Quantos Convites De Casamento Devo Fazer?

A preparação para o casamento é muito importante para que tudo ocorra da melhor maneira possível e seja inesquecível, tanto para os noivos como para os seus convidados. Para que seja uma data muito especial, é preciso estar atento a todos os detalhes que envolvem esse evento.

Os convidados são extremamente relevantes em uma cerimônia de casamento, afinal, o casal deseja ter aquelas pessoas, pois elas são importantes em sua vida, presentes nesse momento. E é devido a essa importância que eles possuem, que o seu primeiro contato com o casamento – o convite do casamento – é tão relevante e deve ser planejado com muita antecedência e atenção.

A importância do convite de casamento se da pelo fato de que esse é o primeiro contato dos convidados com esse evento, sendo a partir dele que os convidados terão conhecimento sobre os detalhes da cerimônia, como local e horário. Mas, além disso, o convite de casamento também demonstra aos convidados o estilo do casamento, com isso, eles podem saber o que vestir, e mais, ele também cria uma expectativa para esse dia, além de se tornar a primeira lembrança que terão dele.

Para que não haja nenhum problema com os convites de casamento, é necessário planejar bem como eles se apresentarão, ou seja, escolher papel, gramatura, estilo do convite, da letra, dentre outros detalhes. Após tudo decidido, é preciso saber quantos convites devem ser feitos, sendo essa uma questão muito relevante, já que caso faltem convites, pode atrasar toda a agenda para a entrega dos convites, sendo sempre recomendado fazer convites a mais do que o número de convidados.

A Importância De Fazer Alguns Convites a Mais

A dica geral é que se contrate cerca de 20% a mais de convites do que os que realmente serão entregues, para que não ocorram imprevistos que podem estragar os planejamentos. Alguns desses imprevistos envolvem:

Esquecer-se de alguém na hora que está fazendo a lista de quem será convidado, pode parecer que não, porém, isso ocorre com muita frequência, e nesse caso é necessário ter um convite a mais para tal pessoa.

Outro motivo para que faça convites a mais tem a ver com a caligrafia, que é um trabalho manual onde são escritos os nomes dos convidados ou família, no envelope do convite. Esse é um trabalho muito bonito, mas por ser manual, está sujeito a erros, e consequentemente, pode ocorrer à perda de alguns envelopes, sendo necessário estar preparado para caso isso ocorra, tendo alguns de reserva.

Caso não haja convites reservas encomendados junto dos demais, o valor para fazer somente uma unidade ou poucas unidades aumenta bastante, além disso, o prazo é demorado e pode fazer com que alguém receba o convite muito em cima da hora.

Concluindo, se tratando de convites de casamento, é muito melhor sobrar do que faltar. Dito isso, confira quantos convites de casamento devem ser feitos:

Quantos Convites De Casamento Encomendar?

Convites De Casamento

Convites De Casamento

Pode parecer meio difícil saber quantos convites de casamento comprar, já que a ideia de que é melhor sobrar é subjetiva, afinal, quantos convites são necessários para estar preparado para imprevistos?

O primeiro passo para saber quantos convites devem ser encomendados é ter a lista de quantas pessoas serão convidadas, não precisa ser necessariamente uma lista definitiva, mas sim, um número aproximado.

A partir do número de convidados previamente definido, é possível realizar um cálculo simples para definir a quantidade de casamentos, sendo possível fazer ele de duas maneiras:

  • Cálculo Dos Convites De Casamento – Primeiro Modo:

O primeiro tipo de cálculo é muito simples, onde se usa a matemática básica, bastando pegar o número de convidados, dividir por dois, e somar 20% a esse número, como o exemplo abaixo:

120 convites para 200 convidados: Divide 200 por 2, sendo o resultado 100. Soma a esses 100 mais 20 convites, que é 20% desse valor.

  • Cálculo Dos Convites De Casamento – Segundo Modo:

Nesse modo serão contabilizados o número de famílias e o número de convites individuais, demanda um pouco mais de tempo, no entanto, pode acabar sendo um cálculo mais exato.

