Chantagem Emocional: Como Lidar Com Esse Difícil Problema

Os seres humanos de certa forma, já nascem predispostos a fazerem uma pequena “chantagem emocional” para conseguirem o que desejam. Os bebês quando querem algo começam a chorar insistentemente até que obtenham o que almejam.

Na verdade, a chantagem emocional é um problema muito sério que pode trazer um grave conflito ao indivíduo se ele não souber como contorná-lo: o sentimento de culpa.

Veremos nesse artigo como lidar com esse tipo de situação e o que podemos fazer para preveni-la.

 Chantagem Emocional e Relação Pais e Filhos

Quando as crianças não apresentam o comportamento que os pais acham que elas deveriam ter, então, os genitores podem fazer uma chantagem emocional como punição pelo mau comportamento, mesmo sabendo que isso fará com que a criança possa se sentir triste e insegura.

A maioria dos filhos deseja o amor e carinho dos seus pais e sua aprovação ao seu comportamento, e quando os pais demostram seu amor através de uma chantagem emocional, apenas dando atenção aos filhos quando esses fazem o que eles querem, a criança fica com uma lição distorcida da realidade: chantagem emocional é o que precisam fazer sempre que quiserem obter algo de outras pessoas. 

Criando Um Drama Inexistente

Quando a criança vira adulto, a chantagem emocional passa a ser o principal meio para atrair a atenção e o carinho das outras pessoas.

O indivíduo que começa uma relação de chantagem emocional pode receber a atenção desejada, se criar ou reforçar qualquer drama ou conflito que esteja vivendo no momento.

Mas por que será que as pessoas costumam fazer esse tipo de jogo, o invés de lidarem com a verdade e honestidade como deve ser feito.

Veremos agora algumas características de pessoas que costumam fazer chantagem emocional com as outras para conseguirem o que desejam.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=gnvrF-GltBw[/youtube]

Características de Personalidade de Pessoas Que fazem Chantagem Emocional

  •  – Geralmente são pessoas que tiveram sempre tudo o que almejaram na vida e não sabem lidar com um “não”.

Esses indivíduos quando se deparam ante uma negativa que a vida pode lhes impõe, assumem uma posição de “pobres coitados” iniciando uma chantagem emocional para conseguirem o que almejam.

-Pessoas Carentes de Atenção: normalmente os indivíduos que sofrem de carência afetiva, costumam fazer chantagem emocional com o objetivo de provocar “pena” nas outras pessoas e levar-lhes mesmo que inconscientemente, a fazerem o que elas querem.

  • – Indivíduos Que São Egoístas. Existem pessoas que entram em um relacionamento afetivo, e que querem com viver a dois, mas são extremamente egoístas.

Esses indivíduos querem o marido/esposa somente para si, e não entendem que uma boa relação amorosa se faz antes de tudo com a parceria e confiança mútua.

Esse tipo de pessoa quando não quer que seu cônjuge vá a determinado lugar sozinho, pode inventar uma série de situações típicas de chantagem emocional.

Por exemplo, inventam que estão com uma terrível dor de cabeça, ou estão doentes, falam que os filhos não estão se sentindo muito bem, enfim tudo será motivo para que o outro cancele seu compromisso.

Como se pode observar esse tipo de relacionamento não poderá durar por muito tempo, pois quem sofre continuamente a chantagem emocional, acaba não aguentando mais permanecer nessa situação com o outro.

  • – Receio de Perder o Outro. Existem pessoas que acreditam que amam tanto seus companheiros, que tem medo de perdê-los para outra pessoa.

Esse tipo de indivíduo inseguro costuma fazer constantemente chantagens emocionais, na esperança de que o outro nunca lhe abandone.

Desejam a todo o momento atenção e carinho do parceiro, e por vezes tornam a relação afetiva tão desgastante para o outro, ao ponto que acaba acontecendo o que temiam: o namorado/a não aguenta tanta “pressão emocional” e acaba terminando o relacionamento amoroso que mantinham, ou seja, a chantagem emocional que fizeram não surtiu o efeito desejado.

  • – Pessoas que Colocam Sua Felicidade nas Mãos do outro. Existem indivíduos que não conseguem viver sozinhos e só se sentem felizes quando estão dentro de um relacionamento amoroso.

Tais pessoas costumam colocar toda a felicidade que esperam encontrar para viver, nas mãos do parceiro/a. Quando não conseguem o que querem partem para a chantagem emocional na esperança que o outro satisfaça seus desejos.

Como Prevenir Lidar Com Uma Chantagem Emocional

Na verdade para que o indivíduo não sofra chantagens emocionais deve evitar pessoas em seus relacionamentos amorosos que tenham o hábito de sempre fazer isso.

No entanto, algumas dicas podem ser dadas para que as pessoas percebam que estão sendo vítimas de uma chantagem emocional, e saiam desse relacionamento enquanto ainda há tempo.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=H-Uuiv6IXS0[/youtube]

Dicas Preventivas Para Chantagem Emocional

  • – Evitar entrar em relacionamentos amorosos com pessoas que sempre tiveram tudo na vida e que tenham dificuldade em aceitar um “não”, pois esses indivíduos com certeza irão lançar mão da chantagem emocional toda vez que ouvirem uma resposta negativa de alguém.
  • – Os pais devem evitar uma educação baseada na chantagem emocional com seus filhos, pois acabarão desenvolvendo neles, um sentimento de culpa, ou então contribuirão para fazerem adultos que acham que a única solução para seus problemas é chantagear os outros emocionalmente.
  • – Evitar relacionamentos com pessoas muito carentes. Na verdade, todos nós somos mais ou menos carentes de afeição e carinho diante de alguma situação da vida.
  • Mas existem pessoas, nas quais esse estado é absolutamente permanente. São indivíduos que sempre sentem falta de tudo, e que usam abertamente a chantagem emocional para conseguir suprir suas necessidades afetivas.
  • – Evitar relacionamento com pessoas muito possessivas ou egoístas que só pensam nelas próprias. Entrar em um relacionamento desse tipo é entrar por um caminho sem volta, é iniciar um relacionamento sem muito futuro.

A pessoa que não deseja se submeter às chantagens emocionais dos outros devem deixar isso bastante claro, logo no início do relacionamento.

Devem se posicionar diante do outro de tal forma que ele perceba que com chantagem emocional não conseguirá aquilo que deseja. Na verdade, em todo e qualquer relacionamento amoroso saudável não deve existir nenhum tipo de chantagem emocional.

As pessoas dentro dessa relação devem ser livres para viverem suas vidas de maneira independente, porém com o laço afetivo que a une a outra. A chantagem emocional na verdade, só tende a afastar as pessoas uma das outras. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Relacionamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *