Quando somos crianças temos inúmeros sonhos, sempre ficamos idealizando o que vamos ser quando crescer, qual será a nossa profissão, como será a nossa família, quantos filhos teremos, etc. Quando atingimos outro patamar de idade, os sonhos mudam, mas continuam existindo em nossa vida, como por exemplo: o sonho de estudar no exterior, de realizar se profissionalmente e financeiramente, comprar uma casa, constituir uma família, etc.
E quando os homens e as mulheres estão próximos de completar os 30 anos, muitas vezes começam a fazer reflexões sobre o caminho percorrido em sua vida até aquele instante e o quanto realizaram ou não os seus sonhos e desejos.
Essa reflexão por muitas vezes é muito perturbadora para nós, pois muitas vezes constatamos que não avançamos e realizamos em nossa vida como realmente queríamos, e os nossos projetos não saíram do canto, o que nos tornou pessoas até certo ponto infelizes. A frustração pode acontecer em vários campos da nossa vida: financeiro, profissional, sentimental, etc.
Esse questionamento (reflexão) define a chegada da famosa crise dos 30 anos, que pode ser resumido na seguinte pergunta: o que estou fazendo ou fiz da minha vida?
A partir desse instante o ser humano passa por um processo de reflexão e avaliação de toda sua vida, o que pode gerar efeitos positivos e negativos na pessoa, e isso vai acontecer dependendo de como está a saúde psicológica da pessoa que está refletindo e se auto avaliando.
A crise dos 30 anos só terá efeito negativo naquelas pessoas que não conseguiram obter um equilíbrio nos aspectos psicológico e mental, e não conseguem analisar os fatos acontecidos em sua vida e diferenciar entre o que efetivamente conquistaram até aquele momento, e o que elas desejavam conquistar, isto é continuam sendo como quando eram crianças e tinham inúmeros sonhos (exemplo: a mulher projetava estar casada e com filhos, e na realidade ela não consegue manter relacionamentos afetivos de maneira sólida o que impede de alcançar o seu intuito. Dependendo da questão mental e psicológica, cada pessoa irá olhar a situação de uma forma, e reagirá de maneira diferente, enquanto umas pessoas pegam as dificuldades e barreiras como uma forma de incentivo para vencê-las e conquistar o sucesso, outras se abatem e deixam com que a negatividade domine a situação e ela não seja capaz de superar as barreiras e dificuldades encontradas).
Por isso, com o passar do tempo, é necessário que a pessoa encontre o equilíbrio para observar e analisar as situações, e assim consiga superar todos os obstáculos.
A grande questão, é que quando chegamos na casa dos 30 anos, tudo parece ter um caráter definitivo, no entanto, precisamos sempre nos autoavaliarmos, sem medos e receios, e termos a certeza que sempre podemos recomeçar, mesmo que tenhamos errado nas nossas escolhas e avaliações até aquele momento de nossa vida.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Fe7oCntBmVo[/youtube]
O Processo de Autoconhecimento
Muito se fala sobre a crise dos 30 anos, mas essa crise está associada ao fato do ser humano (na grande maioria dos casos) a medida em que os anos vão passando, vai amadurecendo e aliado ao amadurecimento, ele se torna uma pessoa menos impulsiva e passa a ser mais pensante, dominando os ímpetos e impulsos. O ser humano passa a se conhecer mais, e passa a refletir mais sobre as suas atitudes, sobre as suas expectativas perante a vida, sobre os seus sonhos e desejos, e passa a ter uma visão diferente de encarar a vida e os desafios que surgem.
No entanto, observa-se que não é necessário atingirmos os 30 anos para passarmos por esse processo. Contudo, observa-se que a grande maioria dos seres humanos atinge esse estagio de autoconhecimento e maturidade, quando está próxima a casa dos 30 anos.
Por isso, se autoconhecer é fundamental para vencermos as crises que irão acontecer na nossa vida. Pois os questionamentos serão uma constante na nossa vida, e irão aparecer ao longo de nossas vidas.
Portanto, a crise dos 30 anos, pode ser considerado como um marco em nossa vida, se tornando como a nossa iniciação na vida adulta, pois a partir desse primeiro momento de reflexão pessoal, começaremos a desenvolver o autoconhecimento. Esse processo também irá gerar em nós uma grande cobrança com relação aos fatos e escolhas feitas por nós mesmos para a nossa vida, pois tudo isso será fruto de nossa auto avaliação.
Para superar essas dificuldades é fundamental que tenhamos uma boa auto estima, e confiemos plenamente nas nossas capacidades e não nos abatermos com as duvidas e nossa própria cobrança.
Além disso, precisamos nos autoconhecer para superarmos as pressões externas, pois a própria sociedade ajuda no processo de crise existencial dos 30 anos, pois existe uma cobrança para que a pessoa quando atinja os 30 anos, esteja inserida com sucesso no mercado de trabalho, esteja casada e com filhos, entre outras coisas. A pessoa precisa se autoconhecer para vencer essas pressões, e também ter a ciência que os processos de vida estão mudando de geração em geração, e hoje em dia na era da tecnologia, essas questões e processos estão mais prolongados, diferente do que viviam as gerações anteriores.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=tT1MF1sgem4[/youtube]
O Processo de Amadurecimento
O Amadurecimento é um processo constante em nossa vida. nós seres humanos, a cada dia que passa vamos aprendendo com as situações vividas, e através deste aprendizado vamos nos tornando pessoas maduras.
Dicas Para Sair da Crise dos 30 Anos
Segue abaixo algumas dicas de como sair da crise dos 30 anos:
- Conforme Roberto Shinyashiki (psiquiatra e palestrante), realizar sonhos dá trabalho, Mexa-se! Saia de sua zona de conforto;
- Não se julgue tanto. Muitas vezes a questão está associada como somos rigorosos na realização das etapas para alcançarmos um objetivo;
- Reveja os seus objetivos e se pergunte o que realmente você quer. Trace objetivos atingíveis, nem sempre podemos ter tudo que queremos;
- Não se compare com os outros, pois como disse Dalai Lama, você vai se achar melhor ou pior que os outros, e ambas as situações são ruins;
- Não coloque a culpa dos fatos acontecidos na vida ou em outras pessoas e passe a agir, melhorando o astral e tomando atitudes concretas para sair da crise;