120 convites para 100 famílias: nesse caso aplica novamente a matemática básica, somando 20% do número de famílias, ou seja, para 100 famílias irá somar 20 unidades de convite.

Convites Individuais

Os convites individuais são cards pequenos que acompanham o convite formal do casamento, eles são usados por aqueles casais que querem delimitar o número de convidados, normalmente são usados para que os convidados possam entrar na recepção.

No caso dos convites individuais a premissa é a mesma, com o número final de convidados, adicionar 20% do total para fazer a encomenda. Ou seja, para 100 convidados, encomende 120 convites individuais.

Convite Para Os Padrinhos

Normalmente o convite para os padrinhos é diferente dos demais, nesse caso, assim como os convites normais, é ideal que siga a regra dos 20% e encomende algumas unidades a mais para estar prevenido em casos de imprevistos.

Convite Para Os Padrinhos

Convite Para Os Padrinhos

Algumas Dicas Sobre Convite De Casamento 

  • Dica 1: Caso o resultado do valor seja um número quebrado, o ideal é arredondar para múltiplos de 5, sempre para mais, ou seja, no caso do resultado a partir desses cálculos ser 103, o ideal é comprar 105 convites.
  • Dica 2: Além das famílias que moram na mesma casa receberam somente um convite, casais de namorados que não moram juntos também podem receber só um convite, sendo adicionado o nome de ambos no envelope.
  • Dica 3: Atente-se a data limite para entregar o convite de casamento, para que ele seja encomendado com bastante antecedência, e até mesmo caso falte o convite para alguém, haja tempo para que seja feito novos convites e eles sejam entregues no prazo. O ideal é que os convites sejam entregues entre 3 a 4 meses de antecedência.

Alguns Modelos De Convite De Casamento:

Existe uma infinidade de modelos de convite de casamento, sendo eles pensados nos mais diferentes estilos de casamento. Alguns estilos:

  • Convite de casamento rústico: Perfeito para quem irá fazer um casamento mais descolado, geralmente ao ar livre, os convites de casamento rústico normalmente possuem ilustrações, papéis artesanais, detalhes botânicos ou que lembram a vida marinha.
  • Convite de casamento moderno: Um casamento moderno quer fugir das tradições estabelecidas relacionadas à decoração usada nesse momento, isso pode ser refletido no casamento, com design mais ousado, em cores ou formatos diferentes.
  • Convite de casamento hipster: Perfeito para cerimônias alternativas e despojadas, esses convites focam em algo mais artesanal, fugindo dos elementos comumente encontrados em um convite. Há mais liberdade tanto no design quando nos elementos que o irão compor, com desenhos, textos, e cores diferentes.
  • Convite de casamento com aquarela: Ideal para os casais que desejam algo diferente, muito bonito e chamativo, os modelos em aquarela são modernos e descolados, combinando com os casamentos mais sofisticados e num estilo boho chique. Normalmente há ilustrações em aquarela que transmitem sentimentos.
  • Convite de casamento clássico: Não é por que existem vários modelos de convite que o clássico perdeu o seu charme. Os convites mais clássicos normalmente possuem cores claras, com texto seguindo as regras de etiqueta, fontes formais e mais tradicionais. Mesmo sendo um convite clássico, é possível inovar, por exemplo, fazendo desenhos em impressões na parte interna do envelope, mudar um pouco a cor do convite, dentre outros.
  • Convite de casamento temático: Se o casamento for temático, é ideal que o convite também seja. Os temas são variados e devem ser do agrado do casal, há quem se inspire em alguma época da história, outros em produções cinematográficas ou contos de fadas, enfim, seja qual for o tema o ideal é usar a imaginação.
  • Convite de casamento vintage: O estilo vintage faz muito sucesso entre os noivos, e os modelos de convite que seguem esse estilo também são apreciados. Nesse caso são usados papéis especiais, cores e ilustrações que remetem a outros períodos.
  • Convite de casamento minimalista: São convites clean, mais simples, porém cheios de charme. Combinam com vários estilos de cerimônia e transpassam a ideia de algo atemporal e elegante.
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *