Como Tratar os Filhos Com Igualdade

O sonho de todo casal é ter filhos, e diante deste sonho muitos pais acabam fazendo os planos de como educar seus filhos. Sabe-se que todo pai e toda mãe deve tratar os filhos com igualdade para que não gere problemas no futuro, porém nada é tão simples assim.

Irmãos

Irmãos

A maioria dos pais costumam aplicar um modelo de tratamento que consideram ser mais justo e que não expressão dar preferência por apenas um dos filhos, desta forma eles (os pais) procuram apresentar uma igualdade de tratamento, mas as crianças necessitam se reconhecer como únicas e precisam receber um tratamento compatível com sua idade.

Os pais mesmo inconscientes decretam papeis diferenciados para cada filho e assim vão influenciando o comportamento das crianças. Encontramos nas famílias problemas referente às diferenças entre irmãos, sejam elas de temperamento, físicas, intelectuais ou emocionais.

As Diferenças Entre Cada Filho

Normalmente os pais costumam passar a missão de “cuidar” e sempre verificar se os irmãos mais novos estão bem, ao primogênito. Isso faz com que a criança desenvolva mais rapidamente o senso de responsabilidade e de liderança, mas ao dar tanta responsabilidade para um ser tão pequeno os pais acabam esquecendo que podem sobrecarregar seu filho, fazendo-o com que se sinta injustiçado por ter que fazer o “trabalho” dos pais.

Em contrapartida, temos os caçulas, normalmente tem liberdade de ir e vir, fazer o que desejar e pior, sem nenhuma responsabilidade. Na maioria das vezes são crianças mimadas que fazem apenas o que querem e quando querem, quando maiores costumam colocar os pais contra qualquer um dos irmãos, caso estes não sejam tão presentes em suas vidas.

E por ultimo, hoje em dia nem tão comum devido a diminuição no tamanho das famílias, o ou os filhos do meio. Estes normalmente ficam com o que sobram, o amor que sobra, a atenção que sobra e assim por diante.
Diante dessas diferenças de nascimento é que se deve tomar cuidado na criação das crianças, pois cada criança reage de uma forma diferente, com o amor e atenção destinado a ele.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=mJW7jqbHZLc[/youtube]

O Controle dos Pais

São poucos os pais que tem o domínio de ministrar atenção e amor da mesma forma para cada filho, mas cada filho é um ser único e para os pais não é possível tratar todos as crianças com igualdade mesmo eles sendo do mesmo sexo.

A forma de tratamento diferenciada que muitos pais oferecem aos filhos às vezes geram conflitos e muitos dos pais ficam com um sentimento de culpa, mas essa forma de tratamento faz parte da natureza humana, e cada filho vai reagir de forma diferente ao que foi transmitido pelos seus pais.

As diferenças são perceptíveis, os pais devem lidar com elas, valorizando o que cada um tem de melhor. Se um é mais carinhoso e meigo mostre ao outro o quanto essas qualidades são boas para as convivências sociais, na tentativa de fazê-lo adquirir tais qualidades.

Criação dos Filhos

Criação dos Filhos

Se um outro filho é mais despojado, extrovertido, também dê valor a estas características, é importante que a criança sinta que mesmo diferente , ela também é amada, outro ponto é o fato de mostrar a importância ao seu modo de ser e mostrar a cada um dos irmãos o quanto se ganha sendo cada um de sua maneira.

Os Pais Precisam Acompanhar o Crescimento dos Filhos

A maioria mais “correta”, cuidado não há maneira totalmente certa de se criar filhos, é tentando fazer com que eles cresçam de forma unida e que se respeitem, e o principal que percebam o quão são diferentes uns dos outros.

É de suma importância que os pais determinem os limites que as crianças tenham, e o mais importante é que o mesmo limite que os pais dão para o filho mais velho, deve ser o mesmo que é dado para o filho caçula.

Nada de diferenciar as responsabilidades e limites dados a uma criança só porque uma é menino e a outra é menina, é claro que cabe aos pais mostrar as individualidade de cada criança, mostrar as suas diferenças e as suas igualdades, mas aos pais cabe o dever de mostrar que diferenças devem ser respeitadas por igual e não que seja uma forma de se aproveitar.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=FAlhi1kwVYI[/youtube]

Os Pais Devem Conversar Sempre

Senhores pais que acham que a criança só deve receber ordem, fiquem atentos para o crescimentos dos seus filhos, pois eles com toda a certeza terão algum tipo de “problema” no futuro. As crianças que crescem sem saber o porque estão sendo castigadas, ou porque devem fazer isso, normalmente acabam não respeitando regras quando mais velhas, pois elas não as entende.

Pais lembre-se que é fundamental passar bem pela fase dos questionamentos da criança, é necessário responder e quando não souber, deve-se ser sincero para que a criança não ache que há perguntas sem respostas.

Respeitando As Individualidades

 Lembre-se que da mesma forma que os pais tem uma forma de tratar diferenciada, os filhos também vão ter um comportamento diferente para com seus pais.

Os pais devem levar em consideração a forma de tratamento e comportamento de seus filhos,pois iremos encontrar filhos respeitadores, esforçados e estudiosos, assim como, encontraremos aquele que é respondão, mau criado, mimado.

Nunca tente comparar um filho a outro quando estiver fazendo uma cobrança ou reclamação. Esta regra é antiga mais deve ser repetida: os pais não devem fazer comparações, se deve explicar o que esta ocorrendo, porém nada de comparações, o filho que está recebendo a reclamação pode achar que só o irmão usado como exemplo é amado e pode se gerar uma grande confusão.

Fazendo as coisas certas os pais conseguirão tratar os filhos por igual e também vão evitar as cenas de ciúmes e de inveja.

Pais justos vão tratar cada filho com respeito e amor, procurando saber quais as qualidades dos seus filhos, procurando elogiá-lo, fazendo com que seu filho se sinta amado, respeitado, mostrando sua capacidade de entendimento, sua responsabilidade em aceitar situações difíceis, sabendo que seus níveis de maturidade são diferentes,temperamentos diferentes de acordo com suas idades.

Diante de tudo isso que você acabou de ler, podemos afirmar que criar os filhos diante de cada diferença, ajuda a deixa-los mais fortes para a vida, pois foram criados de forma igual, mesmo cada um sendo do seu modo.

Lembre-se fique atento a seu filho, procure conversar, observar e deixar que ele lhe questione para que sempre que for necessário ele saiba que pode contar com você.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Filhos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *