Dependência Emocional: Como Lidar?

Quando saber se o que sentimentos é amor ou dependência emocional? As vezes não sabemos distinguir ao certo o que se passa e tudo aquilo que pensamos ser amor, nada mais é que dependência emocional.

  • Mas teoricamente, o que vem a ser Dependência Emocional?

Dependência Emocional é  um estado no qual a pessoa sente-se totalmente dependente de outra pessoa para que possa sentir-se segura e funcionar adequadamente.

Dependência Emocional: Como Lidar?

Dependência Emocional: Como Lidar?

O dependente emocional acredita que a presença e atenção constantes de outra pessoa são necessárias para o seu bem estar e segurança pessoal.

  • O dependente emocional

O dependente emocional demonstra uma dependência afetiva em relação a uma outra pessoa. Ele necessita da aprovação, aceitação e reconhecimento do outro para lidar com as situações da vida, pois não acredita no seu próprio valor, no seu poder de tomar decisões, de fazer escolhas e até mesmo na sua capacidade de conquistar alguém e, muitas vezes aceita relações destrutivas como um prêmio de recompensa.

É uma pessoa submissa e insegura, pois sua percepção de si mesma é muito frágil. Sente-se incapaz de agir adequadamente sem o auxílio de outras pessoas e por isso recorre frequentemente aos outros para ser orientada, ajudada e direcionada, sendo que tudo isto surge da necessidade de satisfazer suas necessidades internas e não pelo desejo de estar na companhia da outra pessoa.

Dependência Emocional

Dependência Emocional

Uma pessoa dependente emocionalmente demonstra em suas ações e sentimentos uma fragilidade e carência que pode afetar negativamente seus relacionamentos, seja nas relações amorosas , como entre amigos, colegas de trabalho, pais e filhos, entre outras

O fato que torna mais grave essa situação é que o dependente emocional, muitas vezes, aceita qualquer tipo de relação por medo de perder a outra pessoa. Com o medo de ser abandonada, muitas vezes tolera abusos sexuais, verbais, físicos, entre outros.

  •  Características de uma pessoa dependente emocional
  1. – Geralmente, a pessoa portadora de dependência emocional é ciumenta ao extremo, possessiva e exige atenção exclusiva para ela.
  2. Considera as outras pessoas como ameaças ao relacionamento com a pessoa em questão;
  3. – Prefere passar muito tempo a sós com o objeto de sua dependência. Fica irracionalmente irritado ou depressivo quando a pessoa afasta-se ainda que seja por pouco tempo;
  4. – Não tem interesse por outras amizades ou relacionamentos.
  5. Desenvolve fantasias românticas ou sexuais envolvendo a outra pessoa;
  6. – Fica preocupada com a aparência, personalidade, problemas ou interesses da outra pessoa;
  7. – Não faz planos a curto, médio e longo prazo sem envolver a outra pessoa;
  8. – Não vê os defeitos da outra pessoa de forma realista;
  9. – Demonstra afeição física inapropriada em uma amizade;
  10. – Comporta-se com a pessoa em questão de forma constrangedora a outras pessoas presentes;
  11. – Sempre fala sobre a outra pessoa e senti liberdade de falar por ela.
  • De que forma é estabelecida essa dependência emocional?

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Jq3_pufZ5w0[/youtube]

A dependência é mantida através de manipulação financeira, atos exagerados de romantismo e presentes constantes, veste-se igual, carência excessiva, uso de culpa e condenação, uso de ameaças, boicote dos relacionamentos da outra pessoa com terceiros, provocação de insegurança na outra pessoa, abuso de tempo da  outra pessoa, etc.

Geralmente a dependência emocional provém de rejeição real ou imaginária por parte de pessoas significativas na vida de uma pessoa, da necessidade não satisfeita de amor e aprovação, de baixa auto estima, de fracasso ou recusa em aceitar maturidade nos relacionamentos, de falta de confiança nas pessoas e necessidade de ter o controle na mãos, de solidão, insegurança, raiva e amargura para com o sexo oposto e rebelião.

Diagnosticando a Dependência Emocional

Conforme DMS-IV-TR “O transtorno da Personalidade Dependente é um padrão de comportamento  submisso e aderente , relacionado a uma necessidade excessiva de proteção e cuidados.

Seguem alguns critérios para diagnóstico do transtorno:

  1. –  Dificuldade em tomar decisões sozinho, fato que gera  uma necessidade excessiva em pedir opiniões alheias para resolver situações da vida cotidiana
  2. – Necessidade em transferir a responsabilidade de suas ações para outras pessoas
  3. – Geralmente apresentam dificuldade em discordar das opiniões das pessoas por medo de ser desaprovado e perder o apoio delas, já que não acreditam ser capazes de “funcionarem” sozinhos
  4. –  Por não acreditarem em si próprios, sentem-se incapazes de iniciar projetos ou fazer coisas de forma independente. Precisam de supervisão para realizar as coisas, ou seja, alguém que “garanta”, de alguma forma, que as coisas vão dar certo
  5. – Sentem-se inseguros e desamparados sozinhos, pois acreditam ser incapazes de cuidar de si próprios, demonstrando um medo excessivo de serem rejeitados ou abandonados
  6. –  Quando um relacionamento amoroso  é rompido, sentem a necessidade de procurar um novo relacionamento  para suprir uma carência e um sentimento abandono.
  • Dependência Emocional Ou Amor?

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=rVQLoZVeYV8[/youtube]

Muitas vezes as pessoas justificam a entrega total ao outro dizendo: “olha como eu amo essa pessoa!!!”  e não percebem o quanto as suas fragilidades estão embutidas neste pensamento…

A pessoa anula-se de tal forma que perde sua identidade e exige do outro este empenho na mesma proporção. Quando não recebe esse retorno afetivo revoltam-se pela falta de gratidão e reconhecimento, chegando ao ponto de sentir uma raiva incontrolável sobre os outros e sobre si próprios porque fica com o sentimento: “Eu dei tudo de mim e não percebi mudanças”.

A pessoa estrutura a sua vida em torno da vida do “outro” de tal forma que é difícil para ela imaginar sua própria existência sozinha. O dependente emocional demonstra uma forma de dependência em relação às pessoas semelhante à dependência de drogas ou álcool, sexo ou compulsão alimentar e necessita de tratamento, pois pode destruir a própria vida.

São pessoas que apresentam baixa-autoestima, se auto-depreciam frequentemente e magoam-se facilmente com as opiniões alheias, além disso, apresentam dificuldade em expressar seus sentimentos por medo de sentirem-se vulneráveis.

.

Curando-se da Dependência Emocional

O primeiro passo para reduzir esta dependência é iniciar um processo de psicoterapia para adquirir auto-conhecimento e consciência do seu  próprio valor.

O psicólogo irá auxiliá-lo a identificar em que áreas da vida essa dependência surge e de que forma está afetando sua vida e suas relações, além de buscar as causas e tratá-las.

Neste processo fortaleceremos a sua auto-estima, tornando-o mais seguro e dependente de si próprio. Quando as pessoas começam a gostar de si mesmas, aprendem a cuidar de suas próprias feridas. Quando nos amamos, procuramos pessoas que nos valorizem e nos respeitem pelo que somos.

A dependência emocional  pode influenciar negativamente, cegar e impedir seu crescimento.  Aprove-se mais, ame-se muito mais e dependa especialmente de você!

.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Relacionamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *