Como Se Libertar do Ciúme

Uma relação sem ciumes é um pouco chata. Ou seja: o ciumes é um sentimento que apimenta a relação. Contudo, quando em níveis elevados, ele pode destruir qualquer casal e levar a vida a dois a se tornar um ‘inferno’. Pessoas muito ciumentas não costumam ter relações duráveis porque o outro não suporta. Se você é um dos ciumentos, está na hora de combater este sentimento que pode chegar a níveis doentios.

Por Que Você Sente Ciumes?

Pense um pouco sobre o assunto. Por que você não consegue conceber a ideia do outro falar com uma pessoa na rua que vai logo achando que está sendo traído? Este sentimento remete a diversas coisas. Infelizmente o ciumes é uma sensação presente em diversos tipos de relacionamentos, desde os amoroso aos de coleguismos. Todo mundo sente ciumes,  a sensação que pode perder o outro a qualquer momento, basta saber como controlar ou não.

O ciumes pode ser bom em um relacionamento. Para o outro, é uma prova do seu carinho e do seu desejo eterno, medo de perder uma pessoa tão especial. Em níveis saudáveis até faz bem em uma relação a dois. Mas quando não é controlado, pode chegar a acabar com qualquer tipo de relação, e por isso combater é importante.

Tenha Uma Vida Própria!

A maior parte das pessoas não consegue parar de sentir ciumes porque está tão intimamente ligado ao outro que a simples ideia de o perder o deixa louco. Um dos maiores problemas para tal pensamento é ter uma vida a dois extremamente coligada, como uma dupla dinâmica a fazer tudo junto. Quando a agenda do namorado fica lotada, você logo pensa que está sendo trocada, e ai vem o ciumes doentio.

A melhor forma de cuidar deste problema é tendo uma vida própria e esta sendo bem agitada. Anda com a agenda vazia? Ocupe seus espaços de horários! Busque hobbies, práticas esportivas e sair com as amigas diversas vezes para ocupar seu tempo livre. Parece uma besteira, mas quando você está fazendo suas próprias coisas, esquece até que tem namorado. É uma regra simples: ocupe a mente e ela vai deixar de viajar em um único tema.

Pessoas com vidas sociais mais intensas são bem menos ciumentas. O motivo? Uma mente ocupada. Um grande dito popular determina: “mente vazia é oficina do diabo”. Pura verdade. Uma mente vazia deixa espaço para pensamentos imaginários do quanto seu namorado pode estar curtindo com amigas de trabalho, como ele está de conversa fiada com as amigas e como pode estar longe quando está simplesmente jogando videogame em casa. Sua mente ocupada vai estar focada, vai divagar menos e sua relação pode se tornar muito mais saudável.

Cuide Mais de Si Mesmo

Um dos motivos para as pessoas serem ciumentas é a insegurança. Se você não se sente bem consigo mesmo, pensa logo que será ultrapassado a qualquer momento. Como combater isso? Simples: cuide do seu visual. Cuide de sua saúde, de suas medidas e faça exercícios para se manter em forma. Compre roupas de acordo com seu corpo e use maquiagem se for mulher e te dizer sentir bem. Um bom corte de cabelo as vezes já é o suficiente para te fazer se sentir uma nova pessoa! Experimente!

Trabalhe a Sua Auto Confiança

Não adianta trabalhar apenas o seu visual se sua auto confiança anda em baixa. O visual é apenas uma parte dela. Você precisa confiar em si mesmo e no seu potencial de ser um bom partido. Pense nos motivos pelos quais o outro está do seu lado em um relacionamento. Você é simpático? Divertido? Adorável? Um amigo bacana? Então não há motivos para o outro deixar de estar do seu lado, não é mesmo?

Faça uma auto avaliação paciente. Em uma folha de papel, escreva seus defeitos e suas qualidades. Esforce-se ao máximo para ver tudo de bom que há em você. Você é ciumento e é chato as vezes, mas é uma pessoa organizada, trabalhadora, adora se divertir e curte bastante planos baratos e econômicos a dois, ajudando a conter a renda mensal do outro. Logo, você é uma pessoa bacana para estar do lado. Não há o que temer.

Controle Seus Impulsos Controladores Com a Inversão de Papéis

A maior parte dos ciumentos odeia ser controlado. Já pensou como seria chato ser vigiado e receber uma ligação a cada minuto só para saber onde você está? No começo pode parecer fofinho, mas com o tempo sufoca e cria um sentimento angustiante, como uma vigilância constante. Você começa a ter medo de errar ou ser mal interpretado por tudo o que faz.

Inverter os papéis pode te dar a consciência do quanto seu comportamento é chato e sufocante. Já pensou nisso? Parece legal agora, mas é bem chato com o passar dos meses viver com uma pessoa tão perseguidora assim. Pense em inverter o papel a cada briga, nova ligação ou nova mensagem de texto e talvez você tenha uma ideia clara do quanto sua forma de agir está destruindo a relação.

Se Tiver de Ser Seu, Será.

Pensamento conformista não é mesmo bacana para ninguém e é até depressivo pensar assim, mas é a mais pura verdade. Se tiver de ser seu, ele ou ela será. Não adianta você correr atrás, cercar tanto a ponto do outro não conseguir conhecer mais alguém. Mas vai adiantar mesmo tanta força e cansaço se ele não gosta de você? As vezes o melhor seria deixar o outro ir do seu jeito, no seu ritmo.

Conformismo não é bacana, mas ciumes não vale a pena se não for para vocês ficarem juntos. Deixar o outro ficar quando quer do seu lado é sempre mais bacana. Assim ele não vai se sentir forçado a ter a sua companhia. Se for o destino de vocês ficarem juntos, será.

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Relacionamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *