Atitudes que Levam ao Divórcio

O amor que arde no peito, a vontade de ficar junto com quem você ama, o desejo intenso de construir um relacionamento mais sólido, tudo isso pode levar um casal a tomar a decisão de dar um passo mais sério no relacionamento, que é possível por meio do casamento.

O casamento é uma instituição considerada falida por muitas pessoas, afinal o número de divórcios cresce a cada ano. Para se ter uma ideia, aqui no Brasil, no ano de 2011, foi registrado um aumento de 45,6% de divórcios em relação ao ano anterior.

Divórcio

Divórcio

O mais estranho de tudo isso é que o natural seria que medidas fossem tomadas para que os casais refletissem mais antes de tomar a decisão de partir para o divórcio, afinal é comum casais tomarem a decisão de se separar e meses depois acabarem se reconciliando. No entanto, não é isso que acontece, afinal agora é possível acelerar o processo do divórcio usando a internet, que pode reduzir o tempo do processo de três anos para três meses, viu só quanta facilidade?

Por que os Divórcios Ocorrem?

É engraçado pensar que um casal que se ama, pode em pouco tempo passar a se odiar não é verdade? Mas com o aumento do número de divórcios, vale a pena refletir sobre as questões que pode levar um casal a se separar, acabando não só com a união, mas muitas vezes com a relação do casal, o que pode ter uma interferência ainda maior caso o casal tenha tido filhos, já que nesse caso o que vale não é só o divórcio e a divisão de bens, mas como os filhos ficarão em meio a tantas mudanças.

Segundo especialistas, nem sempre grandes problemas são os responsáveis pelo divórcio, afinal questões simples que permeiam o dia a dia do casal podem acabar desgastando o casamento, a ponto de o amor acabar e a relação se esfriar. Então, a partir de agora abordaremos alguns tópicos em que tentaremos apontar as principais causas para que o divórcio aconteça.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=1HbN7BiNan4[/youtube]

Falta de Comunicação

Ficar em silêncio quando na verdade gostaríamos de expor toda nossa insatisfação a respeito de algo, falar sem pensar nas consequências, não saber ouvir o outro. Sabia que atitudes como as mencionadas podem ser responsáveis pelo fim de um relacionamento? Pois é, afinal todos nós temos a necessidade de expor nossos pensamentos e sentimentos, mas também precisamos ouvir e ao menos tentar compreender nosso cônjuge, por isso a falta de comunicação é apontada como uma das causas responsáveis pelo fim de um relacionamento.

Incompatibilidade de Pensamentos

Dizem que os opostos se atraem. Inicialmente isso pode até ser uma verdade, mas com o passar do tempo a incompatibilidade de gostos e pensamentos também pode levar o casal ao divórcio. Pense na seguinte situação, a mulher gostaria de fazer uma faculdade, pois durante toda a sua vida não teve oportunidade para isso, mas o marido acha desnecessário, afinal ele tem que criar os filhos e já não tem idade para isso. Então, esse poderia ser o motivo para que o casal entrasse em conflito e acabasse se separando, afinal a mulher poderá pensar que seu marido não a quer ver feliz profissionalmente, ao passo que o marido pode pensar que a mulher não está mais disposta a abrir mão de nada pelo casamento. Já pensou que situação?

Dinheiro

Ao mesmo tempo que o dinheiro é capaz de proporcionar ótimos momentos na vida de um casal, a falta dele pode representar um grande problema, afinal as dívidas podem gerar muitas brigas entre o casal, o que consequentemente pode acabar desgastando o casamento, tirando a tranquilidade dos cônjuges e, o pior, pode levar o casamento ao fracasso.

Mentiras

Quando um dos cônjuges mente o tempo todo em relação ao dinheiro, ao que pensa, ou sobre qualquer outra coisa, ele acaba perdendo a credibilidade de seu parceiro e fazendo com que a relação seja cercada de desconfiança, o que torna a convivência muito complicada, cansativa. Uma relação sólida depende muito da sinceridade do casal, mesmo que em alguns momentos a verdade gere algumas discussões.

Insatisfação Sexual

O sexo é fundamental é um casamento, mas se durante as relações um dos cônjuges está sempre insatisfeito, ou mesmo se o casal nem pratica mais sexo, o casamento pode desandar, afinal os problemas sexuais podem modificar os sentimentos e esfriar totalmente o casamento. Nesse caso não estamos afirmando que o sexo seja o que há de mais importante em um casamento, mais ele é um dos principais responsáveis por manter a chama do amor acesa e por trazer momentos de muito prazer.

Problemas com Sexo

Problemas com Sexo

Traição

Atitudes que provocam a desconfiança, a falta de desejo pelo outro, tudo isso pode ser o sinal de uma traição, que é apontada como uma das principais causas do divórcio. Na realidade, dificilmente a traição acontece de uma hora para outra e sem motivo, afinal geralmente ela é o resultado de uma relação desgastada e da falta de amor por parte de um dos cônjuges.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=CBnbPDMa2RM[/youtube]

Envolvimento Excessivo da Família

Certamente você conhece alguém que sofre com as intromissões excessivas da sogra, vive em constante pé de guerra com um cunhado que insiste em fazer fofocas sobre o casal, etc. Na realidade, o envolvimento da família parece algo totalmente inofensivo, mas quando alguém passa a interferir demais no casal, um dos cônjuges acaba sendo afetado e ficando insatisfeito com a relação, o que também pode fracassar um relacionamento ao ponto de levar o casal a se separar.

Violência Doméstica

A última causa que escolhemos para a lista das principais responsáveis pelo divórcio é a violência doméstica, que certamente pode ser considerada a mais grave, pois além de caracterizar um crime, possivelmente caracteriza o fim de uma relação, afinal nesse caso fica evidente que já não existe respeito, consideração e muito menos amor.

Então se você quer ter um relacionamento feliz e duradouro, fique atento a tudo o que pode interferir negativamente em seu relacionamento e faça o possível para conviver bem com seu cônjuge, afinal o amor deve estar no centro de tudo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Relacionamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *