Subir ao altar para oficializar a união no âmbito religioso gera alguns custos que devem ser contabilizados pelo casal antes de iniciar o planejamento do enlace. Nem todo mundo sabe que há custos para realizar uma cerimônia de casamento numa igreja e acaba se surpreendendo com essa despesa. Além disso, existem especificações para quem deseja selar seu amor na igreja, continue lendo para entender como é todo o processo.
Como Organizar o Casamento na Igreja
Para realizar um casamento na Igreja Católica os noivos devem seguir procedimentos baseados em normas pré-estabelecidas no Código de Direto Canônico. O primeiro ponto a considerar é se a igreja é ou não a paróquia da noiva ou do noivo. Quando o casal escolhe uma igreja que não é sua paróquia deve conversar com o padre responsável a respeito desse desejo.
Antecedência
Os casais devem ter ciência de que muitas igrejas precisam de um prazo de um ano de antecedência para que a data seja marcada, no entanto, o processo de casamento apenas pode ser iniciado a partir de três meses de antecedência da data. Em geral as próprias igrejas se ocupam das questões burocráticas realizando o Processo do Matrimônio numa Conservatória do Registro Civil.
Assim que o processo é concluído se emite o Certificado de Casamento que nada mais é do que um atestado de que o casal pode se casar. Na sequência o casal pode fazer o chamado curso de noivos, uma exigência da igreja. Esse curso é ministrado por um padre para vários casais de noivos ao mesmo tempo.
A Cerimônia do Casamento
A cerimônia de casamento sempre acontece na igreja e pode ser feita com uma missa completa com comunhão ou uma celebração de matrimônio em que não está inclusa a comunhão. Essa é uma decisão dos noivos que devem avisar ao padre com antecedência. Vale dizer ainda que os noivos devem resolver juntamente com o padre qual será o roteiro da celebração, ou seja, quais serão os textos bíblicos apresentados e os gestos simbólicos.
Atenção a Decoração e Outros Elementos
Decoração e outros detalhes como apresentações musicais durante a celebração devem ser autorizados pela igreja e são de responsabilidade financeira dos noivos. O valor da decoração da igreja dependerá do tipo e da quantidade de flores que forem escolhidas. Faça uma pesquisa com diferentes fornecedores para ter a possibilidade de encontrar uma opção mais em conta, mas que ainda atenda aos seus desejos.
Uma dica para reduzir os custos é conversar com os outros casais que vão casar no mesmo dia para dividir os custos com arranjos de flores. Dá até para considerar contratar um músico ou um DJ único para todos os enlaces. É uma forma ainda de tornar mais fácil o processo entre um casamento e outro, pois não é necessário tirar uma decoração para substituir por outra. O segredo está em chegar a um consenso entre os casais do dia a respeito das flores e tipo de decoração desejada.
Custos do Casamento na Igreja
Para realizar o casamento na igreja os noivos precisarão arcar com algumas taxas, os valores variam de igreja para igreja estando numa faixa entre R$ 1 mil e R$ 10 mil. Consulte a igreja a respeito desses valores antes de começar o trâmite da documentação. Ressaltamos ainda que a escolha de uma paróquia que não seja a do noivo e nem da noiva gera uma taxa extra.
O tamanho da igreja e a procura para a realização de cerimônias de casamento pode influenciar na formação do valor dessa taxa, faça uma pesquisa comparativa para encontrar uma alternativa que esteja de acordo com os seus sonhos, mas que também esteja adequada ao seu orçamento. Alguns casais começam a vida a dois endividados devido as escolhas que fazem para a celebração da sua união, evite esse problema, lembre-se que o mais importante que ambos saibam do sentimento sincero do outro.
Contrato
Geralmente as igrejas estabelecem um contrato em que apresentam todos os itens que foram decididos junto com os noivos, assim fica claro e registrado todas as escolhas feitas para evitar divergências. Ter um contrato contribui para que as coisas sejam realizadas a contento para ambas as partes.
Em alguns desses contratos a igreja pede um cheque caução como segurança para o pagamento de uma eventual multa por atraso da noiva, isso pode acarretar no atraso de outros casamentos. Evitar um atraso significativo quando se está casando num dia com outras cerimônias agendadas além de ser uma atitude educada para com os outros noivos é legal com os seus convidados.
Afinal, as pessoas estão indo assistir a celebração do seu casamento e chegaram no horário marcado. Esqueça a convenção de que a noiva atrasar é legal, pois na verdade pode ser apenas uma forma de deixar seus convidados cansados.
Vai Casar na Igreja?
Tendo conhecimento do processo burocrático para realizar um casamento na igreja e das taxas para que a cerimônia aconteça você já pode tomar uma decisão mais assertiva sobre essa oficialização. Se as taxas da igreja cabem no orçamento do seu casamento é importante ter um planejamento para contatar o padre responsável com pelo menos um ano de antecedência, como já explicamos algumas paróquias tem fila de espera de até um ano. Lembrando que essa é uma decisão que deve ser partilhada pelo casal, os dois devem estar à vontade com a ideia de uma celebração na igreja católica.
Obviamente que isso depende do tamanho e da fama da igreja, no entanto, saiba que toda semana acontecem muitos casamentos no religioso e para que o seu esteja dentre eles é necessário se organizar. Com todos os detalhes acertados com a paróquia o casal está livre para aproveitar a magia desse momento tão especial que ficará em suas memórias para sempre. O amor é a base mais importante para que um casamento se mantenha sólido ao longo dos anos, não se esqueça disso e boa organização de cerimônia!
Gostou de saber mais sobre o valor de um casamento realizado na igreja? Curta e compartilhe essas informações com seus amigos!