É fato que todos os seres humanos apresentam uma dificuldade imensa ao se deparar com uma situação de perda, pois em nenhum momento de nossa existência fomos preparados para enfrentar o momento da despedida .
O luto costuma ser um momento enfrentado com muita dor e vazio, por isso ao nos depararmos com uma situação de perda, é essencial que busquemos equilíbrio, pois apesar de inicialmente o sofrimento ser inevitável, e até essencial, para que possamos assimilar o processo, é fundamental que busquemos força para superar a dor.
Qualquer pessoa que enfrenta uma situação de luto acaba desenvolvendo alguns sentimentos como: dor, revolta, tristeza, culpa, solidão, entre outros. Além disso, o processo de luto, em alguns casos, vai muito além dos transtornos psicológicos, já que pode afetar até a saúde física de quem enfrenta a ausência.
As 5 Fases do Luto
O processo do luto pode passar por cinco fases, como a psiquiatra suíça Elisabeth Kubler-Ross registrou em seu trabalho de pesquisa. Portanto, se você está passando por um momento de luto, ou mesmo quer estar preparado(a) caso sofra com uma perda, confira as etapas de um momento tão difícil.
Primeira Fase: Negação
Quando nos deparamos com a perda, inicialmente não conseguimos acreditar e assimilar o que está acontecendo, o que nos faz negar e tentar esquecer a situação. Neste momento as pessoas costumam apresentar uma grande dificuldade em encarar o luto e muitas vezes acabam negando a realidade. No entanto, a fase de negação costuma durar pouco tempo, pois não há como negar uma perda quando ela de fato ocorreu.
Pensamentos Comuns Nesta Etapa
- “Isso não é verdade”
- “Eu sei que isso não está acontecendo”
Segunda Fase: Raiva
Assim que a pessoa passa pelo momento da negação, chega a hora de encarar a situação, o que acaba causando revolta e raiva em muitos casos. Na segunda fase a pessoa que enfrenta o luto se mostra inconformada com a situação, o que a faz culpar alguém pelo acontecimento e expressar um sentimento de indignação em relação a alguém ou até em relação a Deus.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=cvo1U-r5rB4[/youtube]
Pensamentos Comuns Nesta Etapa
- “Por que Deus fez isso comigo?”
- “O que eu fiz para merecer isso?”
- “Isso não poderia ter acontecido”
Terceira Fase: Negociação
Após negar a perda e sentir muita raiva por tudo o que está acontecendo, na terceira fase o indivíduo busca fazer negociações na esperança de que tudo volta a ser como antes. Além disso, é nesta etapa que as pessoas que têm fé buscam apoio em Deus e/ou na religião que professam.
Pensamentos Comuns Nesta Etapa
- “Preciso ter fé neste momento”
- “Preciso confiar em Deus, pois está situação vai passar”
- “Sei que Deus vai me ajudar”
Quarta Fase: Depressão
Geralmente a quarta fase tem inicio alguns dias após a perda, pois é neste momento que o indivíduo toma a consciência do que de fato aconteceu. Além disso, com o passar dos dias o vazio vai se aprofundando e um sentimento de tristeza profunda costuma aparecer juntamente com as lembranças, o que faz com que muitas pessoas optem pelo isolamento.
Pensamentos Comuns Nesta Etapa
- “Não sei como vou suportar tanta dor”
- “Acho que nunca conseguirei superar o luto”
- “Não sei como vou viver a partir de agora”
Quinta Fase: Aceitação
Após negar o ocorrido, sentir raiva por tudo o que aconteceu, passar pela fase da negociação e por momentos de profunda tristeza, chega o momento de o individuo aceitar a realidade e tentar conviver com ela. Nesta etapa, mesmo que muitas pessoas ainda não terem se conformado com o ocorrido e não tenham se acostumado com a ausência de um ente querido, chega o momento de encarar a realidade e buscar equilíbrio para conviver com ela e superar a dor.
Pensamentos Comuns Nesta Etapa
- “A vida continua”
- “Mesmo estando triste preciso superar o que aconteceu”
- “Vou superar este luto”
As fases descritas acima são comuns, mas isso não quer dizer que todas as pessoas passarão por todas as etapas, pois algumas pessoas queimam etapas ou até acabam estacionando em uma delas. Portanto a partir de agora veja algumas dicas para superar o luto.
Dicas para Superar o Luto
Todos nós em algum momento da vida teremos que conviver com a triste experiência de perder um ente querido. No entanto, temos eu buscar forçar para superar a tristeza e conviver com as lembranças de quem partiu de forma positiva, sem deixar nossa vida de lado. Portanto, a partir de agora confira algumas dicas para superar o momento do luto.
1) Não Deixe de Expor seus Sentimentos
Ao passar pelo luto muitas pessoas acabam não tendo coragem de expressar toda a dor que estão sentindo neste momento, o que é prejudicial. Portanto, se você está passando por esta situação não tenha vergonha de colocar para fora toda a sua dor, pois assim você conseguirá se recuperar com mais facilidade e poderá contar com as palavras de conforto de todo que estão em sua volta.
2) Busque a Ajuda de um Profissional
Muitas pessoas sentem muita dificuldade no momento de passar pelas etapas do luto, o que muitas vezes acaba se transformando em uma depressão. Portanto, se você está com a sua saúde mental muito desequilibrada, não deixe de buscar a ajuda de um profissional, pois ele está capacitado para auxilia-lo em qualquer situação.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=CS8UZZ-nEPg[/youtube]
3) Tenha Fé
Buscar o apoio de uma religião e acima de ter fé em Deus, costuma ser o remédio para muitas pessoas que sofrem com a morte de um ente querido.
4) Busque Apoio nas Pessoas que você Ama
Não há ninguém melhor para estar ao nosso lado neste momento do que as pessoas que nos amam e torcem pela nossa felicidade. Portanto, busque o apoio de seus amigos e familiares nesta situação e não recuse a ajuda e o carinho das pessoas que realmente expressam algum sentimento bom por você.
Se você já vivenciou a dor de perder um ente querido, não deixe de compartilhar conosco como você lidou e fez para superar esta situação.