Casamentos, Separações e Novas Uniões

De acordo com os dados que são levantados pelo Instituto de Geografia e Estatística (IBGE), cada vez mais está aumentando o número de pessoas que se separam depois de terem mais de vinte anos de casados. Mas o interessante em tudo isso é que parece que a trajetória de aumento de casamentos também se mantém e isso segundo os entendidos tem como forte componente o aumento da estabilidade econômica da população.

O Porquê das Separações

Casamentos, Separações e Novas Uniões

Casamentos, Separações e Novas Uniões

Considerando a opinião de advogados especializados em Direito de Família, podemos concluir que uma das principais razões destas separações depois de tantos anos de um casamento, na maioria se deve ao grande desgaste sofrido pela relação ao longo dos anos sem que haja um motivo especifico, como uma traição, por exemplo, que leve a separação.

Antigamente como a mulher separada era muito discriminada pela sociedade ela se mantinha num casamento que já não era satisfatório porque visualizava poucas oportunidades de uma vida melhor, entretanto hoje essa discriminação já não é tão violenta como há tempos atrás e a mulher se arrisca bem mais.

Segunda Chance

Relacionamentos

Relacionamentos

Além das razões que já citamos é importante observar que a vida mudou muito especialmente para as mulheres que além de se libertarem emocional e economicamente, não mais são velhas aos cinquenta anos como no tempo de nossas avós e portando mesmo que o casamento termine depois de muitos anos de união, elas não se sentem velhas demais para recomeçarem, pelo contrário, hoje aumenta de maneira surpreendente o número de pessoas sejam homens ou mulheres que se dão ao direito de terem uma segunda chance de felicidade, casamentos, separações e novas uniões, atualmente é uma coisa corriqueira na sociedade moderna e para isso não tem classe social nem idade.

Uniões Estáveis

Casos

Casos

Falamos aqui apenas em casamento, mas as uniões estáveis deveriam também ser consideradas uma vez que em qualquer dos casos existe o núcleo familiar e nestas relações também acontece à mesma coisa, ou seja, as separações acompanham o mesmo ritmo de uma relação onde existe o registro dessa união.

Uniões Homossexuais

Nestes casos também não são computadas as separações e muito menos a chamada segunda chance que os pares se dão, até porque os casamentos entre pessoas do mesmo sexo não são contempladas em lei em nosso país. Se todos estes dados fossem computados certamente teríamos um aumento substancial tanto nas celebrações como nas dissoluções das uniões.

Em muitos países o casamento gay já foi aprovado por lei, vamos esperar que no Brasil isso não demore muito a acontecer, afinal esta é uma realidade que não pode mais ser mudada e, portanto precisa ser aceita pelos governantes e em especial pela sociedade que hoje ainda faz muita discriminação.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Relacionamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *