Existem diversas formas de encarar um casamento. Para algumas pessoas é ter um amigo ao seu lado todas as noites. Para a outra é o começo de uma família e uma nova era na sua vida. E para outras ainda é apenas uma conveniência de estar junto de quem se ama, pois o amor independe de espaço. E há alguns casais que ainda pensam no casamento como a junção de tudo o descrito acima. Seja qual for o seu caso, ter um casamento feliz é importante para a saúde do relacionamento e até a sua saúde mental. Afinal, viver em uma casa em que não se quer estar não é agradável, não é mesmo?
Antes de Tudo, Entenda o que é o Casamento
Para se ter um casamento feliz, o primeiro passo é estar em uma relação sincera. Não é tão simples casar como juntar as roupas e dividir as contas de uma casa. Isso pode ser feito se você mora com amigo, sabia? Casamento é a união fraternal, com amor e amizade envolvidos. Você precisa gostar muito de uma pessoa para conviver com ela todos os dias, ouvir seus dramas e estar ao lado em suas conquistas e derrotas. Não é apenas pagar metade da conta e luz e alguns casais não entendem isso quando partem para viver juntos.
Um casamento é feito por duas pessoas e culpar o outro pelos problemas não é correto. Ambos são responsáveis pelas ações boas e ruins e por cada briga que acontece dentro da relação. Quando isso é bem entendido, o casamento evolui de uma forma bem mais saudável.
Espaço é Muito Importante na Vida de um Casal
Sim, vocês vivem sob o mesmo teto e sim, vocês são casados e devem passar alguns momentos juntos e ter planos de família. Contudo, isso não deve beirar ao exagero de estarem sete dias por semana juntos e saírem apenas um com o outro não é saudável nem para o casamento e nem para a vida do casal.
Espaço em um casamento quer dizer os membros do casal fazerem coisas sozinhos, com seus amigos e parentes. Por mais unido que o casal seja, as pessoas precisam de um tempo para si, fazer suas coisas e ter vidas separadas. Podem ser coisas simples como ir a um bar com as amigas, uma aula de dança semanal ou aulas de pintura. O importante é dar espaço ao outro para que ele tenha a opção de sair com seus amigos sempre que for preciso e quando queira e não tenha uma briga em casa quando voltar.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=iL5Ytf6atSk[/youtube]
Confiança é a Chave de Qualquer Relacionamento
O que você acha de um marido ou esposa ligando a cada minuto para saber onde você se encontra? Esse é o sinal mais clássico de desconfiança, e não de ciúmes. Você precisa confiar para ter um relacionamento feliz e saudável. Mesmo com uma vigilância de 24 horas por dia, sempre se corre o risco de uma traição. É desta forma que você quer viver o resto de sua vida?
Não importa o quanto você vigiar seu companheiro, a oportunidade de ele te deixar por outra pessoa pode surgir a qualquer momento e em qualquer lugar. Se esta ideia o perturba tanto, melhor procurar um profissional para te ajudar a organizar os pensamentos. Todo relacionamento é construído com a chance de se perder o outro alguém a qualquer momento e o máximo que você pode fazer é manter a chama acesa e sendo a mesma pessoa a qual ele ou ela se apaixonou e resolveu juntar as escovas de dente.
Da mesma forma que confiar no outro é importante, demonstrar confiança também é. Mostre que você é uma pessoa digna de se confiar com transparência, atendendo sempre os telefonemas quando necessário e não escondendo onde foi à noite. Evite mistérios sobre colegas de trabalho e contar histórias em pedaços, pois passa a sensação ao outro que você está escondendo algo, mesmo que não esteja.
Torne a Sua Casa um Ambiente Agradável
O seu companheiro precisa de um lar tranquilo e não temer chegar em casa por tantas brigas, discussões e problemas a enfrentar. Esforce-se para manter o máximo de problemas longe de casa. Caso tenha algo a discutir, não deve ser na mesa de jantar ou em momentos de relaxamento como antes de dormir. Escolha horas apropriadas para isso ou fora de casa, mas mantenha o clima interno ameno e tranquilo. Tente sempre deixar a casa organizada ou ao menos seus objetos para o outro não ter trabalho em arrumar. Casamento pode ser uma parceria também nos pequenos detalhes como lavar a louça, arrumar suas roupas e manter o lixo sempre no lugar correto.
Seja Responsável
Ser responsável para um companheiro de casamento não quer dizer lavar os pratos depois do jantar apenas, mas ter responsabilidade sobre as contas da casa, cumprir os compromissos marcados entre ambos e ter sempre um contato com o outro quando algo mudar. Precisou trocar os pneus do carro e o orçamento vai apertar? Mostre seu compromisso com o companheiro e avise sobre esses pequenos detalhes. Mostre seu compromisso com a relação em todos os momentos.
Mantenha a Chama do Amor Acesa
Com isso não queremos dizer apenas sexo ardente e picante, mas pequenos mimos como um café da manhã na cama, não esquecer datas importantes como o aniversário de casamento e Dia dos Namorados, trazer uma lembrancinha de viagem quando você sair a trabalho, cartões de amor, e outros pequenos detalhes que tornam o seu companheiro um eterno apaixonado.
Tal comportamento não precisa morrer depois do casamento já que era tão constante no noivado e ajuda a manter a paixão ainda acesa.
Tenham um Dia para o Casal
Com a criação de filhos e trabalho, os relacionamentos tendem a ficar desgastados e o casal acaba por não ter tempo para si. Uma boa pedida pode ser, ao menos a cada 15 dias, tirar um dia de folga de casa, animais e filhos.
Saiam para ir ao cinema, teatro, shopping ou apenas tomar um sorvete. A distração vai fazer bem ao casal.