Caminhos Que as Pessoas Devem Seguir Para Reconhecer um Amor Verdadeiro

Muitas pessoas têm duvida sobre como reconhecer se um amor é verdadeiro ou não. Embora isso não seja muito fácil, pois esse sentimento apresenta várias nuances, como por exemplo, o amor filial, o amor fraternal, entre outros. Nesse artigo veremos alguns indícios que podem muito bem representar o ato de amar de forma verdadeira.

.

Como Reconhecer um Amor Verdadeiro

Passo 1: A paixão que a pessoa sente que o outro tem por ela e vice-versa. Esta parte inclui atração física e sexual. Inicialmente, a sensação que a pessoa tem é que nunca poderá acabar o romance que mantém com a outra. A atração que sentem um pelo outro é simplesmente irresistível.

Existe toda uma química corporal entre essas duas pessoas que as unem como se fossem imãs. Na paixão a pessoa sente uma necessidade quase obsessiva de ter seus sentimentos aceitos pela pessoa amada. Para a maioria das pessoas, esta é a primeira parte para demonstrar que um grande e verdadeiro amor está nascendo dentro delas.

.

Passo 2: A intimidade que a pessoa consegue ter com o outro. Todos sabem que a intimidade cria proximidade e conexão entre duas pessoas que se amam. Este processo é denominado pelos especialistas em relacionamento afetivo, como um processo de tornar-se ligado com outra pessoa.

A intimidade cresce na primeira vez, em virtude da pessoa gastar muito tempo com a outra que ama. Em seguida, ela se aprofunda através da partilha com o outro de todos os aspectos de suas vidas.

A relação íntima é sempre construída na confiança e segurança entre duas pessoas que se amam. Se a pessoa não puder confiar e sentir-se insegura com o companheiro/a, então a intimidade desaparece e vai resultar em desconfiança e suspeita.

.

Para desenvolver uma relação de intimidade com o outro ser que a pessoa julga amar, é preciso paciência, e muitos indivíduos não se encontram preparados para esta tarefa tão importante em suas vidas, e que os fariam ter certeza que tinham encontrado o verdadeiro amor.

É um trabalho que implica muita conversa e entendimento, pois se uma das pessoas envolvida no relacionamento tiver sido ferida em relações amorosas anteriores, então ela vai ter uma grande dificuldade em encontrar proximidade devido às resistências já existentes devido à desconfiança. A tendência dos seres humanos é sempre projetar as mágoas do passado no relacionamento amoroso do presente.

Passo 3: Ter um Compromisso com a pessoa amada. Esse compromisso implica na capacidade da pessoa permanecer unida a outra, não importando em qual situação. Uma pessoa madura é aquela que consegue trabalhar os mal-entendidos e as mágoas com a pessoa amada.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=-NqZjuKX01E[/youtube]

A chave para elas permanecerem juntas é acreditar que o melhor da outra pessoa irá sempre se sobrepor a rodos os seus defeitos, e não prejulgá-las com sentimentos negativos.

As pessoas que vivenciam o verdadeiro amor devem trabalhar positivamente para resolver todos os seus problemas juntos. Para um casal ficar unido, ele deve constantemente romper as barreiras da mágoa quando se sentir ferido pelo outro, enquanto aprende que a outra pessoa quer resolver o seu problema também.

O compromisso envolve ser conciliador e buscar o melhor do relacionamento, se importando como a outra pessoa se sente. Nas sociedades existem os chamados contratos sociais, como noivados e casamento, mas claro, esse compromisso pode ser quebrado, se a pessoa não tiver certeza do amor do outro.

Mas, normalmente as pessoas pensam duas vezes antes de romper esse compromisso assumido perante o seu grupo social, especialmente quando elas têm um varias coisas investidas no relacionamento, como por exemplo, a questão financeira que une muito mais alguns casais, do que propriamente um amor verdadeiro. Aqui reside o verdadeiro teste do real comprometimento com a pessoa amada.

.

O indivíduo que ama realmente estará empenhado em ficar com a outra pessoa, mesmo quando ela ganhar alguns quilos, perder o cabelo, ficar doente, ou tiver mudança na sua situação econômica.

Vale ressaltar que o compromisso não significa que a pessoa terá de concordar em tudo com seu parceiro sempre, mas ela terá de saber respeitar suas diferenças. Isso realmente é uma prova irrefutável de amor verdadeiro.

Passo 4: O verdadeiro amor faz com que a pessoa esteja disposta a ser fiel a seu/sua amado/a. Quando se ama de verdade, a pessoa sente que a sua vontade de sair e conhecer outras pessoas vai diminuindo cada vez mais, à medida que ela se aproxima mais do parceiro/a.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=DtLunoIJWHU[/youtube]

Quando a pessoa está disposta a admitir que deseje compartilhar tudo o que possui com o outro, e admite sua vulnerabilidade, não só a pessoa está apaixonada, como também esta amando verdadeiramente o outro.

Passo 5: Esquecer todo o passado amoroso. Quando alguém ama verdadeiramente o outro, deixa todo o seu passado de relacionamentos para trás, procurando esquecê-lo e não comentando sobre como foi a relação com o atual parceiro/a. Essa atitude vai demonstrar que a pessoa esta madura o suficiente para viver toda a plenitude de um grande e verdadeiro amor.

Passo 6: A pessoa que ama de verdade está sempre procurando crescer junto com o ser amado. A pessoa sabe quando realmente encontrou o verdadeiro amor, quando a outra fica feliz com seus sucessos e tenta ajudá-la nos momentos de fracasso.

O verdadeiro amor é aquele que motiva as duas pessoas enamoradas a crescerem juntas, em todos os segmentos da vida. É o sentimento que faz com que o outro, às vezes tenha até que fazer algum tipo de sacrifício somente para ver o ser amado feliz.

Considerações Finais

O verdadeiro caminho que um a pessoa deve seguir para reconhecer um verdadeiro amor é o daquele de sua intuição. No intimo toda pessoa que amam sabe se o outro corresponde a seu sentimento com a mesma intensidade. Por isso, reconhecer um amor verdadeiro pode não ser tão fácil, pois depende não somente da pessoa, mas da outra com quem ela está se relacionando.

.

.

De uma maneira geral, o reconhecimento de um grande amor passa muito mais pelo crivo da emoção, do que pelo crivo da razão. É um sentimento, o qual o ser humano intui a partir de suas emoções e da atitude do outro ser para com ele. A cumplicidade entre duas pessoas que se amam constituem uma das maiores provas de que um amor é verdadeiro.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Relacionamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *