Já faz algum tempo que as relações estão sendo transformadas e modificadas. Atualmente, é mais comum do que parece que a mulher ocupe o lugar que antes era do homem na relação. Seja sustentando a família ou assumindo a posição de gerente das finanças do lar a mulher tem se mostrado bastante capaz nessa função.
.
Porém, como será que a sociedade em geral enxerga essa mudança de papéis? Perceba que geralmente se uma mulher trabalha fora e o marido fica em casa tomando conta dos filhos é chamado de “vagabundo” por muitas pessoas. Enquanto que na situação inversa a mulher é apenas chamada de “dona de casa”.
Em geral o homem que fica em casa e faz a função feminina no lar é mal visto, mesmo que tenha a sua própria fonte de renda. Podemos entender então que a questão econômica é fundamental para analisar a situação em que o homem é a mulher da relação.
A Questão Econômica
O dinheiro é fundamental na estrutura dos relacionamentos, ainda hoje existe um grande preconceito contra as mulheres que mantém uma relação com homens mais jovens ou mesmo que pobre do que ela. Os homens que estão nessas posições também sofrem muito preconceito pelo simples fato de que a mulher é a pessoa mais bem-sucedida no relacionamento.
.
Basicamente tem-se a ideia de que uma mulher apenas deve se interessar pelo homem provedor, ou seja, aquele que é capaz de cumprir o seu papel de sustento do lar para que ela possa ficar em casa tomando conta dos filhos e vendo a vida passar.
Os casos em que uma mulher bem sucedida é vista ao lado de um homem não tão afortunado ou mesmo mais jovem são vistos com certa desconfiança pela sociedade num âmbito geral.
Invertendo os Papéis
Existe ainda um outro caso, que não envolve dinheiro diretamente, que também pode ser motivo de comentários maldosos. Alguns homens estão começando a trabalhar em casa (assim como as mulheres também usando a internet e outros meios) e por isso podem realizar tarefas domésticas que muitas vezes as mulheres que trabalham fora não dão conta de realizar.
Porém, parece que o fato de o homem cozinhar, lavar a roupa e trocar fraldas é um crime. Quando o homem ocupa essa função da “mulher mãe” é visto por muitas pessoas de forma pejorativa como se isso o diminuísse. Pensando sobre isso cabe a pergunta se os relacionamentos em que os homens tomam as atitudes esperadas das mulheres e elas apresentam iniciativas masculinas ainda são um tabu.
Direitos e Deveres
A mulher assim como o homem tem sim o direito de priorizar a sua carreira profissional. Nenhuma mulher é uma mãe ruim apenas porque nem imagina qual é a cor do fogão da sua casa. Porém, não é só a mulher que ganha com essa possibilidade de existir uma inversão de papéis de vez em quando.
O homem agora conquistou o “direito” de ficar em casa por mais tempo e poder ter uma convivência mais próxima com os seus filhos. Na verdade o que realmente importante num relacionamento é o respeito pelas tarefas que cada um desempenha. O preço dessa conquista de uma maior liberdade para se apegar a outras tarefas é enfrentar o descaso e o preconceito alheio.
[youtube]http://www.youtube.com/user/TeleOfertasTV?v=uyjxC9KOGrU&feature=pyv&ad=8641328960&kw=trabalhando%20em%20casa[/youtube]
Muitos homens ainda terão que escutar dos vizinhos que são “vagabundos” pelo fato de ficarem em casa e teoricamente serem sustentados por suas esposas. Porém, como a maledicência sempre existiu e infelizmente sempre irá existir em nossa sociedade então não prestar atenção a essas questões menores se mostra importante para poder viver da forma que bem entender.
A Nova Configuração dos Relacionamentos
A sociedade em que a mulher conquistou o direito de realizar trabalhos que antes eram apenas dos homens (mesmo que ainda ganhem significativamente menos que eles) ajudou a criar a nova configuração dos relacionamentos. Agora a mulher não é somente a mãe e do lar.
Muitas mulheres não querem ter filhos e nem mesmo se dedicar a tarefas como cozinhar, por exemplo. Sendo assim é natural que essas mulheres busquem por parceiros que tenham um perfil oposto, ou seja, que compensem esse perfil mais masculino delas.
Pare e reflita para tentar ter uma ideia de quantos casais você conhece em que o homem tem o papel da mulher. Em geral essas pessoas são felizes porque vivem suas vidas da forma que lhes é mais cômoda. Se a mulher gosta de trabalhar fora e o marido gosta de comandar a casa qual é o problema?
Como já disseram antes o problema são os outros, aqueles mesmos vizinhos que comentam, aquelas que pessoas que ainda veem com maus olhos os homens que trabalham em casa. A dica para quem vive com os papéis inversos e é feliz assim é não prestar atenção para esses comentários.
Homens Sensíveis, Mulheres Implacáveis
Outro prisma que podemos analisar dessa situação é a mudança de atitude de homens e mulheres na relação. Geralmente a parte sensível era a feminina e a mais dura a masculina, porém, a necessidade de lutar por seu espaço tornou as mulheres, num geral, mais implacáveis.
Por isso não é difícil encontrar casais em que o grande problema de relacionamento está no fato de a mulher ter uma dureza por vezes demasiada enquanto o homem se magoa com facilidade com as atitudes da amada. Será que é possível levar uma relação assim adiante?
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=vFbwmiZJ6Wg[/youtube]
Dicas Para Esses Casais
Quando o homem é a mulher da relação é necessário procurar um equilíbrio que permita que os dois vivam o relacionamento da forma mais saudável mais possível.
Discussões
Quando acontece uma discussão é bastante comum que as mulheres comecem a jogar na cara do parceiro essa sensibilidade. Saiba que isso não é saudável e não fará bem nenhum a relação. Nunca percam o respeito um pelo outro para que a relação continue dando certo.
Dia a Dia
Procurem manter uma relação harmoniosa e na qual os dois se sintam realizados, ou seja, não busquem apenas satisfazer um dos lados. Os dois precisam estar felizes.