que querem. Além disso, se vocês dois vivem juntos falem sobre como e quando vão querer se separar. Respeite o que o seu parceiro pedir.
  • Tenha em mente a atitude correta. Sempre se comporte normalmente e procure nunca fazer um grande drama do problema. Além disso, não seja rude ou machuque a outra parte desnecessariamente.
  • Aceite e admita sua responsabilidade e seus erros. Pois não basta culpar a outra parte. Por outro lado, nunca diga ”Não é você, sou eu”, já que este é apenas um clichê irritante e ofensivo que deixa um monte de perguntas sem resposta para o seu ex.
  • Esteja pronto para algumas lágrimas, discussões, questionamento, e pedidos. Mas nunca levante a voz, mesmo que o seu parceiro comece a gritar em primeiro lugar. Deixe-o se acalmar e continue a falar depois.
  • Mantenha distância após a separação. Se você sabe que não há chance de voltar a ficarem juntos novamente no futuro, nunca tente ou deixe prolongar a agonia de vocês dois. Sejam somente amigos, se necessário, mas procurem não se verem muitas vezes.

Depois de algum tempo, quando os sentimentos dos dois já estiverem resolvidos, você pode encontrá-lo de novo, mas nunca deixar a outra parte começar a ter esperança novamente. A amizade deve ficar clara logo no início da separação.

Na vida real, pode ser difícil manter relacionamentos com seu ex. Aqui estão alguns conselhos que podem ajudar:

1.Não fale demais: quando falamos muito o mais provável é dizermos alguma coisa fora de hora ou inconveniente. Mantenha conversas simples, especialmente quando você sabe que seu ex é sensível.

2.Não reaja a uma discussão ou diferença de opinião: Os conflitos pioram quando nenhuma das partes está disposta a recuar. Há momentos em que você pode ver que a pessoa à sua frente está totalmente errada e injusta. Mas no calor do momento, não há nada que você diga que fará sentido para ele ou ela.

Espere a outra pessoa se acalmar. Então, depois de refletir sobre as possíveis razões para o comportamento dela e pensando em uma solução positiva, conduza-a a manter a calma. A meditação diária torna isso fácil de fazer.

3. Não tire conclusões: tente ser amigo de seu ex e conversar como ele principalmente se vocês têm filhos juntos. Se o ex não chamá-la/o tão frequentemente como você gostaria, não concluir que ela/ele tornou-se indiferente ou arrogante.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=61CyfJ_Gg4o[/youtube]

Nós às vezes fazemos coisas simplesmente porque queremos, mas não porque temos a intenção de machucar alguém. Se a maioria de nós conseguisse entender isso, a maioria dos conflitos poderia ser evitada.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Relacionamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *