O anel aparador é provavelmente considerado um clássico da moda que tem retornado para as tendências atuais e tem o poder de agregar beleza e valor a aliança, criando algo ainda mais especial durante o uso desse acessório que é rondado de diversos simbolismos e possui uma grande importância no casamento.
Antigamente era comum que um anel fosse dado a noiva junto da aliança, conhecido como aparador, ele tinha a função tanto de deixar a aliança, que era mais simples, com maior beleza, quanto de agregar valor a mesma, sendo uma forma de “completar” o anel de compromisso. Essa tradição foi comum durante muitos anos, principalmente nos países europeus e nos Estados Unidos, porém, depois de algum tempo perdeu a sua força. Algumas vezes a joia também era dado como um presente como comemoração de alguns anos de casado.
Nos últimos anos, principalmente após o ano de 2014, o seu uso tem voltado à moda, no entanto, o seu papel não é mais de agregar valor ao anel, mas sim, de ser um acessório fashion que traz mais beleza ao visual.
O Que É O Anel Aparador?
O anel aparador é um anel um pouco menor, que é usado no mesmo dedo do anel de compromisso, que pode ser o de aliança ou o de casamento. Ele não possui nenhum significado, além de acrescentar beleza estética para as mãos femininas, ressaltando também a beleza da aliança. Ele deve ser pensado de acordo com o estilo da aliança, podendo ser mais simples ou mais chamativo, já que para as alianças mais sóbrias, o ideal é usar um aparador com mais brilho, criando uma combinação bem charmosa.
Muitas vezes o aparador possui um significado especial por ser um anel de família, que pertenceu à avó ou mãe da noiva ou do noivo, outras vezes é a aliança que é uma herança de família, nesse segundo caso, existe a possibilidade dela ficar larga, sendo ai que o aparador tem a sua função mais ligada a utilidade, já que ele é capaz de dar segurança para a aliança, deixando ela firme no local em que deve ser usada. Por ser uma herança de família ou por outros motivos que deixam a aliança larga e a noiva não deseja (ou não pode) ajustar, o aparador é a melhor solução possível, evitando assim que tenha chances da aliança ser perdida.
Principais Funções Do Anel Aparador:
- A principal função do aparador é dar segurança a aliança quando ela está larga, dessa forma, a possibilidade de perder a mesma fica reduzida, já que ele é usado junto dela para que ela seja mantida na mesma posição. Dessa forma evita-se ter que ajustar aliança, principalmente por que alguns modelos não podem ser ajustados.
- Ele também é uma ótima opção para deixar uma aliança simples mais bonita, principalmente para as mulheres que adoram diamantes e querem fazer um upgrade na aliança sem precisar a trocar.
- O mais interessante do aparador é que ele não precisa ser usado sempre, ou seja, ao contrário da aliança que é usada diariamente, o aparador pode ser usado somente em ocasiões especiais onde se deseja ter um visual mais chamativo.
Quais São Os Tipos De Anel Aparador E Como Escolher O Modelo Perfeito?
Há várias opções de anel aparador disponíveis no mercado, o que pode até tornar difícil a escolha de qual usar combinado ao diversos tipos de aliança. Eles são confeccionados em vários materiais diferentes, como aço, prata, ouro ou outros materiais, e elaborados com as mais diferentes pedras naturais ou zircônias.
Na hora de escolher o melhor anel aparador, é importante prestar atenção ao estilo da aliança, se ela já possuir detalhes como pedras, o ideal é escolher um anel aparador mais simples, por exemplo, um anel com aro liso, já no caso das alianças mais simples, o anel deve brilhar com pedras ou outros enfeites que o deixe mais elegante.
Como o anel aparador é um acessório que deve ser mantido por vários anos, é importante prestar atenção na qualidade do material e também, se esse material combina com o qual a aliança foi feita. É possível seguir a lista abaixo para conseguir encontrar o modelo ideal de anel aparador:
- Aliança fina: se a sua aliança for de um modelo bem simples e fino, é possível escolher um aparador mais grosso e com pedrarias para que o acessório torne o visual mais chamativo;
- Aliança grossa: quando o modelo da aliança é mais grosso, o anel aparador deve ser mais fino, havendo opções bem interessantes, como os de bolinhas e também os anéis solitários (que possuem apenas uma pedra central);
- Aliança com pedraria: já que essa é uma aliança bem chamativa, o anel aparador pode ser mais sóbrio e simples, como os que são lisos e mais finos;
- Aliança lisa: já que esse modelo de aliança é mais simples, é possível combinar a mesma com um modelo de anel aparador mais grosso e com pedrarias, que será destacado e irá combinar perfeitamente com o modelo;
- Aliança em ouro branco: os modelos de aliança em ouro branco combinam perfeitamente com os anéis aparadores banhados com outros tipos de ouro e também com anéis que usam pedras coloridas;
- Aliança em ouro amarelo: no caso de alianças banhadas com ouro amarelo, ela pode ser combinada com um aparador prateado ou de ouro amarelo;
- Aliança em ouro rose: muito bonita, esse tipo de aliança combina perfeitamente com um anel aparador feito em zircônias brancas ou ainda com um anel solitário com uma pedra colorida.
Qual a Forma Correta De Usar Aparador De Aliança?
É possível escolher a forma que mais te agrada de usar o seu anel aparador, porém, existem algumas maneiras mais comuns de usar o acessório, podendo escolher aquele que melhor combina com o estilo de quem está usando.
O primeiro jeito é usar apenas um anel aparador, dessa forma a aliança será colocada primeiro e o aparador após ela, sendo esse o jeito ideal para quem deseja dar segurança para a aliança, caso tenha medo de perdê-la.
O segundo jeito é usar dois anéis aparadores e a aliança entre eles, desse jeito os acessórios se tornará ainda mais chamativo. Se esse for o jeito escolhido, o ideal é que a aliança seja mais básica, como as alianças lisas ou finas, para que os anéis aparadores não deixem o visual muito pesado.
Também é possível usar o aparador junto da aliança e do anel de noivado, esse é o jeito perfeito para quem quer manter o anel de noivado junto da aliança, pelo seu valor sentimental principalmente. Quando se escolhe usar o aparador dessa forma, o ideal é que todos os anéis combinem entre si.
A dica é sempre lembrar que o anel aparador é usado para destacar a aliança, portanto, deve ser escolhido conforme a mesma.
No geral, não existe apenas uma forma correta de usar o anel aparador, sendo a dica principal escolher o modelo que melhor combina com seu estilo e o usar como desejar, se preocupando sempre com o material que ele é feito para não ficar um visual carregado ou pouco elegante, mas, a forma correta é sempre a que mais agrada quem está o utilizando!
Quanto Custa Um Anel Aparador De Aliança?
O valor do anel aparador vai variar de acordo com o seu tamanho, material em que foi feito e também das pedras que foram utilizadas na joia. Quando o anel possui pedras, normalmente o seu preço será mais elevado que aqueles lisos.
Caso o orçamento para comprar um anel aparador seja baixo, o ideal é procurar aqueles que usam pedras menores, ou então, escolher um modelo liso e com outros detalhes, como os que são em formato de bolinhas.