Dicas Para Fazer O Filho Largar A Chupeta: Como Acabar Com Esse Hábito

A chupeta é o primeiro amor de seu filho, e a separação pode ser difícil. Sobreviver ao desmame da chupeta pode requisitar varias táticas de tentativas e erros dos pais. Nesse artigo vermos algumas dicas sobre como acabar com esse hábito.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=AHQxWORzGTs[/youtube]

O Que os Pais Devem Saber Sobre Chupetas

Segundo especialistas, pediatras, dentistas, pediatras, psicólogos infantis, para colocar um fim ao hábito de chupeta do seu filho, o segredo seria ignorar o fato porque ele vai parar eventualmente num período de 24 meses.

Talvez nenhuma decisão traga aos pais mais angústia do que a questão de saber se introduzir uma chupeta e, mais tarde, quando e como tirá-la. Não há falta de opiniões sobre o assunto.

A boa notícia para os pais preocupados sobre chupetas é que os especialistas concordam que é inteiramente apropriado usá-la para acalmar o bebê.

Ainda assim, odontopediatras recomendam limitar o tempo de chupeta quando uma criança tiver dois anos e eliminar seu uso por volta dos quatro anos, para evitar problemas dentários.

Além disso, não há regras rígidas e rápidas sobre quando e como dizer “adeus à chupeta”. Aqui está o que os pais precisam saber para fazer a escolha certa para eles e seu filho.

Segurança da Chupeta

Ao comprar uma chupeta, os pais não devem deixar de seguir as orientações de especialistas: eles devem procurar por um modelo de uma peça com um bocal macio (chupetas com duas peças podem quebrar).

A proteção deve ser de plástico firme com buracos de ar, e deve medir pelo menos uma polegada de diâmetro do bebê, para que ele não possa engoli-la.

Os pais devem comprar um higienizador de chupetas e limpá-los dessa forma frequentemente até que o bebê chegue aos seis meses, após este período, a lavagem da chupeta deve ser feita regularmente com sabão e água quente.

As chupetas normalmente vêm em dois tamanhos: de 0-6 meses e de 6 meses em diante. Para o conforto do bebê, os pais devem se certificar que a chupeta está no tamanho correto.

Para evitar o risco de estrangulamento, os pais nunca devem amarrar uma chupeta em torno da mão do seu bebê, pescoço ou corrimão do berço. Eles devem usar um clipe de chupeta no lugar.

Nunca deve ser usado um bico de mamadeira e um anel no lugar de uma chupeta, pois o mamilo pode separar-se do anel e representar um perigo de asfixia para o bebê.

Os pais devem inspecionar a chupeta regularmente quanto a danos e substituir sua borracha quando mudar de cor ou estiver rasgada.

Noções Básicas do Uso da Chupeta

Os bebês nascem com uma necessidade inata de sugar, dizem os especialistas. Os recém-nascidos dependem desse “reflexo de sucção” não só para o seu sustento, mas também como calmante.

As crianças muito pequenas não têm nenhum outro mecanismo para controlar suas angústias e medos. Elas não podem pegar um copo, não podem pedir um cobertor, pois elas não podem usar ainda as mãos para controlar as coisas. O ato de mamar fornece uma maneira para que elas se acalmem.

Por isso, os bebês sugam se não em uma chupeta, em seguida, o polegar, dedo, garrafa ou mama. Se um bebê precisar mamar mais do que a cada duas horas por dia, ele está simplesmente usando sua mãe como chupeta.

Nesses casos, a chupeta pode ajudar a satisfazer as necessidades de sucção não nutritivas do bebê, dando a mãe uma pausa necessária na amamentação.

As mães não devem esquecer-se de estabelecer o aleitamento antes de introduzir a chupeta, pois para os bebês que tenham problemas para aprender a amamentar, a chupeta pode ensinar maus hábitos.

Depois que o bebê for um especialista na produção de leite da mãe é isso é estabelecido geralmente em poucos dias, será o momento de introduzir a chupeta.

Chupeta Prós e Contras

Enquanto os pais se preocupam se as chupetas podem prejudicar os dentes do bebê, elas normalmente não afetam uma criança com menos de dois anos de idade.

De uma perspectiva dental de saúde, é melhor limitar a chupeta quando a criança é tiver mais de dois anos e tirá-la completamente no momento em que uma criança completar quatro anos.

Segundo especialistas, acima dessa faixa etária, as chupetas podem causar uma mordida aberta ou cruzada, que são problemas que afetam a mastigação, fala e aparência, e muitas vezes necessitam de ortodontia para corrigir. Infelizmente, observam os especialistas, que a chamada chupeta ortodôntica não fazem a menor diferença. O que importa é a frequência e intensidade do hábito de sucção.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=_fY7RXYL5tI[/youtube]

Desmame Seu Filho das Chupetas

Aqui é onde as opiniões de especialistas divergem, pois alguns recomendam interromper a chupeta por um ano, pois nessa idade, as necessidades de desenvolvimento de uma criança não incluem o ato de sucção. Não há problema em tirar as chupetas por ultimo, uma vez que um bebê é desmamado e então os pais podem se concentrar em retirar a chupeta.

Em última análise, as crianças desenvolvem estratégias de nível superior para gerir a sua angústia, geralmente começam em torno de 2 anos de idade. Elas eliminam progressivamente a sua chupeta enquanto desenvolvem habilidades para substituí-la. A maioria das crianças voluntariamente entregam suas chupetas por três ou quatro anos de idade.

Como Parar: O Plano de Três Dias

Primeiro dia: De manhã e ao deitar, diga ao seu filho que você pode ver que ele quer fazer um monte de coisas que seu irmão mais velho faz. Diga a ele que é uma boa ideia, e que em três dias será o tempo necessário para ele dizer adeus às chupetas.

Diga a ele que você sabe que ele pode fazê-lo e que vão trabalhar juntos nisso. Mantenha uma conversa de 30 segundos, de modo que não soe a criança como se você estivesse pedindo permissão.

Não se preocupe se o seu filho vai ficar ansioso se for dado esse aviso previamente. Como os adultos, as crianças gostam de se preparar fisicamente, psicologicamente e emocionalmente para as mudanças.

Segundo Dia: repita os mesmos 30 segundos de fala duas vezes por dia, só substituindo “em três dias” com o “amanhã”.

Terceiro Dia 3: lembre a seu filho que já se passaram três dias e é tempo de retirar a sua chupeta. Aja como se você estivesse indo em uma caça ao tesouro e pergunte ao seu filho se ele gostaria de ajudar.

Mesmo que ele se recuse e proteste, continue recolhendo suas chupetas, coloque-as em um saco plástico e leve-as até um caminhão da reciclagem.

Explique que a chupeta será feita em pneus novos ou brinquedos. Seja compreensivo, mas firme, acrescentando que a maioria das crianças começa a perder sua chupeta dentro de dois dias horas.

A Abordagem Gradual

Comece por retirar a chupeta em situações de quando a criança estiver em casa, feliz, e brincando. Uma vez que ela estiver acostumada a não ter sua chupeta em casa, comece eliminando a sua utilização fora do lar. Você não precisa oferecer uma explicação.  Tudo o que você precisa dizer é: “A chupeta não pode sair de casa”.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Filhos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *