Qual O Significado Da Aliança De Cor Preta?

A aliança representa união e compromisso, sendo um item utilizado desde os tempos mais remotos. Atualmente existem diversos tipos de aliança onde cada uma possui suas características, mas todas são usadas por um mesmo motivo: simbolizar o amor entre duas pessoas.

A palavra “aliança” se originou no Latim, vindo do termo “alligare” que significa em tradução “ligar-se a” ou “compor”. Com isso, se pode notar que esse é um termo muito coerente para definir um objeto que tem como objetivo principal demonstrar a ligação que existe em um relacionamento.

Como se tornou uma tradução, o uso da aliança também acaba servindo como um “aviso” de que aquela pessoa se encontra em um compromisso com outro.

Como uma boa tradição, essa tem a sua origem em tempos bem antigos. Confira abaixo a história do uso de alianças:

A História Da Aliança Em Diversas Civilizações

A aliança aparece em diversas civilizações diferentes, no geral tendo a mesma representação:

  • Egito Antigo: A aliança era utilizada pelos faraós, como símbolo de união para eternidade, funcionando como uma promessa pública de que eles cumpririam seu compromisso com o povo. Além disso, ela também era usada entre pessoas que criavam um contrato entre sim.
  • Grécia Antiga: Na Grécia existiam alianças tanto de casamento como de noivado, além disso, os anéis também eram usados como símbolo de riqueza. Muitas vezes as alianças eram usadas em chaves de quartos onde estavam guardadas riquezas de famílias, portanto, era um símbolo tanto de amor como uma prova de confiança para aquele que receberia tal chave. As alianças de casamento somente eram entregues após as mulheres passarem por uma cerimônia pública, onde elas eram erguidas em frente a sua nova casa, a partir desse momento, o casal dividiria sua vida e também suas riquezas.
  • Império Romano: A aliança era usada pelos imperadores e senadores romanos, representando o poder que eles detinham, além disso, também era usado nos relacionamentos somente no dedo anular, onde eles acreditavam que se passava a “veia do amor”, que ligava a mão diretamente ao coração.
  • China: A aliança também é utilizada pelos povos chineses há muito tempo, havendo uma explicação cultural para o uso do anel no quarto dedo da mão esquerda para representar um casamento: segundo a sua cultura, cada dedo representa um membro da família, sendo que o dedo anelar representa o companheiro (os outros dedos são os pais – polegares, os irmãos – indicadores, dedo médio – a própria pessoa e dedo mindinho – os filhos). Além disso, a aliança tem esse formato circular para demonstrar que a relação não tem começo nem fim.
  • Cultura judia: Alguns historiadores acreditam que os judeus já faziam uso das alianças antes dos cristãos a usarem nas cerimônias de casamento. Mas nesse caso, as alianças serviam como uma forma de demonstrar que a noiva havia sido comprada pelo noivo, e não um símbolo de amor. Ela é usada no dedo indicador para afirmar que aquela é uma união e ao mesmo tempo, isolar aquele casal.
  • Cristãos: A partir do século IX a Igreja Católica inseriu a aliança em sua cultura como forma de demonstrar a união eterna entre os casais, sendo também um símbolo de força dessa união. Ocorreram alguns impasses no uso do artefato, como em 1217, que ela foi proibida por um Bispo caso não fosse utilizada perante a Igreja e o Estado. A aliança de noivado originou-se a partir de uma decisão do Papa Inocente II que determinou que deveria haver um período entre a oficialização do relacionamento e a cerimônia. Após a Guerra Civil Inglesa ela foi proibida pelos puritanos, já que representava uma joia, e, portanto, um objeto diabólico.

Atualmente as alianças são usadas desde o momento de oficializar o namoro até o casamento. Os casais normalmente escrevem o nome do companheiro na aliança um do outro, além da data que iniciaram seu compromisso.

Quando Foi Criada a Aliança De Noivado?

