Namoros nem sempre são fáceis. Qualquer relação que envolva duas pessoas é complicada, e, na maior parte das vezes, envolve muitas divergências, pontos de vista diferentes e muitas complicações. Algumas brigas podem ocorrer, mas pode haver paz o tempo todo. Não existe uma receita mágica para casamento perfeito ou namoro perfeito, mas pequenas medidas podem ajudar a sua convivência ser melhor.
Abra o Canal da Conversa
Casais que conversam mais tendem a ser mais felizes juntos. Isso ocorre, pois ambos possuem um canal aberto para conversar sobre o que curtem, o que não curtem, o que gostam no outro ou não. Cultivar uma conversa sobre suas opiniões, desde o começo do namoro, vai fazer com que a dupla se sinta a vontade para falar o que gosta e o que não gosta na relação, e assim é possível conseguir se entender com bem mais facilidade do que aconteceria se não houvesse um diálogo constante.
Não precisa ser uma discussão sobre o relacionamento toda vez que vocês estão no mesmo espaço, mas que tal eventualmente falar sobre o que vocês gostam ou não na relação e o no outro? Se ele faz algo de bom elogie, mas se ele errou, comente que não curtiu. O companheiro vai se sentir mais aberto para dizer o que sente também, e se há algo incomodando vocês podem ir se ajustando um ao outro, em harmonia e sem pressão.
Não Tente Melhorar o Outro
Você é apenas um namorado, não um escultor mantendo sua obra em melhoramento eterno. O maior erro de alguns namorados e namoradas é não curtir o jeito do outro, mas acreditar que ao longo da relação vai conseguir fazer uma grande mudança em sua personalidade, vai conseguir que ele/ ela seja do jeito que você quer.
O namoro é também aceitar as diferenças. Cada um deve manter a sua personalidade pessoal e, caso seja bacana, informar o que gosta, mas não esperando uma mudança radical. Tente aceitar o outro como ele é. Saiba que diferenças são bacanas, e se você for namorar alguém igual a você não vai curtir. Namorar com pessoas que fazem sempre as mesmas coisas que você, que quer ser igual e pensa do mesmo jeito, vai deixar sua relação no marasmo.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=CkEKJc_vmWA[/youtube]
O Que é do Casal Fica com o Casal
Muitos motivos de brigas em um namoro é a tal da abertura da vida pessoal. A cada briga ou desentendimento algumas pessoas saem falando tudo o que sentem por aí, e depois, quando há uma imensa bola de neve sobre os problemas de namoro, não sabem mais como controlar. Há tantos amigos opinando, parentes dizendo se o namoro deve continuar ou não. Em alguns meses o casal nem sabe mais com quem está namorando: se com os parentes e amigos ou com o próprio namorado.
Tente deixar as coisas o mais íntimo possível. Se houve uma briga, mantenha entre o casal. Além de ser extremamente sem graça envolver uma briga de namorados em seu grupo de amigos, chegará um tempo que o casal vai perder a intimidade e não mais terá como tomar conta de sua vida privada. A qualquer momento vai aparecer alguém comentando sobre sua vida e você vai perder o controle sobre o que pensa, o que fala, o que sente, o que pode ocasionar mais brigas.
Mantenham Vidas Separadas Mesmo Namorando
Viver intensamente pode ser lindo, mas depois de um ano de namoro em que vocês já moram juntos, saem para todos os lugares juntos e mantêm uma vida a dois tão agitada e intensa, o namoro pode esfriar mesmo. É sempre importante ter um bom senso quando se fala em namoro, e isso vale tanto para os casais de união mais longa quanto para os mais novos.
Mantenham a individualidade. Ele sai com seus amigos, você sai com os seus e vocês não precisam viver todos os instantes juntos. A relação vai continuar, mesmo se neste fim de semana ela/ele não vai estar com você. O grande segredo para um namoro é dosar de forma tranquila: você passa um tempo com seu namorado, mas também não perde a sua forma de ser e seus relacionamentos.
Tal medida também é bacana para diminuir o vazio, caso o namoro acabe. Portanto, se a relação terminar, não vai ficar um vazio tão grande e sua vida vai continuar de forma mais fácil, pois você possui uma vida fora da relação. Focar no namoro 24 horas por dia, ter perfil de Facebook em conjunto, pode parecer lindo no início, mas vai cansar um pouco quando a relação se tornar mais longa. Vocês vão começar a sentir que não há uma vida fora do namoro.
Um Passo de Cada Vez
Há um ditado popular que diz: “o apressado come cru”. No seu namoro pense assim. Sem pressa para casar, morar junto ou trocar chaves de apartamento. Um namoro pode ir perfeitamente bem, mesmo com cada um vivendo em seu espaço. Tentar unir as escovas de dente quando ao menos se conhece as manias do outro pode ser um grande engano: você pode se arrepender, e depois de um casa construída pode se sentir preso e com medo de sair.
Um passo de cada vez em um namoro é importante. Curta o momento, as vidas separadas, sem tanta intensidade e desejo de partir logo para um casamento.
Respeite o Espaço do Outro
O mais importante para se ter um namoro saudável é respeito pelo espaço do outro. Você pode sentir ciúmes, mas que tal tentar esconder a todo custo? Tente não pensar no que ele poderia estar fazendo e ligar a todo instante. Se ele/ela disse que vai estar com os amigos, o melhor a se fazer é acreditar. Se você estiver errado(a), ainda está certo por respeitar o outro, mas se estiver certo(a) sobre seus pensamentos de ciúmes, vai apenas se magoar.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Q7MtBDoEHrU[/youtube]
O melhor que se tem a fazer é deixar que o destino mostre seu caminho. Fuçar redes sociais, celulares e aparecer de surpresa em festas, vai apenas mostrar que você não possui respeito algum pelo relacionamento a dois.