Como Lidar Com a Sogra

A sogra pode ser o pior pesadelo na vida de uma mulher. Mas, que verdade seja dita, nem toda sogra é um problema, algumas passam a ser a segunda mãe, mas nem todo mundo tem essa sorte. Costuma-se dizer que é a “segunda mulher da vida dele”. Às vezes a relação chega em um nível tão insuportável que nora e sogra ganham uma da outra apelidos como “cobra” ou ainda surgem aquelas frases feitas “sogra não é parente é castigo”, “morar com sogra é garantir uma vaga no céu” e por aí vai.

A verdade é que quando o conflito entre sogra e nora existe não é fácil de contorná-lo, mas também não é difícil. Vocês podem não morrer de amores uma pela outra, mas a relação pode ser educada e pacífica, evitando cenas desagradáveis ou colocando o marido em uma situação delicada.

Para dar uma ajuda e dicas de como lidar com a sogra, buscamos alguns conselhos com experientes psicólogos. Veja as dicas, mas podemos começar dizendo que esses profissionais destacam a relação que muitas vezes o filho tem com a mãe, que é aquela de paparico ao cem por cento e que ela acha que nenhuma mulher é capaz de fazer igual. O melhor é sempre dar valor a essa ligação entre mãe e filho e evitar o confronto com a sogra.

Como Lidar Com A Sogra: 8 Dicas Para Uma Boa Convivência

1- Nada de ofensas

A história de cada um com a própria família é cheia de altos e baixos. De quando nascemos e durante toda a nossa caminha, até que nos tornamos adultos e formamos uma outra família. Porém, aquela lá de trás não deixa de ser a nossa origem e é uma família tão importante quanto a nova. Em uma discussão ou em um momento de raiva, a pior coisa que uma mulher pode fazer é “atacar” família do marido. Isso não vai ajudar nem um pouco, nem na relação com a sogra e nem na relação com o próprio marido, que poderá se sentir ofendido.

Vale aquela história de que você pode falar mal da sua família, mas as outras pessoas não. Então, deixe de lado qualquer tipo de ofensas, elas nunca são boas para nada, pelo contrário, costumam ser muito nocivas.

2- Não vá ficar dependendo de favores da sua sogra

Quanto mais a sua sogra fizer parte da vida de vocês e neste caso, para ajudá-la de alguma forma, mais ela se sentirá no direito de interferir nas suas decisões, da casa, dos filhos e do próprio marido.

A relação com a sogra deve ser de visita, ela vai à casa de vocês e vocês na dela, pode ser que o filho o faça mais vezes e os netos também. Sempre de forma educada e com alguns mimos, como levar um bolo na visita. Mas, não fique pedindo toda hora um favor diferente, porque pode ter certeza que ele será cobrado mais a frente em tom de “intromissão”.

3- Não vá reclamar do seu marido para sua sogra

Essa é uma matemática que não funciona. Mãe nenhuma gosta de ouvir uma pessoa falando mal do seu filho, pior ainda, se a pessoa em questão é a nora. É claro que mesmo que não seja na sua frente, se ela for do tipo mais contida, ela vai encontrar uma maneira de achar que você está exagerando e que o seu filho é quem tem razão.

Sem falar que fazer reclamações do filho para a mãe dele dará o direito a ela de falar o que ela acha de toda aquela confusão, e certamente, o que ela pensa não vai ao seu favor.

4- Promova a paz e fuja da guerra

Não adianta tentar disputar o seu marido com a mãe dele. Ele é o filho e é o marido e no fundo pode ser duas pessoas diferente. Deixe que ele se comporte como lhe convém com a sua própria mãe. Não diga o que ele deve fazer ou falar com ela, pois é uma relação que não lhe diz respeito.

Quando a sogra descobre que a esposa está se metendo e dando conselhos para o filho dela sobre a relação dos dois, pode ter certeza, que ele não gosta nenhum um pouco e começa a ver em você uma inimiga.

5- Se a sogra fala muito, deixe entrar por um ouvido e sair no outro

Não supervalorize o que ela diz. Evitar o confronto sempre vale a pena. Se ela está falando, jogando piadinhas, tipo “como você está magro meu filho, não está se alimentando direito”, não vá logo pegando a questão como pessoal e entrando em conflito. Finja que não está ouvindo ou que não tem a ver com o argumento. Muitas das vezes, o que a mãe do seu marido quer mesmo é entrar em conflito com você, para depois chamá-la de megera e dizer para o seu filho “como sua mulher me trata mal”. Não faça o jogo que ela está propondo.

6- Dê atenção ao que sua sogra está falando

Se quando você vai a casa da sua sogra, ela resolve lhe dar aulas de como cuidar do filho dela, faça um teatrinho. Dê atenção, preste atenção em tudo o que ela está falando, repita para ela ver que você entendeu, se mostre interessada, mesmo que em casa você não faça absolutamente nada daquilo.

É o tipo de atitude que faz com que a sogra se sinta por cima, pois está ensinando a nora que “não sabe nada”. Dê esse gostinho da vitória para ela e tenha dias de sossego.

7- Apesar de escutar os conselhos da sua sogra não abaixe a cabeça.

Dar atenção, escutar o que ela fala e fingir que está interessada são ótimas táticas, mas jamais fale com ela desviando os olhos, sempre mantenha uma conversa olhos nos olhos, na mesma altura. Ela precisa entender que está falando de igual para igual com você.

8- Não fique procurando só o lado ruim da sogra

Todos nós temos pontos positivos e negativos. O mesmo acontece com a sua sogra. Para ela não parecer uma “bruxa”, concentre-se nos pontos positos dela. Tente vê-la com outros olhos.

Muitas pessoas que são casadas têm dificuldade em lidar com a sogra. Desde muito tempo a figura da sogra vem sendo alvo de deboches e piadas, como sendo uma pessoa que vive exclusivamente para atrapalhar a vida do casal e colocar defeitos no marido da filha. Apesar desse discurso folclórico ainda ser mantido por vários homens, existem alguns que têm a consciência de que para construírem um bom casamento é necessário que mantenham uma boa relação com suas sogras.

Na verdade, para lidar com as sogras de uma maneira geral não são necessárias grandes dicas de comportamento: basta tratá-las com respeito. Se o marido quiser manter uma boa relação e gostar realmente dela, então deve frequentar sua casa e manter um vínculo afetivo, o que vai melhorar muito o relacionamento conjugal. Porém, se o homem não simpatizar com sua sogra, deve tentar não dizer isso para sua esposa e tratá-la educadamente em reuniões familiares, evitando com essa atitude criar um ambiente desagradável.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Relacionamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *