Vantagens De Casar Em Agosto

O Considerado Mês Das Noivas

Existe um fator que é quase uma verdade absoluta no meio dos assuntos relacionados a casamento, e até mesmo quem está por fora desse mundo também, já que é algo popular em toda a sociedade, que é a ideia de que maio é o mês especial das noivas. Porém, ainda que seja uma ideia totalmente consolidada e muito difundida, muitas pessoas não tem nem mesmo a noção da origem e do local de onde vem essa espécie de superstição.

Antes de se falar mais diretamente a respeito da origem da ideia de maio ser o mês das noivas, vale ressaltar que ainda que esse conceito seja bastante clássico, no Brasil, isso não influencia diretamente na quantidade de casamentos a serem realizados, já que aqui, a maior incidência de realização de cerimônias de casamento acontece entre os meses de novembro e janeiro, e não no mês das noivas. Esse aumento da realização dos casamentos entre o final e o começo do ano acontece principalmente por fatores relacionados a questões econômicas, já que sendo perto das férias de escolas e de empresas e também na época de recebimento do décimo terceiro salário, é natural que a situação seja melhor.

Agora falando mais diretamente sobre a origem do conceito do mês das noivas, são muitos os fatores que fazem com que esse mês seja considerado um mês propício para a realização dos casamentos, sendo que a primeira delas é ligada, na verdade, a países do hemisfério norte, já que é em maio que a primavera se inicia lá, e dessa forma, é também a época que as flores são colhidas e isso influencia diretamente na decoração da cerimônia e da festa de casamento, já que as flores são os principais elementos decorativos. Porém, essa tradição não se limitou apenas aos países que ficam acima da linha do equador, se estendendo ao redor de todo o mundo, e chegando inclusive no Brasil.

Mês Para Casar

Mês Para Casar

Além desse fator relacionado a primavera e as flores, existe também uma outra hipótese para maio ser considerado o mês das noivas, que está mais relacionado a questões religiosas, mais especificamente ligado a religião católica, já que maio também é considerado o mês da mãe de Jesus Cristo, Maria, e também é o mês em que é celebrado o dia das mães, que é comemorado todo segundo domingo de maio. Esses fatores se relacionam com o casamento, pois algumas décadas atrás, a união matrimonial estava diretamente ligada com a maternidade, o que fazia com que todas as celebrações que acontecessem nesse mês possuíssem uma ideia maior de sorte e felicidade.

Existe Um Melhor Mês Para Realizar O Casamento?          

Como já foi amplamente apresentado acima, maio é considerado por muitas pessoas como o mês das noivas, porém, não existe necessariamente um único mês em que seja o melhor para a realização de casamentos, e todos eles contam com pontos positivos e negativos, sendo que os fatores que mais influenciam nesses pontos são as expectativas e os desejos dois noivos, juntamente com fatores climáticos, que se fazem importantes na verdade para cumprir com os gostos dos próprios noivos também, já que existem pessoas que tem o desejo de se casar ao ar livre, na praia ou no campo, por exemplo, então nesses casos é fundamental que o casamento não seja realizado em uma época chuvosa.

Escolhendo a Data do Casamento

Escolhendo a Data do Casamento

Já para os casais que tem o desejo de realizar um casamento mais clássico e elegante, um clima com temperaturas mais amenas, inclusive com um friozinho, pode ser o mais indicado. Dessa forma, esses devem ser os fatores que implicarão na escolha do mês para a realização do casamento. Porém, existem ainda casais que realmente não se importam com o clima que estará na época do casamento, e preferem escolher a data de acordo com proximidade de alguma data importante, como aniversário de relacionamento, ou de algum dos dois, ou ainda uma data próxima a um feriado, para que dessa forma todas as pessoas queridas possam estar presentes, sem nenhum tipo de empecilho.

Levando tudo isso em consideração, como foi apresentado acima, é possível perceber que não existe um mês específico que seja melhor para se casar, mas sim, todos os meses são bons, cada um com suas características e com seus prós e contras, bastando assim ser compatível com as necessidades e com as vontades que o casal possui.

Vantagens De Se Casar No Mês De Agosto

Assim como todos os outros meses, agosto também possui vantagens e desvantagens para a realização de um casamento, sendo que as vantagens é que são o foco do artigo de hoje. Um ponto que acaba chamando a atenção nesse mês é que ele conta com uma série de superstições e lendas bastante negativas, que inclusive apelidaram o mês de agosto como “mês do desgosto”. Essa história foi passada de geração em geração e isso ficou tão forte, que muitos casais optam por não marcar o casamento nesse mês. Porém, o objetivo desse artigo é desmistificar esse assunto, e mostrar todos os pontos positivos de se relacionar o casamento nesse mês.

Casar No Mês De Agosto

Casar No Mês De Agosto

Uma das primeiras vantagens a ser citada sobre o mês de agosto, tem uma ligação direta com toda essa superstição ligada a ele, já que como isso faz com que menos casamentos sejam realizados nesse mês, e isso faz com que as igrejas, os salões e os fornecedores sejam pouquíssimos concorridos e consequentemente os gastos também tendem a cair consideravelmente. Além disso, durante o mês de agosto, ainda que seja inverno, as temperaturas não estão mais tão baixas – mas ainda possibilitam a utilização de looks bem elegantes, tanto para os noivos, quanto para os convidados – e o clima ainda continua com uma baixa incidência de chuvas, ideal para os casais que querem se casar ao ar livre.

Outro ponto extremamente positivo do mês de agosto é que a primavera está batendo na porta, e assim, existe uma imensa gama de flores desabrochando e ficando cada vez mais lindas e também mais baratas, diminuindo assim o custo do casamento de maneira geral. Ainda falando a respeito de economia, como foi apresentado acima, por agosto ser um mês pouco concorrido, é mais fácil que os noivos consigam fazem uma negociação melhor dos produtos e serviços do casamento, diminuindo assim o orçamento total, seja com buffet, lua de mel, bandas e corais, entre outros itens.

Casamento na Primavera de Agosto

Casamento na Primavera de Agosto

É importante falar que independentemente de qualquer superstição, o que importa no grande dia é que os noivos estejam felizes e realizados, esbanjando todo o seu amor, então, nada melhor para isso do que passar por cima de todas essas lendas e realizar o casamento nesse mês, mostrando para todos que o amor é forte o suficiente para vencer qualquer tipo de problema e obstáculo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *