Ser Feliz Depois de Uma Traição

Qualquer pessoa quando entra em uma relação está buscando acima de tudo a felicidade. Os casais se formam com base em conceitos de amor e respeito que todos nós aprendemos desde sempre e sonhamos em tê-los na nossa vida. Porém, é bem verdade que atualmente, talvez pelo não medo de falar a verdade, as pessoas rompem os relacionamentos por que são traídas. Obviamente, não é o único motivo que leva uma relação ao fim, mas é um dos principais: a traição.

Em muitos casos, dizem os psicólogos, o problema não é a traição em si, mas o que ela representa para quem foi traído.

Para algumas pessoas, o marido, a esposa, o namorado ou a namorada são mais do que uma parte da relação, é a representação de “pertencer”. O marido sente-se dono da esposa, pode acontecer o contrário ou pode ser dessa forma em ambos os lados. Neste caso, dizem os psicólogos, a traição pode representar muito mais do que a “quebra” do respeito, a pessoa traída se sente afrontada.

As Diversas Maneira de Encarar Uma Traição

Ninguém quer ser traído, sim, é uma verdade. Mas, quantas pessoas diriam “não” diante da possibilidade de trair. É uma pergunta bem difícil de responder, garante os profissionais.

Quem trai tem sempre uma “boa justificativa” para dizer o que levou a fazer tal coisa e na maioria dos casos, a traição é para ficar escondida embaixo do tapete.

Quem trai necessariamente não tem a intenção de magoar e por isso esconde. Assim como quem trai não está dizendo que quer romper a relação, mas não assume isso para o parceiro ou parceira. 

Quem é traído, por sua vez, pode encarar a traição de várias formas e é justamente neste ponto, que ele sofrerá mais ou menos ou nem será abalado pelo o que aconteceu.

Não tem como prever qual a reação de uma pessoa traída, afirma os psicólogos. O momento que ela está vivendo, o que ela viveu com quem a traiu, muitos outros fatores podem influenciar o comportamento futuro. Sem falar na sua personalidade, no seu caráter.

Dizem que os homens depois que sofrem uma traição ficam com mais cuidado e encontram maior dificuldade para iniciar um novo romance. Enquanto, as mulheres sofrem muito, mas seguem em frente e ficam abertas a  uma nova relação, sem ter medo de começar de novo.

Mas, quando se fala de amor, comportamento, mente humana, não existe matemática para dizer se é de um jeito ou de outro. Cada um tem que viver o seu momento. 

O Que Fazer Para Superar Uma Traição

Talvez o que mais dificulte a vida de quem acabou de sofrer uma traição é o fato de remoer o que aconteceu muitas e muitas vezes.

O que passou, passou e deve ser assim, mas todo mundo concorda que falar é fácil e é bem mais difícil fazer.

Não dá para passar uma borracha em tudo e  seguir em frente como se nada tivesse acontecido, pelo contrário, os psicólogos recomendam o “luto”. Você deve desabafar, chorar, ter um tempo só para você e depois seguir em frente. Mas, neste seu tempo não o perca pensando “como teria sido”, “onde foi que eu errei” ou pior, não alimente o desejo de vingança.

A relação, como tudo na vida pode acabar e o importante é saber que a vida continua e dá para ser feliz de novo recomeçando do zero. O problema é que depois de uma traição parece que nada faz sentido, o nosso cérebro tende a nos “mandar” a informação de que falimos e que não seremos feliz. Então, é hora de lutar contra a falsa informação. Sim, é possível ser feliz sempre. Fechou uma porta, algo deu errado, esqueça o que passou e recomece. Essa é a informação que você deve “mandar” para o seu cérebro. 

Dicas Para Superar a Traição e Ser Feliz

A traição é inevitável e isso você deve pensar desde sempre. Ninguém está imune a não ser traído. Não importa raça, classe social, a beleza externa, a graduação, nada, todas as pessoas podem ser traídas. Também pense que não existe uma relação perfeita por que as pessoas são diferentes e é difícil trabalhar com essas diferenças. Passar o tempo fazendo comparações com outros casais é uma péssima maneira e só irá torturar você.

Algumas pessoas depois de traídas começam a comparar com outro casal, mas quem garante que naquele casal perfeito alguém não foi traído. Então, esqueça os outros, pense em você e na sua relação. Para seguir em frente e ser feliz:

  • Depois de descobrir a traição você tem duas opções: uma conversa franca e fim da relação ou uma conversa franca e aceitar um pedido de desculpas e continuar a relação.
  • Se você optar pela segunda opção, continuar a relação mesmo depois de descobrir a traição, deve passar uma borracha no que aconteceu. Essa é a parte mais difícil. Se for para perdoar e ficar sempre desconfiando ou em qualquer discussão retornar o assunto, não vai dar certo. Nem você e nem ele serão felizes.
  • Se você prefere seguir sua vida sem a pessoa que lhe traiu, o primeiro passo é esquecer o que aconteceu. Não fique remoendo e se perguntando “por que ele fez isso comigo”. Ele fez, você descobriu e acabou. A vida segue e ela tem muita coisa boa para lhe oferecer.
  • Não tente superar uma traição e o fim de um relacionamento começando um outro. Curta o seu tempo de “luto” e aprenda a ser feliz sozinho.
  • Você estará preparada para ser feliz ao lado de outra pessoa, quando cruzar com o seu ex na rua e não sentir nada, nem raiva, nem mágoa e nem saudades.

Ninguém gosta de ser traído, mas pense bem antes de começar a buscar a verdade na sua relação. Nem todas as pessoas estão preparadas para encarar a verdade, dizem os psicólogos. Se você não consegue assumir uma postura de terminar uma relação por que foi traído, não fique procurando descobrir o que no fundo você não quer saber.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Relacionamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *