A vida é um eterno enfrentar e ultrapassar dificuldades. Em alguns casos é tudo mais simples e em outros, nem tanto. Todas as pessoas enfrentam problemas, em maior ou meno grau, mas não escapam e não conseguem ser felizes 24 horas por dia todos os dias do ano. Faz parte da vida lidar com momentos difíceis.
Independentemente do tamanho do problema e da dificuldade e de quem esteja passando por ela, uma coisa é certa, é necessário aprender a superar. Somente que vence as barreiras é que consegue entrar para o grupo de pessoas que triunfam. São aquelas que conseguem alcançar o sonho.
Um dos principais fatores que faz com que uma pessoa não siga adiante é uma grande perda ou o peso de várias delas acumuladas. É aquele fardo que parece que ficou tão pesado, que faz com que a pessoa pare e desista de tudo, prefira ficar ali sentada esperando para ver se algo acontecerá. Mas, bem sabemos que esperar algo sem fazer nada, a chance se reduzirá a quase nada.
Os psicólogos dizem que vale sim o “luto”. Perdeu alguma coisa, algo não deu certo, você tem o direito de sofrer, mas depois deve ergue-se e seguir em frente. Tudo passa, até mesmo a dor mais profunda, pode acreditar, garantem os profissionais.
Buscando A Estabilidade Emocional
A estabilidade emocional é fundamental para quem está buscando vencer, triunfar. Quando os sentimentos estão em frangalhos não dá para ir muito longe. Lembra o luto? Sim, sofra, chore e depois enxugue as lágrimas e siga adiante.
Guardar mágoas, pensar em vinganças e ficar agarrado ao que passou também é uma forma de não conseguir chegar muito longe. Somente quem apaga com uma borracha o que passou é capaz de seguir em frente e conseguir triunfar, chegar onde sonhou.
A estabilidade emocional também consiste em saber ouvir um “não” e não deixar-se abater. Certamente na vida as pessoas escutam mais “não” do que “sim” e isso não pode ser um motivo para destabilizar você, considere uma negativa como um desafio para mostrar o quanto você é capaz.
Não deixe que o medo de errar ou ouvir mais um não lhe impeça de seguir adiante. O medo também é um grande inimigo de quem pretende triunfar.
Como Transformar Adversidade Em Triunfo
1- Quem está querendo entra para o grupo de pessoas que triunfam não faz nada levando em conta o que pensam as pessoas ou o que elas fazem. Você não precisa que ninguém diga para você o que é certo ou errado, faça o que tem que fazer sem esperar apoio ou aplausos. Faça somente por você.
Em geral, dizem os psicólogos, a grande maioria das pessoas que triunfam estavam caminhando na direção contrária da multidão.
2- Quando passar por um momento difícil não precisa ser uma rocha e não sofrer. Sofra sim e tente entender o que de ruim aquela dor lhe causou. Aceitar que não está bem é justo e é um modo de evitar novamente cair no mesmo sofrimento ou pelo menos tentar evitá-lo. Então, encare a sua dor de frente e depois siga adiante sem olhar para trás.
3- “O tempo é o melhor remédio”, diz o ditado e é bem por aí. Além disso, não fique tentando calcular quando aquele momento ruim vai acabar. Não tem como saber. Ao invés de focalizar os seus esforços em entender quando vai acabar a maré de má sorte, concentre-se em reorganizar o seu futuro e encontrar um novo caminho. Um grande erro que aumenta a frustração é querer sentir-se bem muito rápido, quando na verdade é preciso de tempo.
4- Você vai ficar cansado sim de fazer muitas tentativas em vão, mas elas não querem dizer que é perda de tempo, pelo contrário, sem elas não daria para chegar a lugar nenhum. Os erros servem para aprendermos o que fazer e principalmente, para não errarmos uma segunda vez.
Por isso, faça o que tem que fazer, com base nas suas experiências, expectativas, balanceando emocional com racional e siga em frente. Não fique comparando o que foi e o que está por vir. Faça o que tem que fazer para chegar até onde você quer ir, mas faça. Sem ação ninguém chega a lugar nenhum e muito menos consegue triunfar.
5- Em toda perda, em todo sofrimento tem algum ponto positivo. Sim, pode parecer bobagem, mas acredite. Se você começar a olhar com outros olhos o que perdeu ou o que está acontecendo de ruim certamente verá benefícios. A indignação, a raiva e a revolta não ajudam em absolutamente nada. Normalmente, são sentimentos que cegam e que não permitem que você siga adiante e nem entenda o que está acontecendo. Aliás, entender o que está acontecendo é um ponto muito importante para não errar e para conseguir o sonhado triunfo.
Experimente fazer um exercício, coloque suas tristezas e perdas em um papel e depois comece a escrever ao lado de cada uma delas o que você aprendeu naquele momento. Vale tudo na lista, como relações, desentendimentos, perdas materiais, etc.
6- Quando você triunfar não esqueça de deixar para os outros tudo aquilo que aprendeu. As pessoas que chegam longe devem compartilhar com os outros o sucesso e provar que é possível. As possibilidades são para todos, mas cada um deve encontrar o próprio caminho. Aliás, nunca estimule ninguém a seguir o seu caminho, como não tente fazer o mesmo de alguém que triunfou. A vida de cada um deve ser encarada com as suas particularidades e os caminhos naturalmente não serão os mesmos.
7- As pessoas que triunfam são aquelas que aprenderam a insistir. Uma, duas, três, quatro, quantas vezes forem necessárias. Um “não” não pode servir para fazer com que você desista ou volte atrás. Ele deve servir para fazer com você, pense, repense se for o caso, mas imediatamente depois, siga adiante.
Não busque nas pessoas a força que você deve ter e nem passe adiante as suas responsabilidades. O tempo que se passa buscando um outro culpado para um fracasso, se perde a oportunidade de aprender com ele e evitá-lo no futuro.