O anel de noivado surgiu após o século XIII, como um símbolo de compromisso futuro, normalmente, ele é usado somente pela mulher e simboliza a futura cerimônia que o casal irá realizar. Apesar de não ser usada por todos os casais, é além de um símbolo, uma demonstração e amor e promete trazer boas energias para os noivos.

Tipos De Aliança

Existem vários tipos de aliança, cada uma utilizada em um momento de um relacionamento e com seus respectivos significados, que se diferem entre si em alguns casos.

Há muitos materiais que as alianças podem ser feitas hoje em dia, antigamente, eram feitas de raízes e madeira, ou até mesmo de ferro fundido, mas atualmente, é tradição que a aliança de casamento seja feito de ouro.

No entanto, sempre surgem algumas tendências novas no universo do casamento, sendo uma delas as alianças pretas.

Como Surgiu a Aliança Preta?

A aliança preta tem se tornado uma tendência recente da moda, mas a sua origem é bem mais antiga, havendo indícios de que ela era usada pelos romanos e também pelos gregos.

Sua origem vem do povo hindu, que usava a aliança nessa cor para representar força e poder, além de ser o símbolo de uma união. Dessa forma, a aliança na cor preta demonstrava que havia um acordo entre as duas pessoas como um compromisso amoroso.

Qual O Significado Da Aliança De Cor Preta?

Assim como as demais alianças, se um casal escolhe usar uma aliança preta, eles desejam representar o seu amor para terceiros. Apesar de a cor preta muitas vezes ser associada com ideais negativas e até mesmo a morte, ela também pode representar poder e força.

Ela é mais usada pelos casais que desejam usar um anel de compromisso ou de noivado, no entanto, alguns casais também escolhem trocar alianças pretas durante a cerimônia de casamento.

Segundo alguns historiadores, durante as batalhas os guerreiros romanos carregavam consigo esculturas feitas em ônix representando os deuses, para a sua proteção. Dessa forma, o ônix, um material escuro, representa algo que poderia proteger as pessoas tanto de conflitos externos como de problemas pessoais e internos, mantendo-os focados em seus objetivos. Dessa forma, as alianças escuras que remetem a esse material tem o mesmo poder.

Materiais Diferentes De Aliança Preta E Seus Significados

  • Aliança preta de tungstênio: As alianças feitas com tungstênio tem se tornado uma tendência entre os casais, já que esse é um material bem forte e resistente, sendo bem mais econômico que o ouro. Com ele é possível desenvolver alianças muito bonitas, que não mancham, não riscam e nem escurecem, sendo um material que irá durar a vida toda. Esse é o metal mais duro do planeta, sendo as suas propriedades físicas únicas.
  • Aliança preta de titânio: esse é um dos metais usados pelos joalheiros mais modernos, sendo um material leve, resistente a riscos e que também normalmente não oxida, porém, se isso ocorrer, seu polimento é feito de forma fácil. É usado por quem é alérgico ao níquel, já que é um material que tem em suas propriedades ser hipoalergênico.
  • Aliança preta de zircônio: esse é outro material muito comum para ser usado para a criação de alianças, possuindo propriedades parecidas com os demais, criando alianças resistentes e com um brilho único.

Onde Comprar Uma Aliança Preta?

A aliança preta pode ser encontrada em diversas joalherias, principalmente as que sempre estão atualizando seu estoque e seguindo as tendências atuais.

É sempre importante pesquisar antes de comprar uma aliança, já que esse é um objeto com preço mais elevado, por ser algo eterno, dessa forma, faça sempre uma pesquisa sobre antes de escolher o local para comprar sua aliança, para conhecer a qualidade dos itens vendidos, assim como garantia e forma de atendimento e pagamento.

Além disso, se você está comprando aliança para presentear alguém, confira corretamente a medida do dedo de seu companheiro (a), já que as alianças de titânio e tungstênio não são ajustáveis, como as de ouro ou prata. Portanto, saiba exatamente a medida, consulte a joalheria antes para saber exatamente como fazer essa medida da forma certa.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *