Como Superar Traumas Amorosos

Você já passou pela triste experiência de dedicar todo o seu amor por alguém e acabou sofrendo uma grande decepção? Pois é, as decepções amorosas são muito comuns, mas se não soubermos lidar com elas podemos nos traumatizar e até acreditar na impossibilidade de ser feliz novamente.

Para sugerir alguns passos para que você supere um trauma amoroso, é essencial que busquemos a raiz do problema, ou seja, os tipos de acontecimentos que podem fazer com que a nossa visão em relação ao amor, passe de mágica para totalmente desprezível.

O que Pode Causar uma Desilusão Amorosa?

Vários acontecimentos podem afetar um relacionamento saudável e/ou até levá-lo ao término. Mas você parou para pensar o que pode interferir no relacionamento? Então veja a lista que o Culturamix preparou para você e identifique alguma situação que você já tenha vivido ou que está enfrentando atualmente.

Traição. Talvez a traição seja um dos principais motivos responsáveis pelo término de um relacionamento ou mesmo por uma séria crise. Quando uma pessoa é traída, ela se sente totalmente machucada, tem a sua confiança balada e pode ter sua autoestima abalada, já que o(a) parceiro(a) geralmente trai por não estar satisfeito com alguma coisa em relação ao caráter ou mesmo ao físico da pessoa com a qual se relaciona.

Mentiras. Nenhum relacionamento é capaz de sobreviver as mentiras, já que mesmo que quem mente faça de tudo para não ser descoberto, uma hora ou outra a verdade acaba aparecendo e quem sofreu com as farsas conclui que é impossível continuar confiando no outro.

Ciúmes. Outro fator capaz de causar grandes traumas é o ciúme. Quem sofre com o ciúme excessivo do parceiro acaba se sentindo sufocado e perseguido, o que acaba sufocando e desgastando cada vez mais a relação, já que a confiança é fundamental para que um relacionamento seja harmonioso. Além disso, é pelo excesso de ciúme que muitas pessoas sofrem agressões e podem até perder a vida devido ao comportamento doentio do outro.

Discussões frequentes. Um bom diálogo é capaz de manter o equilíbrio do relacionamento e, consequentemente, fortalecer o amor. No entanto, quando o casal já não consegue manter um bom diálogo e todas as conversas inevitavelmente se transformam em uma discussão, ambos vão se sentindo infelizes e o relacionamento acaba esfriando.

Ausência de respeito. No início da relação parece ser tudo perfeito, mas se ao decorrer do tempo o respeito for se ausentando do relacionamento, certamente o relacionamento não suportará. E quando dizemos respeito, devemos refletir sobre os reais significados da palavra, afinal temos que respeitar a individualidade do outro, suas preferências e escolhas e seus sonhos. Quando aprendemos que as diferenças, se forem administradas adequadamente, podem elevar o relacionamento, passamos a não ter dúvida de que o respeito é um dos elementos fundamentais para um relacionamento verdadeiramente saudável.

Cobranças excessivas. Quando escolhemos nos relacionar com alguém, certamente fazemos a escolha por buscarmos a felicidade, concorda? No entanto, quando nos relacionamos com alguém que nos cobra o tempo todo, vive exigindo explicações, se queixando de tudo, etc, é óbvio que a felicidade acaba ficando para escanteio e a relação perde toda a essência.

Como Superar os Traumas Amorosos?

Agora que apontamos algumas questões que podem causar os traumas amorosos, chega o momento de indicarmos algumas soluções, afinal que passar por uma trágica experiência ou se fecha para a felicidade ou busca uma oportunidade para reverter a situação, não é verdade? Então a partir de agora confira algumas atitudes que podem cicatrizar os traumas e deixar o seu coração pronto para amar outra vez.

1- Não se Responsabilize por Tudo

Muitas pessoas se responsabilizam pelo final do relacionamento mesmo sem ter culpa. Há quem sofra com uma traição e acredite que só passou por isso por não ser bom/boa o suficiente para o outro, o que faz com que a autoestima da pessoa diminua ainda mais.

Se você realmente foi o responsável pelo fracasso do seu relacionamento, procure enxergar o seus defeitos e faça de tudo para repará-los. No entanto, se você amou de verdade e fez de tudo para o sucesso da relação, mas mesmo assim as coisas não deram certo, continue agindo positivamente e pense que se as coisas não fluíram, talvez isso tenha acontecido por seu(sua) parceiro(a) não ser verdadeiramente digno(a) do seu amor.

2- Lembre-se que Ninguém é Igual

Talvez você tenha sofrido com o ciúme excessivo do outro, tenha experimentado a dor de uma traição, entre outros fatores. No entanto, você não pode achar que todas as outras pessoas com as quais você se relacionar serão iguais.

Cada pessoa possui determinadas qualidades e defeitos diferentes, por isso é fundamental que você aprenda a confiar novamente e se permita, ou seja, acredite que ao entrar em outro relacionamento tudo poderá acontecer de uma forma diferente.

3- Enxergue as Qualidades do Outro

Quando você passa por uma experiência desastrosa é possível que você passe a enxergar as coisas de uma forma um pouco mais pessimista. No entanto, se você entrou, ou pensa em entrar, em um novo relacionamento, é fundamental que você aposte em uma dose de pensamento positivo, ou seja, passe a valorizar muito mais as qualidades do outro e deixe um pouco de lado os defeitos, pois todos nós os temos.

4- Procure Sempre ser Melhor

Por mais que você tenha sofrido com duras decepções amorosas, é possível que em algum momento você tenha tido uma parcela de culpa. E se você não se acha responsável por nada, saiba que por mais que tenha agido de forma positiva, sempre podemos melhorar.

5- Acredite na Felicidade

É impossível ser feliz novamente se você não der um voto de confiança à vida. Portanto, ao invés de ficar remoendo as suas experiências amargas a viver se culpando por tudo, que tal mudar de atitude, dar uma nova chance para a felicidade e acreditar que um novo recomeço pode ser capaz de transformar a sua vida? Então acredite em você, acredite no poder do amor e seja feliz!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Relacionamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *