Como Contar aos Meus Pais Que Estou Namorando?

Não há nenhuma maneira fácil de contar aos pais que se está namorando. Você vai ter que optar entre o seu medo e o desconforto que essa revelação pode trazer aos pais.

No entanto, você não tem escolha. A maneira de dominar o medo dos pais é escolher entrar na conversa sem receios e com honestidade.

Mas será que existem modos de contar essa verdade aos pais de tal modo que eles aceitem o namorado? É o que veremos nesse artigo.

Comunicação Envolvendo Contato

Especialmente quando as pessoas são muito jovens e estão namorando pela primeira vez, acham muito difícil contarem aos seus pais sobre seus namorados.

No entanto uma boa dica seria iniciar essa conversa aconchegando-se debaixo do braço dos pais, pois quando se está abraçado não há nada que possa servir como uma barreira para uma comunicação.

A grande realidade sobre tudo isso, é o fato de começar contando aos pais de modo afetuoso que, apesar de já ter um namorado continuará sempre sendo seu/sua filha carinhosa/o que eles tanto amam.

Quando a pessoa consegue vencer o medo dos pais elas com certeza não terão esse sentimento em seus relacionamentos pessoais, casamento, etc. Segundo especialistas, a maioria dos adultos esconde fatos de seus cônjuges por causa do receio, exatamente o mesmo que eles não souberam lidar quando eram adolescentes.

A Melhor Maneira de Comunicar Algo Difícil é Criar um Contexto

Um contexto também pode ser descrito como uma situação na qual você vai inserir um conteúdo (o que você tem medo de falar).

Por exemplo: Você constrói as frases que são as suas considerações (pensamentos, medos, dúvidas e preocupações). Cada frase deve ser direcionada a seus pais.

Quanto mais forte for o contexto, ou seja, a situação criada por você para iniciar aquela conversa, mais fácil será para o entendimento do destinatário (No caso seus pais entenderão melhor a mensagem que você quer transmitir).

Poderia ser assim: “Mãe/pai, eu tenho algo que gostaria de falar. Este é um bom momento? Eu preciso que você se sente comigo”. Você tem que aprender a controlar os outros e aprende isso com seus pais. Escolha como controlar a situação para que você tenha toda a atenção de seus pais, criando um contexto de importância.

Se o pai ou a mãe responder: “É sobre o quê?” (Que é o modo como os pais retomam o controle), então você pode se comunicar com ela/ele da seguinte maneira: “Eu preciso que você sente-se comigo.

Talvez pudéssemos fazê-lo depois do jantar? Eu só não quero começar a falar até que eu tenha toda a sua atenção voltada para mim, pois é um assunto importante”.

Agora, se você não está acostumado a falar com seus pais desse modo, então é aí que você deve começar a dominar seu medo. Escolha ser sempre assertivo e ficar sempre no controle da situação.

Exemplo de Como Contar a Mãe Sobre o Namorado

Sua mãe agora está sentada com você, então ela pode perguntar: “Certo, o que você quer?” Certifique-se de que não há mais ninguém na sala. “Mãe, eu tenho algo para lhe dizer e eu tenho medo que você fique com raiva e me interrompa”.

Esse medo é chamado de consideração. Você quer dizer na verdade: Eu tenho a consideração de que na hora que eu abri a minha boca você vai adivinhar o que eu estou prestes a dizer e não vai gostar nada. O que você está fazendo é tocando sua mente. O propósito de atingir a mente é ser direita e objetiva.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=2FydJ2r79Rk[/youtube]

Depois de sugerir que ela não pode ter a capacidade de ouvir você ou que você acha que ela não pode ouvir algo sem ficar com raiva, sua mente irá inconscientemente dar-lhe o comando para provar que você está errado. E ela vai ouvir o que você tem a dizer.

“Estou com medo do que o que eu estou a ponto de dizer possa estragar o nosso relacionamento. Tenho receio de que você não será mais capaz de confiar em mim. Tenho medo de que eu nunca vou ser capaz deter de volta a sua confiança”.

E você continua comunicando seus medos específicos até que tenha comunicado todos eles. A essa altura, ela já vai estar mais do que preparada para ouvir o que é essa coisa tão terrível que você tem a dizer-lhe. Observe que você nem sequer mencionou o assunto ainda.

Agora vamos ao outro exemplo. Obviamente, o comunicado de seus pais de “não namorar até tal idade” ou “até completar tal estudo”, pode ser um argumento difícil de rebater.

Não importa, o fato é que se você não tiver as habilidades de comunicação necessárias para fazê-los ver que você está maduro/a e pronto/a para namorar, esta é a prova de que eles estavam certos. E isso não é o que você queria ouvir, não é?

Por exemplo: Se a sua mente não está desenvolvida, então você tem medo em seu relacionamento com seus pais. Você ainda não tem uma parceria. É mais ou menos assim, eu sou o chefe e mando em você. Alguns pais têm reuniões de relacionamento com os filhos na escola.

É onde eles aprendem a manipular as ideias e os pais. A dica é aprender a manipular os outros para que tanto eles quanto você ganhem sempre.

Outro exemplo: O fato de você não se sentir confiante o suficiente para discutir e ganhar a sua aprovação para o namoro revela que você ainda não tem as habilidades de comunicação, que irá tomar para afastar pessoas indesejadas de sua vida, e para atrair aquelas que você deseja que fiquem próximas.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=BbGH3J3UHzw[/youtube]

A decepção com seus pais pode ser tornar uma expressão dissimulada de desrespeito e aborrecimento. Além disso, é uma comunicação que pode fazer você se entender com pelo menos um, mas provavelmente não com os dois de uma só vez.

Por isso ao falar sobre seu novo namorado procure fazê-lo separadamente, a menos que você e seus pais sejam muito unidos e abertos a conversas francas e honestas.

Considerações Finais

Você tem uma escolha, ou restaurar a sua integridade com seus pais ou continuar com seus receios de lhes dizer a verdade. A maioria dos adultos perde muitas oportunidades na sua vida por não terem coragem de conversar de modo franco com seus pais durante a infância e adolescência.

Não seja um deles. Tenha coragem e fale aos seus pais sobre seu namoro. Você verá que todos só terão a ganhar com a verdade.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Relacionamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Estou passando por essa situação no momento. Em minha cabeça, o certo é contar, mas como dito no texto, esse medo aflige demais e acaba fazendo com que os dias passem e eu não conte! Eu imagine, que se começasse a trabalhar, iria dizer à eles em outras palavras, que já tenho maturidade suficiente para um namoro, que não sou irresponsável e que posso estar no controle da situação. Mas isso parece não ter significado nada. Agora, busco ajuda na internet para inserir essa conversa, sem acabar em uma discussão. Estou com meu namorado há 6 meses, se meus pais não aprovarem esse relacionamento, não sei como irei proceder! Estou esperando, uma gotinha de coragem, para tentar uma nova conversa, isso realmente é difícil… Devia ser mais fácil, o amor não é problema, a falta dele que é.

    Marina 29 de setembro de 2014 15:11

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *