Como Melhorar o Diálogo no Relacionamento e Ser Mais Feliz

Todos nós melhoramos nossos relacionamentos através do diálogo e entendimento. Em um mundo que está se transformando rapidamente, é importante para nós trabalhar em direção a uma compreensão de que saber dialogar bem faz parte dessas mudanças. Nesse artigo veremos como melhorar o diálogo nos relacionamentos interpessoais e conseguir ter uma vida mais feliz.

Importância do Diálogo Nas Diferenças Entre Os Homens

As pessoas religiosas abriram os olhos para ver que não são completamente diferentes só porque não têm as mesmas crenças. Muitos aspectos das religiões representadas no mundo têm semelhanças que muitas pessoas em uma sala que nunca tinham se visto antes poderiam dialogar normalmente sobre suas diferentes religiões.

Conversar é Importante

Conversar é Importante

Existe uma grande representação dos ideais que as pessoas tentam defender no que diz respeito à comunicação. A coisa mais importante que podemos fazer para melhorar o mundo é melhorar nossos relacionamentos através de um bom diálogo. Para melhorar o relacionamento interpessoal deve haver algum tipo de diálogo mútuo entre as diferentes partes. A grande maioria das pessoas é inerentemente boa e tem o desejo de se ajudar umas as outras sempre que puderem.

No entanto, o problema que se coloca é que elas não sabem como poderão ajudar se não tiverem um bom diálogo para saber como podem ajudar. Nós não somos de espécies diferentes, todos nós fazemos parte de um grupo coletivo: a humanidade. Isto significa que todos nós temos os mesmos desafios na vida, embora eles possam surgir de diferentes formas.Se conseguíssemos nos comunicar mais, iriamos erradicar a crença de que somos muito diferentes para conseguir entender um ao outro.

Mesmo que alguns de nós permaneçamos em seus mundos separados, ainda assim somos uma parte do todo coletivo e não entidades separadas. Isso não diminui a pessoa, pelo contrário, é o indivíduo quem forma o coletivo. Não há “nós contra eles”, e com um bom diálogo poderemos começar a entender que realmente há apenas “nós”.

Como Superar Conflitos e Estabelecer Relacionamentos Saudáveis?

Você se sente preso ao seu relacionamento? Você está procurando novas maneiras de se relacionar com o outro? A vida seria muito mais fácil se as pessoas pensassem de uma única maneira. A realidade é que você é feito de muitas mentes ou “eus”.

Você pode reconhecer isso em afirmações como: “Uma parte de mim realmente se sente muito atraída por ele / ela”. Outra parte de mim acha que eu deveria ter cuidado para não me envolver muito. Estes “eus” se desenvolvem quando você cresce em sua família, sociedade e cultura.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=7pc_KxFsIds[/youtube]

Um grupo exclusivo deles tende a dominar a sua personalidade. Eles vão protegê-lo e mantê-lo seguro, garantindo-lhe a atenção, aprovação e carinho que você precisa dos outros.

Por Que Muitas Vezes Os Opostos Se Atraem

A fim de ser identificado como um determinado conjunto de “eus” a pessoa tem que esconder os seus opostos “eus” opostos, embora eles estejam enterrados em sua psique, e não tenham ido embora.

Quando você se apaixona por alguém, você vai reconhecer alguns deles na outra pessoa e por isso, vai acha-la muito atraente. Daí ser comum a expressão “os opostos se atraem”. Seu parceiro complementa você e juntos vocês se sentem inteiros e completos.

A Dinâmica dos “Eus” Nos Relacionamentos

O relacionamento interpessoal é realmente uma interação de “eus” diferentes entre duas pessoas, ou seja, um modo de ligação entre elas. A dinâmica da relação pode ser emocionante, fascinante e quando você se sentir seguro com seu parceiro, e se sentirá como se estivesse nas nuvens.

Este estado pode durar algum tempo, mas cedo ou tarde o estresse e as tensões do dia a dia vão interferir no relacionamento. Os julgamentos das pessoas em relação ao outro levam ao conflito, e a intimidade e segurança acaba sendo perdida.

Talvez você se reconcilie com seu companheiro/a ou talvez você termine seu relacionamento. Uma coisa é certa: se você não aprender as lições inerentes a tais conflitos estará condenado a repeti-los novamente, seja com o mesmo parceiro ou com um novo.

Como Superar o Conflito

Imagine que você se inscreveu em uma agência de namoro, e eles pedissem para você listar seis de suas qualidades ou atributos que o fariam um parceiro atraente. Essa lista iria representar os valores de alguns dos seus “eus”, como por exemplo: ser cuidadoso, dar apoio a quem precise, ser um bom ouvinte, ser expressivo, organizado e sensível

Agora você faria lista de seis características em um parceiro que você não gostaria de encontrar em seu relacionamento com ele. Essa lista provavelmente seria o oposto daquela sua lista principal. Por exemplo: não gosto de pessoa egoísta, não gosto de pessoas que não gostam de ouvir as outras, não gosto de pessoas introvertidas, não gosto de indivíduos Insensíveis.

Para parar o jogo da culpa, superar o conflito e melhorar sua confiança você precisa perguntar a si mesmo: “O que é que eu estou julgando no meu parceiro, que é na verdade uma parte escondida de mim mesmo, de minha psique? Qual o benefício que eu teria se eu pudesse trazer um pouco da vida ao que está escondido no meu?”.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=8R9TVygru3o[/youtube]

A partir dessa reflexão interna, a pessoa terá condição de voltar a ter um bom diálogo com seu parceiro e assim manter um bom relacionamento ou melhorar o que já existe.

Na verdade o diálogo deve estar presente em todos os momentos que se apresentem em nossas vidas. O poder da boa comunicação pode ser eficaz em resolver uma grande parte de nossos problemas.

Considerações Finais

Quando melhoramos o diálogo em nossos relacionamentos nos tornamos mais felizes, pois estamos nos comunicando com a outra pessoa todo o tempo lhe dizendo de nossas emoções, tristezas ou desejas e desse modo ela terá condição de nos ajudar. Um dos grandes problemas da humanidade é a falta de diálogo, quando duas ou mais pessoas não se comunicam bem e acreditam que o outro tem de saber o que desejamos.

É nesse ponto que erramos. Se quisermos algo ou alguma coisa devemos dizer claramente para a pessoa que conosco está se relacionando, para que juntos possamos resolver nossos conflitos. É esse o poder do diálogo e da boa comunicação.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Vida a Dois

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *